Notícias Hyundai RN22e mostra o que esperar do futuro IONIQ 6 N

Apresentação

Hyundai RN22e mostra o que esperar do futuro IONIQ 6 N

Mais potente que um Porsche 911 Turbo, o Hyundai RN22e antecipa a versão desportiva do novíssimo Hyundai IONIQ 6.

Com a chegada do IONIQ 5 N prometida para 2023, a marca sul-coreana já está a trabalhar na variante desportiva do IONIQ 6 e o Hyundai RN22e é a prova disso mesmo.

Tal como o N Vision 74, revelado em simultâneo, também este RN22e é descrito como um «laboratório sobre rodas», sendo o primeiro do género a basear-se na plataforma E-GMP.

Visualmente, a proximidade ao IONIQ 6 recentemente revelado é evidente, diferenciando-se pelos «obrigatórios» apêndices aerodinâmicos e a pintura no azul típico das propostas da divisão N da Hyundai.

VEJAM TAMBÉM: Hyundai IONIQ 5 “Martini Racing” quase que passa por um novo Lancia Delta

Totalmente elétrico

Ao contrário do que acontece com o Hyundai N Vision 74, o Hyundai RN22e adota uma solução mais convencional, sendo um elétrico «comum» alimentado por uma bateria de iões de lítio.

Esta apresenta-se com 77,4 kWh de capacidade, é capaz de suportar carregamentos múltiplos ultrarrápidos de 400 V e 800 V e bastam-lhe 18 minutos para a carga da bateria ir dos 10% aos 80%.

Esta bateria tem como função alimentar dois motores elétricos, um por eixo, que oferecem uma potência máxima combinada de 585 cv (430 kW) e um binário combinado de 740 Nm, números que permitem a este protótipo ultrapassar os 250 km/h de velocidade máxima.

Silencioso? Nem por isso

De acordo com a Hyundai, durante o desenvolvimento do RN22e foi dada especial atenção ao sistema de travagem e refrigeração, tudo para melhorar o desempenho deste protótipo em circuito.

No campo da travagem a marca sul-coreana dotou o RN22e com discos de 400 mm e pinças de quatro pistões. Ao mesmo tempo, a Hyundai planeia usar o RN22e para estudar o aperfeiçoamento do sistema de travagem regenerativa para que este beneficie o desempenho dinâmico.

Hyundai RN22e

Por falar na dinâmica, a Hyundai «gaba-se» de ter dotado o RN22e de um sistema de vetorização de binário que funciona através de uma embraiagem dupla. Contudo, por agora, não detalhou o funcionamento deste sistema.

O que revelou foi o sistema “N Sound+” que recorre a colunas no interior e no exterior para tornar o RN22e um pouco mais «barulhento». Além disso, a Hyundai criou ainda um sistema que simula as mudanças de relação típicas dos modelos com caixa de velocidades.

Apesar de ser um «laboratório sobre rodas», a verdade é que o Hyundai RN22e deverá dar origem a um modelo de produção, o futuro Hyundai IONIQ 6 N.

Até lá, enquanto esperamos, tanto o RN22e como o N Vision 74 são os protagonistas deste pequeno filme oficial:

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Hyundai Kauai N?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Hyundai Kauai N. O que vale o primeiro N em formato SUV?