Notícias O Ferrari F50 está cheio de «segredos»: nem falta uma lanterna como nos Skoda

Arranque a Frio

O Ferrari F50 está cheio de «segredos»: nem falta uma lanterna como nos Skoda

Quem diria que um supercarro como o Ferrari F50 podia trazer uma lanterna como um Skoda? Este e outros «segredos» num vídeo a não perder.

Ferrari F50 de frente
© DK Engineering TV

O F50 é, talvez, o menos amado da linhagem de supercarros especiais da Ferrari. Afinal, teve a missão ingrata de suceder ao lendário F40 e quando o vimos em 1995, deixou muitos fãs e clientes de pé atrás.

Sobretudo devido à sua aparência típica da época: arredondada e suave. Longe do «brutalismo» do F40 e sem conseguir expressar visualmente toda a performance, excelência mecânica e virtuosismo dinâmico que o caracterizava.

A verdade é que o F50, à imagem do antecessor, era o mais próximo que podíamos ter de um carro de corridas homologado para andar na estrada.

Não só pelo seu V12 derivar diretamente do V12 do Ferrari 640 de Fórmula 1 (1990), como por usar uma monocoque em fibra de carbono (o primeiro Ferrari de estrada a fazê-lo) à qual era aparafusado solidamente o motor; e por ter uma suspensão traseira do tipo pushrod ancorada na carcaça da caixa de velocidades (manual de seis velocidades).

Ferrari F50 de traseira com cobertura aberta.
© DK Engineering TV

A DK Engineering TV dá-nos a conhecer esta máquina fascinante e muitos dos seus detalhes e «segredos»: desde o de trazer uma luz que é também uma lanterna — como nos Skoda — até aos múltiplos espaços para guardar pequenas malas… feitas à medida.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Que motor equipava o Ferrari F40?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferrari F40. Três décadas a apaixonar (e intimidar)
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferrari F40. Três décadas a apaixonar (e intimidar)