Ensaio Volkswagen ouviu e corrigiu quase tudo no ID.3. Só faltou uma coisa

Desde 42 072 euros

Volkswagen ouviu e corrigiu quase tudo no ID.3. Só faltou uma coisa

O Volkswagen ID.3 passou pela primeira atualização relevante e evoluiu em vários sentidos. Mas há uma coisa que continua a não convencer.…

Volkswagen ID.3 Pro 58 kWh 204 cv

7/10

A Volkswagen ouviu as críticas e o ID.3 está bem melhor, mas podia ter ido mais longe.

Prós

  • Conforto
  • Eficiência
  • Espaço

Contras

  • Preço
  • Posicionamento do comando da caixa
  • Infoentretenimento

Lançado em 2020, o ID.3 teve a difícil missão de apresentar a gama ID, a família de elétricos da Volkswagen, introduzindo a construtora alemã numa nova nova era.

Agora, três anos depois, o ID.3 recebeu o primeiro restyling que, apesar de ligeiro, tenta «atacar» as principais críticas dirigidas a este elétrico.

Do ponto de vista estético, as alterações são mínimas e podem passar despercebidas aos mais desatentos. Mas isso está longe de ser um problema, até porque a imagem do ID.3 parece não estar a envelhecer mal.

Volkswagen ID.3 frente 3/4
© Miguel Dias / Razão Automóvel

Destacam-se os para-choques redesenhados, com novas entradas de ar, as jantes com novos desenhos e o capô, que deixa de contar com a faixa escura que tinha junto ao para-brisas.

Interior alvo de retoques

No interior, o desenho geral pouco ou nada se alterou, mas nota-se um salto importante nos materiais usados e na perceção de qualidade.

Se no ID.3 anterior havia muitas superfícies em plástico duro e não muito agradável ao toque, agora existem mais áreas revestidas a pele sintética com pespontos numa cor contrastante, ao mesmo tempo que praticamente todas as superfícies do habitáculo foram melhoradas.

Volkswagen ID.3 Pro interior
© Miguel Dias / Razão Automóvel O ambiente continua a ser minimalista, mas a perceção geral de qualidade é agora bastante superior

Continua a ser um ambiente minimalista, mas agora mais acolhedor e ao nível do que a Volkswagen nos tem vindo a habituar.

O infoentretenimento, que foi um dos aspetos que mais críticas recebeu, também foi alvo de muitas melhorias. Agora assenta num ecrã de 12’’ (em vez de 10’’) e tem instalado o novo sistema operativo VW 3.5, que está mais fluído e mais agradável de usar.

Volkswagen ID.3 Pro ecrã multimédia
© Miguel Dias / Razão Automóvel O sistema de climatização continua a não ter botões físicos dedicados e «obriga» a recorrer ao ecrã central

Já na base deste ecrã, continuamos a ter comandos táteis, mas que também continuam a não ser retroiluminados, o que torna bastante difícil operá-los à noite. Era algo que gostava de ter visto corrigido nesta atualização.

A somar a isso, o painel de instrumentos digital, atrás do volante, continua a ser de 3,5’’ que, apesar de pequeno, cumpre com o que lhe é exigido.

Volkswagen ID.3 Pro volante
© Miguel Dias / Razão Automóvel

Já o comando rotativo da transmissão, que surge no prolongamento da moldura da instrumentação, continua a não ser, na minha opinião, muito intuitivo de usar. Além de por vezes ficar «escondido» atrás do aro do volante.

Visibilidade é nota de destaque

Se há algo que sempre apreciei no ID.3 e que continua a impressionar é a boa visibilidade, muito por culpa dos vidros triangulares de grandes dimensões, que surgem entre as portas dianteiras e o para-brisas.

Volkswagen ID.3 sistema som Beats
© Miguel Dias / Razão Automóvel Sistema de som da Beats que equipava a unidade testada merece nota positiva

Além disso, a posição de condução continua a ser relativamente alta, sobretudo quando comparado com o equivalente a combustão do ID.3, o eterno Golf. Culpe-se o posicionamento da bateria.

A esse nível, eu diria que a posição de condução do ID.3 está mais para um monovolume do que propriamente para um hatchback, o que não tem necessariamente de ser um ponto negativo, muito pelo contrário. Até porque isso tem benefícios óbvios ao nível da visibilidade para a frente.

Também marca pontos no espaço

É certo que o ID.3 não tem frunk sob o capô dianteiro, mas oferece 385 litros de capacidade de carga ao nível da bagageira. Os concorrentes Renault Mégane E-Tech Elétrico têm 389 litros e o MG4 reclama 363 litros.

Nos lugares dianteiros, devido à presença de uma consola de dimensões compactas, a sensação de espaço é notória, algo que acaba por ser reforçado nos lugares traseiros. O espaço oferecido é muito satisfatório ao nível dos joelhos e da cabeça.

Outro apontamento positivo é o facto do acesso à segunda fila de bancos ser bastante fácil, o que certamente dará muito jeito aos pais com recém-nascidos.

Mecânica inalterada

Quando conduzi o Volkswagen ID.3 anterior (pré-facelift, leia-se) pela última vez, num comparativo diante do Renault Mégane E-Tech Elétrico e do Kia Niro EV, uma das coisas que mais gostei foi da agilidade do elétrico da Volkswagen.

A tração traseira deverá ser parte da razão para isso, com o comportamento dinâmico do ID.3 a chegar a ser envolvente.

Pois bem, nesta renovação, a Volkswagen não fez alterações ao nível do motor, da bateria ou da suspensão, pelo que essa faceta permanece inalterada. Contudo, e antes que pergunte, sinto que não era preciso qualquer evolução a esse nível. Esses nunca foram os problemas do ID.3.

Este elétrico continua a estar disponível com um motor elétrico, montado na traseira, que oferece 150 KW (204 cv) de potência máxima e 310 Nm de binário máximo. Esta motorização pode ser associada a duas baterias distintas: uma com 58 kWh (úteis) de capacidade e outra com 77 kWh (úteis).

A NÃO PERDER: Elétrico de 25 mil euros da Volkswagen já não vai chegar em 2025

A unidade que protagoniza este ensaio estava equipada com a bateria mais pequena. Sendo 118 kg mais leve, torna-a mais rápida na aceleração dos 0 aos 100 km/h — 7,4s para cumprir este sprint.

Volkswagen ID.3 Pro jantes
© Miguel Dias / Razão Automóvel De série o Volkswagen ID.3 está equipado com jantes de 18”. A unidade que testámos tinha jantes opcionais (aerodinâmicas) de 20″.

Pode não ser um número de «encher o olho», mas a verdade é que as acelerações e as retomas do ID.3 são mais do que suficientes para uma utilização dita «normal» e, acima de tudo, adequadas a um familiar compacto.

Dinâmica não compromete

No modo Sport, que deixa o acelerador mais sensível e a direção um pouco mais pesada, este andamento chega a ser suficiente para entusiasmar, com o ID.3 a revelar uma agilidade surpreendente.

É certo que a suspensão se mostra quase sempre macia, permitindo alguns movimentos por parte da carroçaria, mas a verdade é que sem ter responsabilidades desportivas, o ID.3 consegue ser divertido q.b. numa estrada secundária.

Volkswagen ID.3 logo
© Miguel Dias / Razão Automóvel

Quando subo o ritmo e começo a acelerar ainda quando estou a meio da curva, sente-se perfeitamente as rodas traseiras a fazer rodar o carro para o interior da curva, sempre de forma previsível.

Outra coisa que merece ser elogiada são os travões, cuja afinação continua a estar muito bem definida, algo que nem sempre acontece ao volante de modelos 100% elétricos.

Descubra o seu próximo automóvel:

Confortável e estável

Nos ambientes urbanos, que procurei percorrer em modo Eco e utilizando a função B (aumenta a intensidade da regeneração), o que mais saltou à vista foi a facilidade e a simplicidade com que tudo acontece. E é precisamente assim que um familiar do segmento C deve ser.

Neste modo não temos acesso a todo o poderio do ID.3, mas a resposta do conjunto é suficiente para os «gastos», privilegiando a boa gestão da energia e claro, os consumos.

Volkswagen
© Miguel Dias / Razão Automóvel

Já em autoestrada dei por mim a usar quase sempre o modo Normal e senti o acelerador claramente mais «vivo». Porém, o destaque foi mesmo a estabilidade a velocidades mais elevadas e o bom isolamento acústico.

Independentemente do cenário, o ID.3 mostra-se sempre muito confortável, com a suspensão independente às quatro rodas a conseguir filtrar quase sempre muito bem as irregularidades do asfalto. Só em pisos em muito mau estado sentimos ligeiros «saltos».

Consumos interessantes

Acabei por fazer cerca de 300 km ao volante do Volkswagen ID.3 e, no final, registei uma média de 17,1 kWh/100 km.

É certo que em autoestrada, mesmo com o ar condicionado desligado, não consegui baixar dos 20 kWh/100 km, mas em cidade, consegui médias em torno dos 14 kWh/100 km.

Quanto à autonomia, tendo em conta os 58 kWh da bateria combinada com o consumo médio que consegui (17,1 kWh/100 km), é possível «arrancar» 339 km de uma carga.

Se por outro lado usar como referência os consumos que obtive em cidade, esse valor sobe para os 414 km entre carregamentos. Em autoestrada, esse valor desce para os 290 km, tendo em conta os consumos que registei.

Volkswagen ID.3 Pro porta de carregamento
© Miguel Dias / Razão Automóvel O Volkswagen ID.3 admite velocidades de carregamento em DC de até 120 kW e de até 11 kW em AC.

São valores interessantes para um modelo deste segmento e com as características do Volkswagen ID.3, sobretudo porque estamos perante uma bateria modesta em capacidade.

E o preço?

O Volkswagen ID.3 está disponível no mercado português com preços que arrancam nos 42 072 euros para a versão Pro City com bateria de 58 kWh.

A NÃO PERDER: Renault «esmaga» preço do Mégane E-Tech. Veja quanto custa agora

É cerca de 2500 euros mais do que a Renault pede pelo Mégane E-Tech Elétrico com bateria de 60 kWh e motor de 220 cv, e mais 5500 euros do que o MG4 com bateria de 64 kWh e 204 cv.

Contudo, a maior crítica que faço relativamente ao preço é mesmo o custo dos opcionais, que acabam por tornar esta diferença ainda mais significativa.

Volkswagen ID.3 Pro logo traseira
© Miguel Dias / Razão Automóvel

A unidade testada, estava «carregada» com 12 689 euros de opcionais, o que eleva o preço total deste exemplar para perto dos 56 000 euros. E isso tem de ser visto como um problema, sobretudo porque o ID.3 «joga» num segmento onde há muita e boa concorrência.

Volkswagen ID.3 Pro 58 kWh 204 cv

7/10

É mais divertido de conduzir do que praticamente todos os crossovers/SUV que lhe fazem companhia no segmento e mantém uma máquina elétrica capaz de bons ritmos e melhores consumos. Apesar de todas as evoluções, o infoentretenimento continua a não convencer e a ergonomia não fascina. E mesmo com a bateria mais pequena, não é barato. Isto num segmento que cresce em propostas com preços mais competitivos. Tivesse um preço base mais baixo e a conversa era outra.

Prós

  • Conforto
  • Eficiência
  • Espaço

Contras

  • Preço
  • Posicionamento do comando da caixa
  • Infoentretenimento

Especificações Técnicas

Versão base:42.064€

Classificação Euro NCAP: 5/5

55.941€

Preço unidade ensaiada

  • Arquitectura:Motor elétrico
  • Posição:Traseira transversal
  • Carregamento: Bateria de iões de lítio de 62 kWh (58 kWh úteis)
  • Potência: 204 cv (150 kW)
  • Binário: 310 Nm

  • Tracção: Traseira
  • Caixa de velocidades:  Caixa redutora de uma velocidade

  • Largura: 4262 mm
  • Comprimento: 1809 mm
  • Altura: 1564 mm
  • Distância entre os eixos: 2770 mm
  • Bagageira: 365-1267 litros
  • Jantes / Pneus: 215/55 R18
  • Peso: 1815 kg

  • Média de consumo: 15,2 kWh/100 km; Autonomia: 428 km (ciclo combinado WLTP)
  • Velocidade máxima: 160 km/h
  • Aceleração máxima: >7,4s

    Tem:

    • Ar condicionado “Climatronic 2 zonas”
    • Volante multifunçõs em couro sintético, com comandos “touch” e aquecido
    • Bancos dianteiros aquecidos
    • Discover pro
    • Bluetooth confort com carregamento indução
    • Retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente
    • Ajuste em altura bancos dianteiros
    • Aquecimento auxiliar elétrico
    • 2 Portas USB-C à frente e 2 atrás
    • Cruise Control Adaptativo ACC
    • Faróis dianteiros LED Matrix
    • Luz ambiente
    • Câmara traseira
    • Keyless Access
    • Protecção proativa dos passageiros
    • Park assist plus
    • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
    • App-Connect Wireless
    • Reconhecimento de sinais de trânsito
    • Jantes em Liga Leve East Derry 18″
    • Sensor de chuva
    • Servico de chamada de emergência “ecall”
    • Sistema “Lane Assist”
    • Sistema de detecão de fadiga
    • Faixa de luz iluminada entre faróis
    • Vidros traseiros escurecidos
    • Pedais em aço com símbolo Play & Pause
    • Rádio “Ready to Discover” 10′
    • Volante multifunções em couro

Pintura Especial Verde Olive — 1002 €
Pacote interior style plus — 4473 €
Jantes em liga leve 20” Sanya — 1108 €
Pacote comfort — 1728 €
Pacote exterior — 1975 €
Pacote assistência plus — 2403 €.