Notícias Ferrari «acelera a fundo» e confirma 4 novos modelos este ano

Novidades 2023

Ferrari «acelera a fundo» e confirma 4 novos modelos este ano

Entre todas as novidades da Ferrari este ano, a maior será o sucessor do 812 Superfast e está prometido continuar a usar o V12.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Mesmo na rarefeita estratosfera onde habita a Ferrari, prevê-se um ano intenso de atividade, com a marca de Maranello a prometer quatro novidades para este ano de 2023.

E já não estamos a contar com o inédito Purosangue que, apesar de ter sido revelado no final de 2022, só começará a chegar aos seus proprietários no segundo trimestre (abril-junho).

Há, no entanto, rumores que indicam que o Purosangue poderá receber este ano mais motorizações para lá do épico 6.5 V12 naturalmente aspirado que o equipa. Os candidatos mais óbvios? O V6 biturbo híbrido que já conhecemos do 296 GTB e o V8 biturbo híbrido que anima o SF90 Stradale. Qual será o escolhido? Ninguém sabe… ainda.

Ferrari Purosangue
© Ferrari Ferrari Purosangue

Quatro novidades… a primeira é conhecida amanhã

Colocando o Purosangue de parte, a primeira das quatro novidades da Ferrari para este ano de 2023 será revelada já… amanhã, dia 16 de março.

A marca italiana fez o anúncio nas suas redes sociais deixando um teaser que não deixa ver mais que um volante.

O que será? Bem, há duas possibilidades. Por um lado poderá ser o Roma Spider, a versão aberta do elegante Roma coupé. O novo modelo já tinha sido «apanhado» em fotos-espias o ano passado e sabemos que chega este ano.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

O Roma Spider não deverá diferenciar-se mecanicamente do coupé, ou seja, esperem ver por debaixo do capô o mesmo 3.9 V8 biturbo de 620 cv (ou uma evolução do mesmo). Só deixa algumas dúvidas sobre o destino do Portofino M, mecanicamente idêntico e também descapotável.

A outra possibilidade é bem mais exuberante e trata-se da versão mais hardcore do SF90 Stradale que está a ser chamada de Versione Speciale. Nos protótipos de desenvolvimento, destaca-se a aerodinâmica profundamente revista — reparem na asa traseira e no aparato dianteiro:

Fica por saber se a cadeia cinemática híbrida mantém os 1000 cv de potência máxima combinada, ou se veremos este valor subir ainda mais — apostamos que vai subir…

Sucessor do 812 Superfast

Além desses dois novos modelos, entre todas as novidades que a Ferrari vai mostrar em 2023, a maior seja mesmo o sucessor do 812 Superfast.

Ferrari 812 Competizione A, Ferrari 812 Competizione
© Ferrari Os Ferrari 812 Competizione e 812 Competizione A foram as derradeiras evoluções do 812 Superfast.

As boas notícias é que vai manter-se fiel ao V12, devendo fazer uso de uma evolução do motor F140, o 6.5 V12 naturalmente aspirado já usado pelo 812 Superfast, pelo evoluído 812 Competizione e também pelo Purosangue. A novidade maior poderá estar na adição de algum tipo de eletrificação ao V12 deste supercarro italiano.

Já o vimos em testes na estrada, ainda que sob a «carcaça esticada» de um Roma, e até já se deixou ouvir, com o doze cilindros em V a ecoar ferozmente no mítico circuito de Fiorano.

Ainda temos de esperar mais algum tempo para o conhecermos, pois só vai ser revelado lá mais para o final do ano.

E a quarta novidade da Ferrari?

Das quatro novidades prometidas pela Ferrari, a última é ainda um mistério — apenas podemos especular. Poderá ser um novo Icona Series? O SP3 Daytona foi o último desta linhagem muito especial a ser revelado, e isso já foi no final de 2021. Quem sabe se não veremos este ano um SP4.

Ferrari Daytona SP3
© Ferrari Ferrari SP3 Daytona, o mais recente membro da Icona Series.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Ferrari 365 GT4 BB?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fomos enganados. Afinal BB em Ferrari 365 GT4 BB não significa Berlinetta Boxer