Notícias Afinal havia mais. Lamborghini Autentica e Invencible marcam o fim do V12 «puro»

Apresentação

Afinal havia mais. Lamborghini Autentica e Invencible marcam o fim do V12 «puro»

Afinal, o Aventador Ultimae não foi o último Lamborghini com um V12 sem eletrificação. Esse papel cabe aos Lamborghini Autentica e Invencible.

Lamborghini Invencible vista dianteira 3/4
© Lamborghini

A Lamborghini está a poucas semanas de revelar o seu primeiro supercarro híbrido, mas antes deu a conhecer os Lamborghini Autentica e Invencible, um roadster e um coupé únicos.

Com estes dois one-off, a Lamborghini despede-se do motor V12 no seu estado mais puro (sem qualquer tipo de eletrificação). Ao mesmo tempo, mostra-nos que, afinal, o Aventador Ultimae não foi o último Lamborghini com um V12 sem eletrificação.

Segundo Stephan Winkelmann, o diretor executivo da marca, estes dois exemplares únicos “são a forma da Lamborghini celebrar o V12 naturalmente aspirado e representam a excelência da marca e o seu foco na personalização”.

Relacionado McLaren e V12 Lamborghini. “McLambo”, o F1 com que Senna queria correr

Inspirados no passado

Criados pelo Lamborghini Centro Stile, os Lamborghini Autentica e Invencible partilham a monocoque em fibra de carbono com o Aventador, à qual juntam depois uma carroçaria em carbono.

Visualmente, o Autentica e o Invencible não escondem a inspiração noutras criações exclusivas da marca de Sant’Agata Bolognese como o Sesto Elemento, o Reventón ou o Veneno.

Por exemplo, o capô que cobre o motor V12 recorda-nos o do Essenza SCV12 enquanto as suas entradas de ar se assemelham às usadas pelo Sesto Elemento. As formas hexagonais que já são «imagem de marca» da Lamborghini também estão presentes nestas duas criações únicas.

Relacionado Lamborghini Countach Turbo: o pecador de Sant’Agata Bolognese

Que motor usam os Lamborghini Autentica e Invencible?

A animar os Lamborghini Autentica e Invencible encontramos um V12 naturalmente aspirado com 6,5 l de capacidade que debita 780 cv e 720 Nm às 6750 rpm.

Associado a uma caixa automática de sete relações, este propulsor envia o binário às quatro rodas. Há ainda a destacar o facto de os Lamborghini Autentica e Invencible contarem com o sistema “Lamborghini Dynamic Steering” que lhes oferece quatro rodas direcionais.

Apesar de ter revelado estes dois exemplares únicos, a Lamborghini não revelou o seu preço.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro automóvel da Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini