Notícias Novo Aceman. Tudo sobre o “irmão do meio” da família MINI

Salão de Pequim 2024

Novo Aceman. Tudo sobre o “irmão do meio” da família MINI

A MINI estreou o novo Aceman no Salão de Pequim. O crossover exclusivamente elétrico tem lançamento previsto para o próximo outono.

MINI ACeman, frente 3/4
© Mini

A surpresa de um novo MINI como que foi atenuada pelo facto do MIIT (Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China) ter revelado a versão final de produção do Aceman há pouco mais de um mês.

Agora é oficial. O novo crossover elétrico… e apenas elétrico e é uma espécie de «irmão do meio» da família MINI, entalado entre o novo (e bem maior) Countryman e o novo (e mais engraçado) Cooper.

As suas dimensões — pouco mais de quatro metros de comprimento — colocam-no ao nível de muitos utilitários (segmento B), o que nos diz muito sobre o seu posicionamento.

No exterior, o Aceman faz definitivamente parte da família MINI, ainda que seja caracterizado por um estilo mais angular que o aproxima do Countryman.

Mais espaço

No interior, o design é similar ao que já vimos nos mais recentes MINI, onde se destaca o único ecrã central OLED circular com 240 mm de diâmetro, controlado por toque ou voz.

O ecrã central serve de painel de instrumentos — com oito opções de layout disponíveis, mais uma individual e personalizável —, e permite gerir os widgets de navegação, media, telefone, ar condicionado, entre outros.

Para além disto, o posicionamento das funções principais — travão de estacionamento, chave start/stop, controlo de volume, etc. — estão posicionados imediatamente abaixo do ecrã central, através de uma barra com comandos físicos, o que permite ganhar espaço de arrumação na consola central para a plataforma de carregamento de smartphone sem fios (opcional).

O novo MINI Aceman recorre a uma variante alongada da plataforma que serve o novo Cooper elétrico e, por isso, oferece mais espaço que este. Tem espaço para cinco ocupantes e a bagageira chega aos 300 l, que podem chegar aos 1500 l.

Realce ainda para a oferta de equipamentos de segurança ativa, que podem ser complementados com o pacote Driving Assistant Plus, com assistente de via de rodagem e um apoio de direção adicional, para um maior controlo do veículo.

Duas motorizações

Como já se suspeitava o Aceman vai ser lançado com duas motorizações, herdadas do Cooper elétrico. Na base temos o Aceman E, equipado com um motor elétrico dianteiro de 135 kW (184 cv) e 290 Nm. A bateria tem uma capacidade 42,5 kWh, o que lhe permite uma autonomia de até 310 km (WLTP). Para além disto, atinge uma velocidade máxima de 160 km/h, e atinge os 0 aos 100 km/h em 7,9s.

© Mini A potência máximo de carregamento é de 75 kW para o Aceman E e de 95 kW para o Aceman SE. Neste caso, permite carregar dos 10% aos 80% em menos de 30 minutos.

A versão mais potente, o Aceman SE, também tem apenas um motor elétrico, mas com 160 kW (218 cv) e 330 Nm, acompanhado por uma bateria com uma capacidade de 54,2 kWh, declarando até 406 km (WLTP). A velocidade máxima é limitada a 170 km/h, e chega dos 0 aos 100 km/h em 7,1s.

Quatro versões

O novo MINI Aceman chegará ao mercado em quatro versões: Essential, Classic, Favoured e JCW.

Enquanto as primeiras três versões se destacam por pacotes distintos de aparência, jogando com combinações de cores entre carroçaria, tejadilho e retrovisores, e outros acabamentos específicos, a JCW destaca-se por ter partes únicas, como os para-choques dianteiro e traseiro, para alcançar o aspeto mais desportivo desejado.

Para quando?

A chegada ao mercado do MINI Aceman está prevista para o outono deste ano. Os preços ainda não foram divulgados.

MINI Aceman, MINI Cooper e MINI Countryman
© MINI A nova «família» MINI: Cooper, Aceman e Countryman

A produção vai arrancar na fábrica da Great Wall Motors (parceira chinesa do Grupo BMW), na China, mas a partir de 2026 será também produzido na fábrica da MINI, no Reino Unido.

Sabe esta resposta?
Durante quantos anos foi produzido o MINI Clubman?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O último MINI Clubman já saiu da linha de produção. E agora?