Notícias Códigos do Gran Turismo 4 revelados. Isto podia ter mudado a nossa infância

Vídeojogos

Códigos do Gran Turismo 4 revelados. Isto podia ter mudado a nossa infância

Quase duas décadas depois do lançamento de Gran Turismo 4, foram descobertos códigos secretos do jogo, permitindo o acesso a muitas regalias.

Os maiores fãs de Gran Turismo teriam delirado com esta notícia em 2005, o ano em que a Polyphony Digital apresentou o GT4, destinado à Playstation 2.

As primeiras horas de qualquer edição de Gran Turismo foram sempre um misto de surpresa e de tristeza. Primeiro, por todas as novidades que inclui, depois, porque nunca temos um acesso imediato a tudo. Antes disso, é preciso passar algumas horas a conduzir.

© Sony Interactive Entertainment Europe / Polyphony Digital Inc. O Ford GT de 2004 era um dos modelos mais desejados no Gran Turismo 4

Nesta altura, existiam inúmeros códigos secretos disponíveis, os chamados cheat codes para facilitar o acesso a diversas coisas, quase num tom de «batota». Mas para os títulos de Gran Turismo, nunca houve conhecimento de grandes «ajudas». Até agora.

Quase duas décadas depois do GT4 ter chegado ao mercado, um modder, conseguiu descobrir diversos códigos secretos para este título. Entre as vantagens, está o acesso a 10 milhões de créditos (a moeda usada no jogo), o sucesso em qualquer licença e o ouro em todos os testes e eventos. No entanto, a sua utilização não é tão simples como digitar uma combinação de comandos.

Se, tal como nós, já estiver a pensar em dar um salto ao sótão para descobrir a sua antiga PS2 e experimentar estes códigos, matando saudades do GT4, há algo que precisa de saber antes.

Para que todos estes códigos secretos funcionem, é necessário somar 365 dias de tempo de jogo. Ou seja, muitas horas de condução, ou arranjar uma forma menos convencional de alterar a data da PS2.

A explicação de Nenkai, o modder que descobriu estes comandos é bastante simples. Enquanto explorava a linguagem de código de GT4 acabou por descobrir diversas combinações de dados que, afinal, eram códigos. E no meio de tudo, haviam combinações não registadas que, afinal, eram os tais códigos para aceder a diversas «regalias».

https://twitter.com/Nenkaai/status/1639763447826071554?s=20

Os códigos secretos

No caso de querer experimentar, sem esquecer os 365 dias de tempo de jogo necessários, aqui ficam os códigos secretos:

  • 10 000 000 créditos (Menu principal do Modo GT): Select, esquerda, direita, direita, para baixo, para cima, para cima, esquerda, para baixo, para cima, direita, esquerda, para baixo, L1, R1, select;
  • Passar qualquer licença (Menu de seleção de licenças): Select, R1, select, R1, select, L2, L2, R2, R2, L1, select, L1, select;
  • Ouro num teste de licença específico (Menu de seleção de licenças): Select, Select, R1, R2, L2, L2, Select, L1, R1, Select, R2, L1, Select;
  • Ouro em qualquer evento (Menu de selecção de eventos): Select, L1, para cima, para cima, select, R1, para baixo, select, L2, select, R2, select;
  • Há um código extra utilizável no Menu de Missões que também dá acesso a 10 000 000 de créditos. Deverá ter sido implementado incorretamente e deve, em vez disso, permitir a conclusão de qualquer missão. O código é: Select, R2, select, R2, L1, L2, L2, select, L1, R1, select, R1, select.

Para que servem os códigos?

Além de facilitarem a vida a diversos jogadores, estes códigos serviam essencialmente para que os programadores pudessem aceder rapidamente às mesmas condições de jogo de quem já estava a jogar há algum tempo.

Fonte: Jalopnik