Notícias Revuelto. As imagens do primeiro supercarro híbrido da Lamborghini

Apresentação

Revuelto. As imagens do primeiro supercarro híbrido da Lamborghini

O Lamborghini Revuelto é o primeiro híbrido plug-in da marca, o seu modelo mais potente de sempre e o muito aguardado sucessor do Aventador.

Lamborghini Revuelto dianteira
© Lamborghini

Até agora conhecido pelo nome de código LB744, o Lamborghini Revuelto acaba de ser revelado e uma coisa é certa: o seu visual condiz com os números impressionantes já antes revelados.

Sucessor do Aventador, o Revuelto assenta numa nova monocoque em fibra de carbono que, pela primeira vez, conta com uma estrutura dianteira igualmente em fibra de carbono — costumam ser, por defeito, em alumínio.

Lamborghini Revuelto lateral
© Lamborghini

Quanto ao seu visual, é verdade que uma imagem vale mais do que mil palavras, mas não podemos deixar de lhe dedicar algumas linhas.

A não perder: Lamborghini criou listas de reprodução no Spotify. Descubram porquê

Uma nova linguagem visual

Apesar de manter um visual «rebelde» típico dos Lamborghini, o Revuelto inaugura uma nova linguagem visual na marca italiana, com as estruturas em “Y” a assumirem-se como o tema principal.

Segundo a Lamborghini, o uso de estruturas em “Y” é uma referência à atual indústria aeroespacial e, verdade seja dita, não é difícil encontrar semelhanças entre o Revuelto e os caça mais modernos.

Esta inspiração no mundo da aeronáutica parece ter reflexo no desempenho aerodinâmico. A Lamborghini diz que que a aerodinâmica do Revuelto é 61% mais eficaz que a do Aventador Ultimae e produz 66% mais downforce (força descendente).

Ecrãs por todo o lado

Quanto ao interior — ao qual continuamos a aceder através de portas “em tesoura” como no Countach — o “Y” continua a ser o principal motivo visual, mas são os ecrãs que mais se destacam.

Em frente ao condutor e a cumprir a função de painel de instrumentos, encontramos um ecrã com 12,3”. Ao centro temos outro com 8,4” e, em estreia na marca, há um ecrã adicional com 9,1″ em frente ao passageiro.

O mais interessante é que a informação que surge nos ecrãs pode ser transferida entre eles, sendo possível o usar o ecrã do passageiro para controlar a climatização ou a navegação.

Desta forma, o passageiro torna-se num… co-piloto, precisamente a designação usada pela Lamborghini para o descrever.

Os números do Revuelto

Apesar de já serem conhecidos há algum tempo, os números do Lamborghini Revuelto continuam a impressionar. E, como já se sabia, apesar de ser o primeiro supercarro híbrido plug-in da marca de Sant’Agata Bolognese — conta com três motores elétricos —, continua ainda a residir um épico V12 naturalmente aspirado por detrás dos ocupantes.

Lamborghini Revuelto compartimento do motor
© Lamborghini O V12 continua a ser sinónimo de Lamborghini.

Tudo isto permite-lhe debitar uma potência máxima combinada de 1015 cv, um valor que faz dele o Lamborghini mais potente da história. Já as suas restantes características técnicas, como as relativas ao sistema híbrido plug-in, podem ser consultadas no artigo abaixo:

Ficámos também a saber que conta com um total de 13 modos de condução e também o quão rápido é. O Lamborghini Revuelto tem performances dignas de um supercarro: os 0 aos 100 km/h cumprem-se em 2,5s; os 200 km/h são alcançados em menos de 7s e a velocidade máxima é superior a 350 km/h.

As encomendas já estão abertas e a Lamborghini diz que os dois primeiros anos de produção do Revuelto já estão alocados. Ainda não foram anunciados preços.

Sabe esta resposta?
Como se chamava o primeiro automóvel da Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini