Notícias Falta um dia para conhecermos o Volkswagen elétrico de menos de 25 mil euros

Antevisão

Falta um dia para conhecermos o Volkswagen elétrico de menos de 25 mil euros

Um 100% elétrico acessível da Volkswagen que todos podem comprar — ou almejar. O nome ainda não é conhecido, mas será seguramente um ID.

Volkswagen EV Teaser
© Vollkswagen

Anotem nas vossas agendas: amanhã, dia 15 de março pelas 18:00 temos encontro marcado aqui na Razão Automóvel para a revelação daquele que será o Volkswagen elétrico mais acessível. A marca do «carro do povo» vai apresentar o membro mais pequeno da família ID.

A expectativa é alta. Não se trata apenas de mais um modelo na gama do construtor alemão — bem pelo contrário. Trata-se de um modelo que definirá de forma determinante o futuro da Volkswagen. Ainda não sabemos qual será o nome deste novo modelo, mas fazem-se apostas: ID.2 e ID. Golf são duas das hipóteses mais vezes repetidas.

Um modelo que traz consigo uma importante promessa: custos de aquisição controlados. Há uns anos chegou a ser anunciado como o Volkswagen elétrico dos 20 mil euros, mas Thomas Schäfer, o diretor executivo da marca alemã, já teve de «corrigir» esse valor para um preço abaixo dos 25 mil euros.

Uma correção que reflete o contexto atual: o custo das matérias-primas e energia continua em alta, e o preço do kWh subiu, pela primeira vez em mais de uma década em 2022, e deverá subir mais uma vez este ano.

Um elétrico barato

Mesmo assim, este novo elétrico será significativamente mais barato que o ID.3 — arranca nos 44 mil euros em Portugal —, e para conseguir isso, a Volkswagen deu a este «elétrico do povo» novos argumentos.

A mais importante é a plataforma onde vai assentar. O novo elétrico da Volkswagen vai estrear uma variante mais acessível da MEB, que foi antecipada pelo concept ID. Life, no Salão de Munique de 2020, e, que na altura, foi chamada de MEB Small.

Volkswagen ID. Life MEB
O Volkswagen ID. Life antecipou a nova variante da plataforma MEB para os elétricos de baixo custo.

Não sabemos todos os detalhes sobre onde se conseguiu tirar custo à MEB, mas há um que é bem visível: a perda do eixo traseiro com suspensão independente em detrimento de um mais simples e barato eixo semi-rígido.

O que traz também implicações sobre as configurações possíveis para os elétricos que usufruirão desta base. Só será possível colocar apenas um motor na dianteira e o eixo motriz será sempre o dianteiro. Os outros MEB podem assumir duas configurações: ou tração traseira com motor traseiro ou tração integral, com dois motores (um por eixo).

Por isso, o ID.2 ou ID. Golf será o primeiro elétrico de base MEB com tração dianteira.

Para controlar o preço final também é de esperar que, pelo menos a versão mais acessível deste modelo, venha com uma bateria modesta em capacidade. O ID.3 chegou a ter, por exemplo, uma de 45 kWh, e não espantaria se o futuro ID.2/ID. Golf fizesse uso de uma de capacidade similar.

Design distinto do ID. Life

O design final do protótipo também será diferente do que vimos do ID. Life, que nos deu as primeiras pistas sobre o Volkswagen elétrico por menos de 25 mil euros.

A receção interna ao ID. Life consta que não foi a mais entusiasmante — aparentemente foi uma das razões que levou Thomas Schäfer a nomear um novo chefe de design, Andreas Mindt, que tomou o lugar de Jozef Kabaň. 

O design daquele que será o elétrico mais barato da Volkswagen seguirá outro rumo, que foi antecipado há quase um ano por um esboço — que ilustra o início deste artigo. E mostra algo muito diferente do ID. Life: para trás ficaram as formas mais «quadradas», substituídas por outras mais arredondadas e fluídas.

O protótipo do elétrico mais acessível da Volkswagen será mostrado a 15 de março pelas 18h00 — visitem a Razão Automóvel que o revelaremos às… 18h01 —, mas o modelo de produção vai demorar ainda a chegar. A comercialização deverá acontecer apenas em 2025.