Notícias Tudo o que sabemos do novo Cooper elétrico, o primeiro MINI produzido na China

Antevisão

Tudo o que sabemos do novo Cooper elétrico, o primeiro MINI produzido na China

O novo MINI Cooper EV ainda está a um ano de distância de ser revelado, mas já começaram a ser divulgadas as primeiras especificações.

MINI Cooper EV
© MINI

O novo MINI Cooper EV está cada vez mais próximo de ser revelado e depois de o já termos visto nos testes de inverno, ficámos a conhecer algumas das suas especificações.

Stefanie Wurst, a diretora executiva da MINI, em declarações à Autocar, começou por revelar que o novo Cooper EV será apresentado em maio de 2024.

MINI 3 Portas Elétrico traseira
O novo Cooper EV já anda em testes há algum tempo.

Isto significa que o novo MINI Cooper EV será revelado antes do novo MINI com motor de combustão interna, cuja revelação acontecerá uns meses mais tarde, em julho do mesmo ano.

A não perder Testámos o MINI 100% elétrico. Continua a ter os «genes» MINI?

Apenas três portas

Apesar de tudo indicar que os próximos MINI (combustão e elétrico) serão visualmente idênticos ou quase — a variante a combustão terá saídas de escape, óbvio —, a icónica silhueta irá esconder duas plataformas distintas.

O MINI Cooper EV vai estrear a Spotlight EV, uma nova plataforma específica para elétricos, resultado da parceria entre o Grupo BMW e a chinesa Great Wall. O MINI com motor de combustão assentará numa evolução da plataforma da geração atual.

Também ficámos a saber que o novo Cooper EV só se apresentará na carroçaria de três portas. O seu «irmão» a combustão continuará a estar disponível com a carroçaria de cinco portas.

Quanto à versão descapotável, que na atual geração traduziu-se uma série (muito) limitada, a MINI não descarta a possibilidade de a vir a lançar, desta vez como um membro pleno da gama.

Os números do Cooper EV

Ao contrário do atual, o novo MINI Cooper EV terá duas baterias à escolha. Uma de 40 kWh na versão de entrada (designada “E”) e outra de 54 kWh na versão de topo (“SE”) provavelmente a mesma que servirá o mais desportivo JCW que será lançado em 2025.

MINI 3 Portas Elétrico
© MINI Foto de família: o novo Cooper EV junto com os antecessores.

Isto traduz-se em 386 km de autonomia para a bateria mais pequena, uma melhoria significativa em relação ao Cooper SE em comercialização: 233 km a partir de 32,6 kWh (capacidade total). Não foi especificada a autonomia para a bateria maior, mas deverá duplicar a conseguida pelo atual Cooper SE.

Exclusivamente disponível com tração dianteira (como seria de esperar num MINI), o novo Cooper EV terá 135 kW (184 cv) na versão “E” e 160 kW (218 cv) na variante “SE”.

Por fim, Stefanie Wurst deixou uma promessa: o novo MINI Cooper EV não será totalmente silencioso.

Como já vimos na Abarth ou na própria BMW, também a MINI quer que os seus elétricos tenham uma «voz».

No caso do futuro Cooper EV não será apenas uma «voz». Esta irá alterar-se consoante o modo de condução escolhido. Ainda não a ouvimos, mas sabemos que não será desenvolvida pelo compositor Hans Zimmer, como acontece nos modelos da BMW.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Renault Twingo R.S.?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Pocket Rockets do séc. XXI. Os primeiros 10 anos foram assim