Notícias Magneto. Jeep elétrico estreia versão com 659 cv e 1220 Nm

Easter Jeep Safari 2023

Magneto. Jeep elétrico estreia versão com 659 cv e 1220 Nm

Além do Wrangler Magneto 3.0, a Jeep vai levar mais seis protótipos ao Easter Jeep Safari de 2023, entre os dias 1 e 9 de abril.

Jeep Wrangler Magneto 3.0 Concept
© Jeep

Todos os anos, por esta altura, realiza-se um dos eventos mais importantes do calendário anual dos fãs da Jeep: o Easter Jeep Safari, no deserto do Moab. E o destaque deste ano é o Magneto 3.0, um protótipo que antecipa um Jeep Wrangler 100% elétrico.

O Magneto 3.0 é a terceira evolução de um protótipo que vimos pela primeira vez na edição do Easter Jeep Safari de 2021. E nunca foi tão espetacular como agora: tem uma imagem mais agressiva, está ainda mais capaz fora de estrada e tem uma máquina elétrica ainda mais poderosa.

Agora este protótipo 100% elétrico entrega uma potência máxima de 478 kW (659 cv) e 1220 Nm de binário máximo, ainda que disponha de um modo mais «contido», que limita o Magneto 3.0 aos 210 kW (289 cv) e 370 Nm.

Jeep Wrangler Magneto 3.0 Concept traseira
© Jeep Jeep Wrangler Magneto 3.0 Concept

Quanto à autonomia, a Jeep não revela qualquer especificação, nem mesmo a capacidade da bateria, mas garante que nesta terceira evolução do protótipo a “autonomia aumentou 20%”.

Visualmente as alterações também são muito perceptíveis, com este protótipo a apresentar portas 15 cm mais longas, um pilar central mais recuado e uma altura ao solo 7,6 cm superior a um Wrangler «convencional». Na dianteira, a grelha foi totalmente redesenhada.

Jeep Wrangler Magneto 3.0 Concept frente
© Jeep Jeep Wrangler Magneto 3.0 Concept

Mais seis protótipos apresentados

Apesar de ser o grande protagonista da edição deste ano do Easter Jeep Safari, que promete juntar (entre os dias 1 e 9 de abril) cerca de 20 000 fãs da Jeep no deserto do Utah, o Magneto 3.0 está muito longe de ser a única atração.

Tal como sempre acontece, os designers da Jeep uniram esforços para surpreender os entusiastas da marca norte-americana e criaram outros seis protótipos que mostram a criatividade que lhes corre nas veias e que desvendam alguns dos rumos que podem vir a ser adotados no futuro.

Jeep Easter Safari protótipos
© Jeep

Jeep Scrambler 392 Concept

Criado para servir de homenagem ao Scrambler CJ-8 de 1981, o Jeep Scrambler 392 Concept apresenta uma carroçaria semelhante ao Magneto 3.0, mas conta com uma secção traseira mais prolongada e esculpida.

LEIAM TAMBÉM: Jeep Avenger. Tem o que é preciso para conquistar a Europa?

Além disso tem um tejadilho distinto, cavas das rodas específicas e um habitáculo mais vistoso, muito por culpa do padrão verde e azul que decora os bancos.

Mas as maiores diferenças surgem por baixo do capô, uma vez que o Scrambler 392 Concept é animado pelo mesmo motor 6.4 V8 Hemi com 477 cv e 637 Nm que encontramos no Jeep Wrangler Rubicon 392.

Jeep Wrangler Rubicon 4xe Concept

Decorado com um tom de magenta que promete não passar despercebido no ambiente seco do deserto, o Wrangler Rubicon 4xe Concept tem por base o Jeep Wrangler 4xe que nós já testámos — incluíndo a motorização híbrida plug-in — e junta-lhe para-choques específicos, pneus todo o terreno de 37” e jantes Borah de 17”.

Jeep Wrangler Rubicon 4xe Departure Concept

Construído a partir de um Wrangler Rubicon, como o nome sugere, o protótipo Departure começa logo por se destacar por não contar com portas convencionais mas sim com estruturas tubulares da Mopar, uma solução que também encontramos na dianteira, a proteger a grelha.

Equipado com amortecedores da Bilstein orientados para a performance e com uma altura ao solo 5 cm superior a um Wrangler «convencional», o Rubicon 4xe Departure Concept é animado pelo mesmo sistema híbrido plug-in que encontramos no Wrangler 4xe e que entrega 380 cv e 637 Nm.

Jeep Gladiator Rubicon Sideburn Concept

Este é o único protótipo do grupo que tem por base a pick-up Gladiator e destaca-se por contar com uma secção traseira (e um tejadilho) com um acabamento mate, que contrasta na perfeição com o verde fluorescente que encontramos no resto da carroçaria.

A caixa de carga traseira é, de resto, uma das grandes novidades deste protótipo, uma vez que estreia um conjunto de soluções de arrumação. A estrutura que separa a cabine e a caixa de carga — construída com barras de aço e fibra de carbono — também não passa despercebida.

Equipado com o 3.6 V6 Pentastar, o Gladiator Rubicon Sideburn Concept conta com uma altura ao solo superior em 5 cm face a um Rubicon «normal» e com um conjunto de amortecedores da Bilstein.

Jeep Grand Wagoneer Overland Concept

Tal o como nome sugere, este protótipo é a versão Overland do Jeep Grand Wagoneer, um SUV que aqui surge transformado na derradeira “arma” para os amantes de aventuras.

Jeep Grand Wagoneer Overland Concept frente
© Jeep Jeep Grand Wagoneer Overland Concept

Equipado com uma tenda (climatizada) para duas pessoas montada no tejadilho — com uma estrutura em fibra de carbono e painéis solares integrados —, este Grand Wagoneer Overland Concept livrou-se dos bancos traseiros (da segunda e terceira fila) e conta agora com um espaço amplo que não só permite o acesso rápido ao «andar» de cima como também pode ser usado como espaço de convívio.

Decorado com um tom verde industrial e com vários apontamentos em vermelho, este Grand Wagonner viu a altura ao solo crescer, ganhou jantes de 18” montadas em pneus rugosos de 35” e passou a contar com cavas das rodas mais alargadas.

Quanto ao motor, trata-se do novo bloco Hurricane de seis cilindros em linha com 3.0 l, biturbo, que produz 517 cv e 678 Nm, tal como no Grand Wagoneer de produção.

1978 Jeep Cherokee 4xe Concept

Deixámos para o fim o protótipo que é, porventura, o mais inesperado de todo este grupo de concepts para mais uma edição do Easter Jeep Safari: o 1978 Jeep Cherokee 4xe Concept.

Para este restomod, a Jeep optou por converter o Cherokee SJ de 1978 num híbrido plug-in e para isso deu-lhe o sistema 4xe do Wrangler atual, que combina um motor 2.0 turbo de quatro cilindros com dois motores elétricos e uma bateria de 17,3 kWh, para uma potência máxima combinada de 380 cv.

A juntar a isso, este modelo recebeu para-choques novos, iluminação LED, jantes de 17” montadas em pneus off road de 37” e claro, uma pintura a fazer lembrar os Jeep de outros tempos.