Notícias «Apanhámos» o novo Volkswagen Tiguan. Tudo o que já sabemos

Fotos-espia

«Apanhámos» o novo Volkswagen Tiguan. Tudo o que já sabemos

Os testes de inverno correm a «todo o vapor» na indústria e o último a ser «apanhado» foi o novo Volkswagen Tiguan. O que podemos esperar?

Volkswagen Tiguan fotos-espia vista dianteira 3/4
© Razão Automóvel

O Volkswagen Tiguan, best seller da marca e «peso-pesado» do segmento, prepara-se para conhecer uma nova geração e nós já o vimos em testes.

Como é habitual nos protótipos de testes da Volkswagen, a camuflagem disfarça muito bem os detalhes do futuro Tiguan. Aliás, à primeira vista, estes protótipos até parecem a atual geração do SUV alemão.

Contudo, uma observação mais atenta permite antecipar várias diferenças para a atual. Na dianteira destaca-se a grelha inferior que se prolonga a toda a largura. Já na traseira a camuflagem não deixa ver muitos detalhes, como o das óticas, mas uma coisa é certa: as saídas de escape deste protótipo são falsas.

A NÃO PERDER: GTI e R fazem parte do futuro elétrico da Volkswagen

A camuflagem também não consegue disfarçar totalmente as linhas e vincos da carroçaria, que fazem o novo Tiguan parecer maior que o atual.

Quanto ao interior é de esperar um visual bem mais moderno e inspirado no novo Golf ou no ID.4. Ou seja, menos comandos físicos e um ecrã central a assumir protagonismo.

E mais?

A próxima geração do SUV alemão assentará sobre a MQB Evo, a evolução da plataforma atual e já usada por modelos como o Golf.

Por isso, é previsível que vá partilhar com a maioria das motorizações mild-hybrid a gasolina e gasóleo e, sobretudo, as motorizações híbridas plug-in.

Uma variante elétrica é possível, mas menos provável, tendo em conta que a Volkswagen já tem o ID.4 em comercialização. Contudo, há rumores que indicam que poderemos vir a ter um ID. Tiguan tão cedo como 2025, assente sobre a MEB (a mesma base do ID.4), da mesma forma que teremos um ID. Golf.

Oficialmente, a Volkswagen não avançou ainda com quaisquer detalhes acerca do futuro Tiguan, nem com uma data concreta da revelação do modelo.

O facto de estarmos a ver vários protótipos de teste na rua poderá indicar que o SUV alemão possa ser revelado mais cedo que tarde. Prevê-se que a sua revelação aconteça durante o primeiro semestre de 2023, com a comercialização a arrancar algures no segundo semestre.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”