Notícias Nismo dá mais potência e estilo ao Nissan Ariya. Tudo o que mudou

Tokyo Auto Salon 2024

Nismo dá mais potência e estilo ao Nissan Ariya. Tudo o que mudou

A Nismo efetuou a sua magia no crossover elétrico da marca nipónica. O novo Nissan Ariya Nismo está mais potente e com aerodinâmica e dinâmica apurada.

Nissan Ariya Nismo - Salão de Tóquio 2024
© Nissan

O novo Nissan Ariya Nismo acaba de ser apresentado no Tokyo Auto Salon, e traz um visual mais desportivo e aerodinâmica aprimorada, e alguns quilowatts a mais de potência, ou cavalos, se preferirem.

Se o desenho futurista do Nissan Ariya já o demarcava dos outros, os novos elementos aerodinâmicos dão uma imagem mais desportiva e garantem, diz a Nismo, menor resistência aerodinâmica — importante para obter uma maior autonomia — ao mesmo tempo que aumentam a força descendente.

Ainda no capítulo da aparência, as jantes passaram a ter 20” de diâmetro e montam pneus mais desportivos. Desta forma, segundo a marca, é melhorada a estabilidade em curva e a precisão da direção.

A esse nível, menos visíveis são as alterações efetuadas em todos os componentes do chassis — a Nismo não detalhou o que mudou.

Ambiente mais desportivo

Para quem se senta ao volante, as grandes novidades estão no visual específico de alguns ecrãs do sistema multimédia e na presença de um modo de condução “Nismo”, mais desportivo.

Em opção, será possível contar com uma sonoridade mais «exclusiva», criada com o objetivo de envolver mais o condutor e que foi inspirada nos modelos de competição da Fórmula E.

De uma forma geral, o ambiente a bordo também ficou um pouco mais ao jeito do que relembramos de outros modelos com a assinatura da Nismo.

Por isso, não falta uma decoração específica com tons mais escuros e detalhes em vermelho, mas também assentos desportivos com um maior apoio lateral e encostos de cabeça integrados.

Nissan Ariya Nismo a dobrar

Há duas versões do Nissan Ariya Nismo, a B6 e-4ORCE e a B9 e-4ORCE, que se demarcam pela potência debitada e pela capacidade da bateria.

A B6 e-4ORCE recorre a dois motores elétricos (tração integral) que, combinados, entregam 270 kW (367 cv) e 560 Nm, para mover 2080 kg. Associada a esta variante está uma bateria de 66 kWh.

O Nissan Ariya Nismo B9 e-4ORCE mantém os dois motores, mas debita mais expressivos 320 kW (435 cv) e 600 Nm, e surge associado a uma bateria de 91 kWh. O que justifica os 130 kg adicionais — 2210 kg no total — em relação ao B6.

A Nismo não avançou, por enquanto, com números de performance nem autonomia. Como referência, o Ariya tem atualmente como topo de gama o e-4ORCE com 290 kW (396 cv), o que permite o crossover elétrico atingir os 100 km/h em lestos 5,1s.

Recorde: Missão cumprida. Nissan Ariya foi do Polo Norte ao Polo Sul

Quando chega?

Ainda é muito cedo para saber se o Nissan Ariya Nismo chegará, ou não, a Portugal. Para já, a marca anuncia-o apenas como uma nova versão para o mercado japonês, que entrará em comercialização já no início da próxima primavera.