Notícias 2023 é só o início. Os grandes planos da Alpine para o futuro

Novidades 2023

2023 é só o início. Os grandes planos da Alpine para o futuro

Estamos habituados a associar o crescimento das marcas a novos modelos. No caso da Alpine não será bem assim, pelo menos em 2023.

Alpine alpenglow de frente com três futuros Alpine ao fundo
© Alpine

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Quem a viu e quem a vê. A lendária marca francesa Alpine — que nas décadas de 60 e 70 brilhou nos ralis — renasceu em 2017 e agora vai entrar numa das fases mais importantes da sua história.

Um renascimento que, como bem sabemos, aconteceu com o seu modelo mais icónico de sempre: o A110, também conhecido por “Berlinette”.

Alpine A110 R
© Alpine Alpine A110 R.

Um desportivo que entra agora no seu sexto ano de vida e que, após a atualização de 2022, ganhou, não faz muito tempo, a sua versão mais radical de sempre: o A110 R. É (ainda) mais leve e mais eficaz aerodinamicamente (leia-se, tem mais downforce) que o A110 S.

A Razão Automóvel já «calçou as luvas» e pôde experimentá-lo em circuito. Brevemente vão poder vê-lo no nosso canal de YouTube. Até lá, fiquem a conhecê-lo em mais detalhe:

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Aposta forte na Alpine

Com o fim da divisão Renault Sport, tornou-se ainda mais clara a aposta de Luca de Meo, diretor executivo do Grupo Renault, na Alpine.

Em 2023 não veremos novos modelos Alpine nas estradas, mas veremos a marca mais presente que nunca. Como? Daqui em diante, é a Alpine que serve de inspiração às versões mais desportivas da Renault.

O novo Renault Austral foi o primeiro a receber versões Esprit Alpine (espírito Alpine), mas chegarão a muitos mais modelos da marca francesa.

leiam também Austral E-Tech Full Hybrid. Testámos o SUV que a Renault sabia que precisava

O início de algo (muito) maior

Os planos da marca, de 2024 em diante, impressionam até os mais desatentos. A Alpine anunciou em 2022 a maior ofensiva de produto da sua história. Uma ofensiva que obedecerá a este calendário:

Próximos lançamentos da Alpine
© Alpine

Já em 2024 teremos um novo modelo a fazer companhia ao Alpine A110. Trata-se de um utilitário compacto, 100% elétrico, baseado no novo Renault 5 elétrico.

Em 2025 a ofensiva continua, com mais um modelo. Desta vez um crossover desportivo, também 100% elétrico. No total, até 2028 a Alpine prevê lançar cinco novos modelos.

Se repararem na imagem que encima este artigo, podemos ter um vislumbre dos próximos três Alpine a serem lançados, acompanhados em primeiro plano pelo concept Alpenglow.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.