Notícias Concept EV9. O próximo elétrico da Kia é quase tão grande como um Range Rover

Salão de Los Angeles 2021

Concept EV9. O próximo elétrico da Kia é quase tão grande como um Range Rover

Revelado no Salão de Los Angeles, o Kia Concept EV9 dá-nos um vislumbre do próximo modelo elétrico da marca sul-coreana: um SUV de grandes dimensões.

Kia-Concept-EV9

A Kia vai lançar sete novos elétricos até 2026, que se juntarão ao EV6, e no Salão de Los Angeles vimos o próximo desses modelos ao vivo, sob a forma do Kia Concept EV9.

Baseado na plataforma E-GMP, a mesma que serve de base ao Kia EV6, o Concept EV9 antecipa o primeiro SUV exclusivamente elétrico da Kia e, muito provavelmente, o topo de gama da oferta elétrica da marca que está previsto chegar em 2024.

Com 4929 mm de comprimento, 1790 mm de altura e 2055 mm de largura, o protótipo da Kia apresenta dimensões próximas às do Range Rover, e também não fica muito longe do maior SUV da Kia, o Telluride, que conquistou o galardão de Carro Mundial do Ano 2020.

A NÃO PERDER: Novo KIA EV6 GT-Line (229 cv). Quais são os consumos reais?

Um vislumbre do futuro

No capítulo estético, e deixando de parte os habituais «excessos» dos protótipos, podemos ver a mais recente interpretação da filosofia de design da Kia, a “Opposites United”.

Começando pelo exterior, além das jantes de 22”, o maior destaque acaba por ser a reinterpretação da grelha “nariz de tigre” para a nova era elétrica. Assim foi possível reduzir as dimensões das entradas de ar dianteiras e usar a zona das condutas de ar do capô como painel solar. Ainda no exterior, os espelhos deram lugar a câmaras.

No interior este protótipo apresenta-se com um ecrã de 27” e, como seria de esperar, sem comandos físicos. Com portas traseiras de abertura invertida (aka «portas suicida»), o Concept EV9 faz da habitabilidade um dos seus maiores chamarizes, contando com três modos de interior que permitem diferentes posicionamentos para os bancos.

O “Active Mode” foi pensado para quando o Concept EV9 se encontra em movimento e coloca as três filas de bancos na posição habitual (a apontar para o sentido de tráfego). No “Pause Mode”, pensado para quando o SUV elétrico está parado, o habitáculo torna-se numa espécie de lounge, com a primeira fila a virar-se para trás e a segunda a transformar-se numa mesa.

A NÃO PERDER: EUA. Neste stand da Kia podem comprar superdesportivos e carros de luxo

Por fim, No “Enjoy Mode”, também pensado para quando não estamos em movimento, a porta da bagageira é aberta e a terceira fila de bancos vira-se para a rua, transformando o Concept EV9 em algo semelhante a um anfiteatro.

Kia Concept EV9
Os três “modos” do interior do protótipo da Kia.

O que já sabemos

Para já a Kia optou por revelar muito poucos dados técnicos acerca deste protótipo e do que será transposto para o correspondente modelo de produção. Contudo, uma vez que recorre à mesma plataforma do EV6, haverá partilha de componentes e tecnologias com crossover que já pudemos conduzir em Portugal.

Por exemplo, o futuro EV9 de produção herdará do EV6 a arquitetura de 800 V, que permite carregamentos mais rápidos. A Kia diz que o Concept EV9 incorpora a mais recente geração do sistema de carregamento ultrarrápido, sendo por isso de esperar que não demore mais que 30 minutos para recarregar a bateria entre os 10% e 80%.

Nem a capacidade da bateria nem a potência foram anunciados para o Concept EV9. Ainda assim, ao assentar sobre a E-GMP, sabemos que a bateria pode ir (por agora) até aos 77 kWh e a potência até aos 585 cv, como acontece no EV6 GT.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Kia XCeed PHEV?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Agora também como híbrido plug-in. Testámos o Kia XCeed PHEV