Notícias Volvo Portugal teve 2023 “histórico”. Os números no nosso país

Indústria

Volvo Portugal teve 2023 “histórico”. Os números no nosso país

A Volvo não parece mostrar sinais de abrandamento, tendo terminado 2023 com resultados recorde a nível mundial e nacional.

O ano que passou revelou-se especial para a Volvo Cars, tendo atingindo alguns dos seus melhores marcos a nível nacional, mas também a nível mundial.

Em 2023 a Volvo matriculou em Portugal 5118 unidades, o que lhe garantiu uma quota de mercado de 2,56%. Este número de unidades vendidas, representa um aumento de 42% face ao período homólogo, tendo sido o segundo melhor resultado de sempre da marca sueca no nosso país. São números que colocam as vendas da Volvo perto dos níveis de pré-pandemia.

O ano que passou foi, segundo os responsáveis da Volvo Portugal, o melhor em termos de rentabilidade por unidade vendida.

Volvo C40 Recharge

A Volvo «tem de agradecer» estes resultados aos modelos Volvo XC40, XC60 e C40, os modelos mais vendidos em Portugal. Sendo que o primeiro representa 56% das vendas totais.

Elétricos crescem em vendas e rentabilidade

A popularidade da gama de modelos eletrificados da marca sueca continua a crescer, com 82% dos modelos vendidos a serem mild-hybrid, híbridos plug-in ou 100% elétricos. Estes últimos, os 100% elétricos, cresceram em vendas e já representam 26% do total de modelos vendidos. No mês de dezembro 60% dos automóveis vendidos pela Volvo foram 100% elétricos.

A rentabilidade nos 100% elétricos é um tema quente e a maioria dos construtores evita revelar números. No entanto, a Volvo aproveitou o arranque do ano para divulgar a margem que tem nestes modelos. Depois de um período conturbado devido à situação geopolítica (que teve efeitos nas cadeias de abastecimento, preço das matérias-primas, etc) no último trimestre de 2023 a margem bruta chegou aos 13%, nos 100% elétricos da marca.

A caminho de um recorde de vendas em Portugal

No final de 2023, a marca sueca apresentou o modelo EX30, que a Razão Automóvel teve a oportunidade de experimentar e que tem também feito «furor», sendo o modelo com o maior volume de pré-encomendas de sempre da marca a nível nacional.

Impulsionadas pelo novo Volvo EX30, as vendas da marca no nosso país deverão bater um recorde absoluto em 2024. Já a quota de elétricos nas vendas, também devido a este novo modelo, deverá crescer substancialmente.

Os 100% elétricos oferecem mais performance e menos custos de utilização e manutenção, do que os carros com motor a combustão interna.

Susanne Hägglund, Diretora-Geral Volvo Portugal.

É importante que o leitor saiba que nos dados apresentados de 2023, o Volvo EX30 não contribuiu em vendas, dado que só a partir de janeiro deste ano é que o modelo começa a contar para os números.

© Volvo O EX30 promete ser a “galinha dos ovos de ouro” da Volvo já em 2024.

Os elétricos XC40 e C40 também viram a sua autonomia aumentar para os 572 km, o que os deverá manter no ativo com boa performance de vendas.

Fique a conhecer o Volvo EX30 neste primeiro teste em vídeo:

O ano de 2023 ficou também marcado pelo anunciou de que a Volvo deixaria de produzir modelos Diesel. O último modelo equipado com um motor Diesel da Volvo, vai sair este ano das linhas de produção da marca.

No verão começam a ser entregues as primeiras unidades do EX90, o topo de gama sueco 100% elétrico, com sete lugares. Será o quarto modelo disponível apenas como elétrico na gama Volvo.

Recordes também a nível global

Porém, a marca sueca não teve um bom ano apenas em Portugal. A nível mundial, a marca liderada por Jim Rowan alcançou “marcos históricos” tendo atingindo um recorde de vendas com 708 716 unidades, mais 15% do que em 2022.

Saiba mais: Volvo bate recorde de vendas mundial. Rumo aos 100% elétricos

Em 2024, a Volvo espera superar estes resultados. A perspectiva de crescimento é de dois dígitos este ano no mercado nacional. A marca reforçou, num evento de apresentação de resultados, que continuará focada em implementar a sua estratégia de eletrificação — produzir apenas carros 100% elétricos a partir de 2030.

Sabe esta resposta?
Quantos sensores ultrassónicos tem o Volvo EX90?