Notícias Hyundai SEVEN. Este é o concept que antecipa o SUV elétrico IONIQ 7

Salão de Los Angeles 2021

Hyundai SEVEN. Este é o concept que antecipa o SUV elétrico IONIQ 7

O Hyundai SEVEN é um SUV elétrico de grandes dimensões que antecipa o futuro IONIQ 7 que deveremos conhecer em 2024.

Hyundai SEVEN
@ Press Inform / Razão Automóvel
Ver vídeo

No Salão de Los Angeles, pudemos ver ao vivo o concept Hyundai SEVEN que antecipa o IONIQ 7, o terceiro modelo da família de elétricos da marca sul-coreana, após o 45 (2019) ter antecipado com fidelidade o IONIQ 5 e o Prophecy (2020) ter-nos preparado para o IONIQ 6, ainda por revelar.

O SEVEN assume a forma de um SUV de grandes dimensões — foi anunciada apenas a distância entre eixos que se alonga por generosos 3,2 m, maior do que, por exemplo, a distância entre eixos de um Audi A8 L —, ou nas palavras da Hyundai, um SUEV, o mesmo que Sport Utility Electric Vehicle.

Tal como os outros modelos mencionados, também o SEVEN é 100% elétrico, assentando sobre a mesma plataforma dedicada para veículos elétricos do Hyundai Motor Group, a E-GMP.

VEJAM TAMBÉM: Concept EV9. O próximo elétrico da Kia é quase tão grande como um Range Rover

SUV futurista

O design do concept destaca-se pela sua depuração visual e linhas aerodinamicamente otimizadas, demarcando-se claramente da «carta de amor» a Giugiaro e à década de 70 que foi o 45, e da inspiração streamlining da década de 30 que foi o Prophecy.

O SEVEN é, talvez, o mais contemporâneo e até progressista dos três, não evocando eras passadas do design automóvel e traz com ele novas proporções, que se afastam das de um SUV convencional a combustão. A unir os três modelos visualmente temos a original assinatura luminosa, formada por «pixéis», denominada Parametric Pixel.

Sem necessidade de ter um motor de combustão à frente, o capô é mais curto, a distância entre eixos maior e as projeções para lá dos eixos menores. Também é de notar a maior inclinação dos pilares dianteiros que o habitual neste tipo de veículos.

Sendo um concept, o SEVEN também «brinca» com a forma como acedemos ao habitáculo: do lado do condutor temos apenas uma porta, enquanto do lado do passageiro há duas portas, com a traseira a ter uma abertura invertida, o que combinado com a ausência do pilar B, permite um acesso amplo.

Hyundai SEVEN

“O SEVEN ousa romper com o caminho tradicional. O SEVEN abre o caminho do que um SUV precisa de se tornar na era EV, com uma forma aerodinâmica pura e única, que não compromete a sua personalidade robusta. O interior abre uma nova dimensão de espaço que cuida do seu passageiro como um espaço de vida familiar.”

SangYup Lee, Vice-Presidente Sénior e Chefe do Hyundai Global Design

Interior imaginado para um futuro autónomo

Se o exterior do Hyundai SEVEN, apesar de estilizado, nos dá uma visão aproximada do que esperar do IONIQ 7 de produção, previsto para 2024, o interior, por outro lado, aponta claramente para um futuro mais distante no tempo.

VEJAM TAMBÉM: Hyundai NEXO (hidrogénio) atinge as 1000 unidades vendidas na Europa

Um futuro onde a condução autónoma será uma realidade, dando mais liberdade à configuração do habitáculo, que evolui para algo mais semelhante a um lounge ou a uma sala de estar. É por isso que temos duas poltronas capazes de girar e um banco traseiro que se assemelha mais ao sofá de casa.

Hyundai SEVEN

A iluminação ambiente ganha destaque neste cenário: seja pelo teto, onde também reside um ecrã OLED gigante, uma espécie de teto panorâmico virtual; e também pelas portas laterais.

São vários os espaços de arrumação, como gavetas ou um espaço específico para arrumar os sapatos, e nem sequer falta um mini-frigorífico.

Hyundai SEVEN
A aposta na sustentabilidade também se vê nos materiais usados no interior, renováveis e reciclados: gesso mineral, madeira bambu, cobre, tecido higienicamente tratado com funções antibacteriana e resinas biológicas. A pintura exterior é também de origem biológica.

Ao apostar na condução autónoma não existem comandos tradicionais de controlo do veículo, como um volante ou pedais, com o banco ou poltrona do condutor a esconder um manípulo retrátil similar a um joystick para quando for necessário conduzir.

VEJAM TAMBÉM: Testámos o Hyundai Kauai N. O que vale o primeiro N em formato SUV?

Por fim, tendo em conta o impacto que a pandemia do Covid-19 teve e continua a ter no mundo, o Hyundai SEVEN vem equipado com sistemas de higienização, como o Hygiene Airflow System e o UVC Sterilization.

Hyundai SEVEN

O Hygiene Airflow inspira-se no fluxo de gestão de ar de aviões de passageiros, que consegue reduzir a contaminação cruzada entre os passageiros e isolar o fluxo de ar entre os ocupantes dianteiros e traseiros.

O UVC Sterilization, por outro lado, é um sistema de esterilização por raios ultravioleta. Esta é ativada assim que os ocupantes saem do veículo, todos os compartimentos são automaticamente abertos, assim como o manípulo de controlo, e de seguida são ligadas lâmpadas ultravioleta de desinfeção que ajudam a limpar o espaço de bactérias e vírus.