Notícias Jeep surpreende com 6 pick-up para o Moab Easter Jeep Safari

Moab Easter Jeep Safari

Jeep surpreende com 6 pick-up para o Moab Easter Jeep Safari

Uma vez mais, a Jeep e a Mopar uniram-se para criar seis protótipos para o Moab Easter Jeep Safari. Este ano o foco foi dado às pick-ups.

Jeep M-715 Five-Quarter

Entre os dias 13 de abril e 21 de abril a região de Moab, no Utah vai acolher, uma vez mais, o Easter Jeep Safari. Pelo 53º ano, milhares de entusiastas da Jeep vão concentrar-se em Moab para participar num fim de semana recheado de provas de todo o terreno técnico.

Como já é hábito, a Jeep preparou uma série de protótipos que vão ser apresentados naquele evento. Ao todo serão seis os protótipos que a Jeep vai levar a Moab sendo que todos eles têm uma coisa em comum: são todos pick-ups.

Entre os protótipos da Jeep para o Easter Jeep Safari encontramos um restomod, protótipos desenvolvidos com base na nova Jeep Gladiator (que se estreia este ano em Moab) e até derivações do Rubicon. Comum a todos os protótipos, é o recurso a uma vasta seleção da Jeep Performance Parts, de série e protótipos, desenvolvidas pela Mopar.

O Safari deste ano vai marcar a estreia da muito aguardada Jeep Gladiator no cenário de Moab e em trilhos exigentes. Para celebrar, estamos a apresentar seis divertidos veículos de grandes capacidades baseados no conceito de pick-up Jeep que, seguramente, farão virar cabeças e deliciar os espetadores.

Tim Kuniskis, Responsável da Jeep para a América do Norte
VÊ TAMBÉM: A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler

Jeep Wayout

Desenvolvido com base na nova Gladiator, a Jeep Wayout chega a Moab como um protótipo funcional recheado de equipamentos que lhe permitem aumentar ainda mais as capacidades todo o terreno e de aventura como uma tenda e um toldo no tejadilho ou os jerricans feitos por medida e integrados na lateral da caixa de carga.

Pintado na nova cor Verde Gator (que vai ser oferecida na Jeep Gladiator), a Wayout conta com um kit de elevação da Jeep Performance Parts, jantes de 17”, pneus mud-terrain de 37”, um guincho Warn com capacidade para rebocar cerca de 5440 kg e ainda um snorkel. A animá-lo encontramos um 3.6 V6 Pentastar acoplado a uma caixa automática de oito velocidades.

VÊ TAMBÉM: O primeiro TT foi uma pick-up da Ford. Já lá vão 100 anos

Jeep Flatbill

Outro dos protótipos desenvolvidos com base na Gladiator é a Jeep Flatbill. Desenvolvido com os praticantes de motocross em mente, a Flatbill está completamente equipada para transportar motas contando até com rampas específicas para facilitar a sua carga e descarga.

Ao nível das capacidades todo o terreno, a Jeep Flatbill conta com um pára-choques dianteiro mais curto e uma placa inferior de proteção, eixos dianteiro e traseiro Dynatrac Pro-Rock 60, kit de elevação, amortecedores traseiros bypass, jantes de 20” e pneus de 40”. Já em termos mecânicos, conta com o 3.6 V6 Pentastar e uma caixa automática de oito velocidades.

VÊ TAMBÉM: E é isto… Uma Jaguar pick-up

Jeep M-715 Five-Quarter

Cumprindo a tradição de levar ao Easter Jeep Safari restomods, este ano a marca do grupo FCA preparou a Jeep M-715 Five-Quarter. O nome é uma referência às antigas pick-up da Jeep (que eram de uma tonelada e um quarto) e o protótipo começou a sua vida como um M-175 de 1968, misturando componente modernos com componentes vintage.

Em termos estéticos, a M-715 Five-Quarter viu a chapa usada na dianteira ser substituída por fibra de carbono, para além disso, os faróis originais deram lugar a luzes HID (Descarga de Alta Intensidade) e por luzes auxiliares LED. Recebeu ainda os novos bancos do Jeep Wrangler sem apoios de cabeça e uma nova caixa de carga mais curta em alumínio e madeira.

Já ao nível mecânico, este restomod recorre a um “Hellcrate” 6.2 HEMI V8 com mais de 700 cv e viu as molas de lâmina substituídas por um sistema de suspensões de molas helicoidais. A M-715 Five-Quarter recebeu ainda um eixo dianteiro Dynatrac Pro-rock 60, um eixo traseiro Dynatrac Pro-rock 80, jantes de 20″ (com aro beadlock) e pneus de 40″.

VÊ TAMBÉM: Já conhecias a versão pick-up do Dacia Duster?

Jeep J6

Desenvolvido com base no Rubicon, a Jeep J6 foi buscar inspiração aos Jeep do final da década de 70. Com apenas duas portas, esta apresenta-se pintado em Azul Brilhante em homenagem ao Jeep Honcho de 1978. No total, a J6 mede 5,10 m e conta com uma distância entre eixos de cerca de 3 m, ou seja, um valor idêntico ao do atual Jeep Wrangler de 4 portas.

Com uma plataforma de carga com cerca de 1,8 m de comprimento (mais 30 cm que a da Gladiator), a Jeep J6 surge com um roll-bar desportivo que suporta um conjunto de quatro luzes LED, jantes de 17” e um kit de elevação, tudo isto é complementado pelos pneus de 37” e uma barra triangular no pára-choques dianteiro para instalar mais quatro luzes adicionais.

VÊ TAMBÉM: Toyota Hilux faz 50 anos. Celebrámos ao volante das novas versões especiais

Ainda no capítulo estético destaque para a grelha Mopar no exterior e para os bancos e os apoios de braços em pele e o volante personalizado com o clássico emblema Jeep no interior. Em termos mecânicos, o 3.6 usado por este protótipo viu as performances melhoradas graças ao duplo escape cat-back da Jeep Performance Parts e ainda uma tomada de ar da Mopar.

VÊ TAMBÉM: Não é montagem. O Honda Civic Type R pick-up é uma realidade

Jeep JT Scrambler

Inspirada no icónico CJ Scrambler e baseada na Gladiator, a Jeep JT Scrambler surge pintada num esquema de cores que mistura o Laranja Punk’N Metalizado com o branco contando ainda com um rollbar equipado com luzes LED que iluminam a caixa de carga.

VÊ TAMBÉM: Estas 7 pick-up têm de acontecer

Por falar em luzes LED, a JT Scrambler conta ainda com duas luzes colocadas no topo do rollbar e duas nos pilares A. A equipá-la surgem jantes de 17”, um kit de elevação e pneus de 37”, para além claro, de várias proteções inferiores da carroçaria e chassis.

Quanto à mecânica, a JT Scrambler viu a potência do seu 3.6 l subir graças a uma tomada de ar da Mopar e a um escape cat-back também da Mopar.

VÊ TAMBÉM: A “nova” Peugeot Pick Up quer conquistar África

Jeep Gladiator Gravity

Por fim, a Jeep vai levar ao Moab Easter Jeep Safari o protótipo Jeep Gladiator Gravity. Tal como a maioria dos protótipos que a marca norte-americana vai levar ao evento este ano, também este se baseia na pick-up Gladiator, a diferença é que neste caso o protótipo não “renega” as origens e recorre ao nome da nova pick-up.

Desenvolvida com base na temática da escalada, a Gladiator Gravity apresenta-se no Moab Easter Jeep Safari com um kit de elevação, jantes de 17”, pneus de 35”, proteções laterais inferiores em aço de alta resistência, grelha Mopar, luzes LED de 7″ e ainda projetores LED montados nos pilares A.

VÊ TAMBÉM: Queres um Suzuki Jimny pick-up? Aqui está ele…

No interior, encontramos bancos em pele e vários acessórios Mopar como os sacos para arrumação MOLLE (Modular Lightweight Load-carrying Equipment) e os tapetes all-weather com um sistema que permite drenar água e sujidade. Ao nível mecânico, a Gladiator Gravity viu a potência e o binário aumentarem graças a uma tomada de ar da Mopar e a um escape cat-back.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Jeep Renegade?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Jeep Renegade com o novo 1.0 Turbo de 120 cv. O motor certo?