Notícias Adeus, Kia Rio? Fim da linha pode chegar este ano

Indústria

Adeus, Kia Rio? Fim da linha pode chegar este ano

O segmento dos utilitários continua a perder concorrentes. Agora é o Kia Rio que parece preparar-se para a reforma em deixar sucessor.

Kia Rio vista dianteira 3/4
© Kia

Não gostamos de apontar culpados, mas os «SUV da moda» poderão reclamar mais uma vítima em 2023: o Kia Rio. Os utilitários continuam a perder terreno para os SUV deste segmento.

Lançada em 2016 e alvo de um restyling em 2020, a quarta geração do Kia Rio deveria estar prestes a ser substituída. Contudo, os planos da Kia podem ter mudado.

Segundo a Autocar, após mais de 20 anos no mercado o Kia Rio vai deixar de ser comercializado na Europa, não deixando um sucessor direto. Desta forma, o representante da Kia no segmento dos utilitários passa a ser, exclusivamente, o Stonic um… crossover.

Kia Rio vista traseira 3/4
© Kia

Apesar desta decisão, em declarações à publicação britânica a Kia reforçou que “mantém a aposta nos segmentos A e B”, afastando a hipótese de «reformar» o Picanto.

A não perder O adeus ao Kia Stinger. Fim de produção chega com série especial

Uma questão de números

Na base da decisão da Kia terão estado as vendas do Kia Rio na Europa últimos anos. Uma análise rápida às vendas mostra-nos que em 2022 foram vendidas 32 506 unidades do Rio na Europa.

Este valor representa uma quebra de 9% face a 2021 e está longe das vendas alcançadas pelos utilitários mais vendidos no “Velho Continente” como os Citroën C3, Opel Corsa, Dacia Sandero ou Peugeot 208.

O fim do Kia Rio é apenas mais um «episódio» da razia substancial a que temos assistido nos últimos anos nos segmentos de mercado mais acessíveis (citadinos e utilitários).

Recorde-se que até o Ford Fiesta, um dos utilitários mais icónicos do mercado, não resistiu ao sucesso dos SUV/Crossover e prepara-se para desaparecer em 2023 sem deixar sucessor.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Ford Fiesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada é eterno. Recordamos quase 50 anos de história do Ford Fiesta