Crónicas Estes modelos de produção que todos conhecemos «nasceram» no Gran Turismo

Videojogos

Estes modelos de produção que todos conhecemos «nasceram» no Gran Turismo

Com o filme a chegar aos cinemas, reunimos uma lista com modelos que começaram a «carreira» como protótipos no universo Gran Turismo.

Bugatti Vision Gran Turismo
© Gran Turismo

Há muito que a saga Gran Turismo conquistou um lugar na história dos videojogos. Mesmo não sendo um título unânime e caindo algumas vezes nas discussões entre “consolas vs pc” e “PlayStation vs Xbox”, poucos são os petrolhead que não o apontam como «material de culto».

Falar do Gran Turismo é sempre apetecível e, acima de tudo, apropriado. Afinal é um jogo onde se «respira» cultura automóvel. Esta semana ainda é mais: estreou esta quinta-feira (10 de agosto) nos cinemas o filme da saga, cujo enredo é baseado numa história verídica da GT Academy.

Graças a essa série, muitos pilotos digitais já deram o salto para as pistas reais. O português Miguel Faísca, que venceu a edição europeia da GT Academy em 2013, é um excelente exemplo disso e foi o convidado do episódio mais recente do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel, :

Por tudo isto, é redutor olhar para ele como um mero videojogo, até porque ele tem um papel bem mais ativo na indústria automóvel do que muitos podem pensar.

Basta olhar para muitos dos protótipos Vision Gran Turismo (Vision GT), que foram criados para o mundo digital e que alguns deles acabaram por antecipar modelos de produção.

A NÃO PERDER: Demasiado viciado no Gran Turismo e (quase) sem conduzir

Na lista abaixo escolhemos nove modelos que começaram a sua «carreira» no Gran Turismo e acabaram nas estradas.

McLaren Ultimate Vision Gran Turismo (McLaren Solus GT)

Olham para o McLaren Ultimate Vision Gran Turismo é vêem uma cara familiar? É natural. Este protótipo, criado em 2017 para o Gran Turismo Sport, deu origem ao McLaren Solus GT, um monolugar para circuito que a McLaren apresentou em 2022 e que custa qualquer coisa como 3,5 milhões de euros.

Desenhado a pensar no ano 2030 e desvendando soluções futuristas, o McLaren Ultimate Vision Gran Turismo equipava um motor 4.0 V8 biturbo que em conjunto com dois motores elétricos produzia 1150 cv de potência máxima combinada.

Porém, para o Solus GT de produção (limitado a apenas 25 unidades), a McLaren optou por recorrer a um motor V10 naturalmente aspirado, com 5,2 litros, que produz 840 cv de potência e é capaz de «gritar» até às 10 000 rpm. E ao contrário do protótipo Vision GT, não tem qualquer ajuda elétrica.

Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo (Fittipaldi EF7)

O EF7 Vision Gran Turismo foi o primeiro carro lançado pela Fittipaldi Motors, construtora criada por Emerson Fittipaldi, antigo campeão de F1 e duas vezes vencedor de Indianapolis 500. A sua missão? Lançar um supercarro exclusivamente para as pistas.

O EF7 Vision GT, apresentado no Salão de Genebra de 2017 e lançado nesse mesmo ano no Gran Turismo Sport, foi desenhado pelo lendário atelier Pininfarina e não deixou ninguém indiferente. Prometia mais de 600 cv de potência (provenientes de um V8 naturalmente aspirado) para apenas 1000 kg de peso.

Fittipaldi EF7 GT

Infelizmente nunca saiu do mundo virtual, com as ambições da Fittipaldi Motors de o construir a esfumarem-se em definitivo em 2019, quando a empresa encerrou as suas operações.

Toyota FT-1 Vison Gran Turismo (Toyota GR Supra)

Em 2014, numa altura em que já se discutia a possibilidade do Supra vir a receber uma nova geração, a Toyota lançou um protótipo em exclusivo para o Gran Turismo que já antecipava o GR Supra de produção. Modelo que só viríamos a conhecer no Festival de Velocidade de Goodwood de 2018.

Na altura, poucos imaginaram este cenário, encarando o Toyota FT-1 Vison Gran Turismo como só mais um protótipo digital. Agora, a esta distância, percebemos que os segredos estavam quase todos lá. Nós é que não os vimos.

Desde os contornos dos faróis dianteiros ao nariz que toma conta da frente, passando pelo formato do tejadilho e terminando nas formas dos «ombros» e dos farolins, o Toyota FT-1 Vison GT era uma versão de competição do GR Supra que hoje conhecemos.

Volkswagen GTI Supersport Vision Gran Turismo (Volkswagen GTI Clubsport)

Em 2016, para assinalar os 40 anos da sigla GTI, a Volkswagen lançou o Golf GTI Clubsport e o Clubsport S, uma versão que levava o ADN do Golf GTI a um extremo.

LEIAM TAMBÉM: Este foi o Golf GTI mais radical de sempre

Aquilo que poucos sabem é que esta variante especial foi antecipada um ano antes no Gran Turismo, com o protótipo GTI Supersport Vision GT. Otimizado para os circuitos, este concept apresentava uma carroçaria alargada em fibra de carbono e um pacote aerodinâmico mais agressivo.

Porém, foi o motor que deu que falar, já que este protótipo digital foi imaginado com um motor VR6 TSI de 510 cv e 665 Nm, enviados às quatro rodas através do conhecido sistema 4MOTION.

Na «vida real», o GTI Clubsport ficou-se por um bloco de 2,0 l com quatro cilindros e 300 cv de potência — o suficiente para ter sido, temporariamente, o tração dianteira mais rápido no Nürburgring.

Mitsubishi XR-PHEV Evolution Vision Gran Turismo (Mitsubishi Eclipse Cross)

Poucas construtoras têm uma história tão rica nos desportos motorizados quanto a Mitsubishi, que tem um palmarés de sonho no Mundial de Ralis e no Rally Dakar. Em 2014, a marca dos três diamantes quis celebrar essa história com um protótipo, o XR-PHEV Evolution, criado especialmente para o Gran Turismo 6.

Este protótipo seguiu as linhas do concept XR-PHEV apresentado em 2013, no Salão de Tóquio, mas ganhou uma imagem mais agressiva e evoluiu para uma máquina de corridas. Além disso exibia um nome histórico na Mitsubishi: Evolution.

Utilizando uma mecânica híbrida plug-in, o XR-PHEV Evolution deixou marca nos fãs da saga Gran Turismo e lançou as bases para o Eclipse Cross de produção, que a construtora nipónica apresentou ao mundo em 2017.

BMW Vision Gran Turismo (BMW M2)

Criado para homenagear o passado de sucesso dos carros de turismo da BMW dos anos 70, o BMW Vision Gran Turismo foi lançado no Gran Turismo 6 em maio de 2014. Um desportivo que nos deu muitas pistas sobre o primeiro M2, que viríamos a conhecer cerca de um ano e meio depois.

O ar musculado, as entradas de ar proeminentes e até as proporções pouco mudaram na versão de produção. E mesmo a motorização do protótipo virtual — apesar de muito mais potente — já estava próxima da realidade, pelo menos na configuração. O motor era um seis cilindros em linha, biturbo, com 3,0 l, que entregava 549 cv e 680 Nm.

Recorde-se que o BMW M2 foi lançado com «apenas» 370 cv, tendo chegado aos 450 cv e 550 Nm na versão CS, apresentada em 2019. Recentemente ficámos a conhecer o M2 de segunda geração:

MINI Clubman Vision Gran Turismo (MINI Clubman)

A primeira aparição pública do MINI Clubman de segunda geração só aconteceu em setembro de 2015, no Salão Automóvel de Frankfurt (Alemanha). Uns meses antes, em fevereiro, já o tínhamos visto, sob a forma de um protótipo, no Gran Turismo 6.

Denominado MINI Clubman Vision Gran Turismo, este protótipo digital já antecipava muitas das soluções visuais que viemos a conhecer mais tarde no MINI Clubman de produção (2.ª geração), mais concretamente da versão mais desportiva da gama, com assinatura John Cooper Works.

Com apontamentos aerodinâmicos que nos remetem para o passado de competição da MINI, este Clubman Vision GT produzia 395 cv e precisava de apenas 3,5s para acelerar dos 0 aos 100 km/h.

Bugatti Vision Gran Turismo (Bugatti Chiron)

Depois do Veyron, que marcou uma era na indústria automóvel, a Bugatti surpreendeu tudo e todos ao mostrar no Salão de Frankfurt, em setembro de 2015, o Vision Gran Turismo, um protótipo à escala real que antecipava o Chiron, o sucessor.

Inspirado no Bugatti Type 57 Tank que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1937 e 1939, este protótipo foi lançado, de forma simultânea, no Gran Turismo Sport. Como é possível observar, desvendava muitos elementos estéticos do Chiron de produção, que viríamos a ver em março do ano seguinte no Salão de Genebra, na Suíça.

LEIAM TAMBÉM: Conduzimos o Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse. O dia em que alcançámos 345 km/h

Ainda hoje o Vision Gran Turismo é visto como uma espécie de Chiron de competição, uma realidade que acabou por nunca acontecer, mas que os fãs da Bugatti sempre desejaram.

Lexus LF-LC GT Vision Gran Turismo (Lexus LC)

O protótipo que esteve na origem do Lexus LC de produção foi o LF-LC, um concept que a Lexus levou ao Salão de Detroit de 2012, em janeiro, e que voltou a exibir meses mais tarde, em Genebra.

O que poucos sabem é que este protótipo evoluiu, em 2015, para uma versão mais radical, exclusiva do Gran Turismo 6. E depois disso foi tornada realidade sob a forma do Lexus LC 500 GT500 que competiu no campeonato Super GT do Japão.

O Lexus LC de produção seria lançado somente dois anos depois, em 2017, e ainda hoje, juntamente com o LFA, continua a ser um dos modelos da marca japonesa mais arrebatadores de sempre.