Notícias Volkswagen ID.3 foi renovado e as maiores novidades estão no interior

Apresentação

Volkswagen ID.3 foi renovado e as maiores novidades estão no interior

O Volkswagen ID.3 recebe em 2023 a sua primeira renovação. Fiquem a saber tudo o que mudou no elétrico da marca alemã.

Volkswagen ID.3 2023, frente
© Volkswagen

Passaram apenas dois anos e meio desde o lançamento do Volkswagen ID.3, mas vai receber em 2023 a sua primeira grande atualização, mais substancial que um simples lavar de cara.

O exterior mudou, mas é o interior o alvo da intervenção mais profunda e há mais conteúdo tecnológico — as mudanças foram substanciais ao ponto da Volkswagen chamar-lhe uma nova geração.

leiam também Esta é a nova «cara» do Peugeot 508 (2023). Tudo o que mudou

Será que é mesmo assim? Descubram tudo o que mudou no Volkswagen ID.3.

Volkswagen ID.3 2023 de frente
© Volkswagen

Alterações no exterior melhoram aerodinâmica

Os olhos também comem e a Volkswagen refrescou a imagem do ID.3 dando-lhe um aspeto mais jovial e desportivo.

As maiores alterações concentram-se na dianteira, onde o ID.3 apresenta um novo para-choques e capô. O primeiro destaca-se pelas novas aberturas de maiores dimensões nas extremidades laterais, dando ao elétrico compacto da Volkswagen um estilo mais dinâmico e musculado.

Volkswagen ID.3 2023 de lado
© Volkswagen O ID.3 ganhou novas cores como a Dark Olivine Green desta unidade.

E ajudam também a apurar a aerodinâmica do modelo — Cx é de agora 0,263, um pouco menos que os anteriores 0,27 —, formando “cortinas de ar” que otimizam a performance aerodinâmica à volta das rodas dianteiras.

O capô é também novo e aparenta ser mais longo apesar de não o ser, em consequência da perda da faixa negra que o antecessor tinha junto ao para-brisas. O capô surge também mais esculpido, ganhando secções rebaixadas.

Materiais mais suaves para o interior

Desde que foi lançado, o interior do Volkswagen ID.3 tem sido uma das partes mais criticadas e, portanto, talvez não admire que seja o interior a ter recebido as intervenções mais substanciais.

A marca alemã diz ter ouvido as “inúmeras sugestões” dos clientes do ID.3, dando destaque, assim, aos novos revestimentos de toque mais suave que se estendem do tabliê aos redesenhados painéis interiores das portas.

A marca alemã realça que nenhum material no interior do ID.3 tem origem animal e traz um novo revestimento designado de Artvelours Eco que podemos encontrar nas portas e nos bancos. É 71% reciclável e resulta da reciclagem de desperdício de plástico.

Realidade aumentada

Sem sair do interior destaque ainda para o novo ecrã central que cresceu até às 12″, que aloja o sistema de infoentretenimento. Também este foi remodelado e surge com diferenças na estruturação dos menus, para um uso mais rápido e intuitivo. Podemos também interagir com o sistema via voz, com a função “Hello ID”, que a Volkswagen diz estar ainda mais fiável.

Head-up display com realidade aumentada
© Volkswagen

Novidade absoluta é a introdução de um novo head-up display com realidade aumentada, funcionalidade que é combinada com o sistema de navegação. As instruções são projetadas no para-brisas, dando a ilusão de estarem 10 m à frente do ID.3, de modo a serem claras e vistas com a perspetiva correta.

De série, o renovado Volkswagen ID.3 traz Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink, podendo ainda serem adicionados os serviços de navegação We Connect Plus. Este último disponibiliza igualmente serviços que estão integrados na aplicação We Connect ID., permitindo funcionalidades remotas.

leiam também ID.3 GTX. Hot Hatch elétrico será revelado quando o ID.3 for renovado

Duas baterias e um motor

O renovado Volkswagen ID.3 viu a sua gama ser restruturada e simplificada, com apenas um motor elétrico montado sobre o eixo traseiro e um único nível de potência de 150 kW (204 cv) e 310 Nm, que pode ser associado a duas baterias de capacidades distintas.

Volkswagen ID.3 2023 estacionado, frente 3/4
© Volkswagen

O ID.3 Pro vem com uma bateria de 58 kWh (líquidos) e permite uma autonomia de até 426 km. Já o ID.3 Pro S surge com uma bateria de 77 kWh (líquidos) e anuncia uma autonomia de até 546 km.

A bateria maior é também mais pesada e afeta a performance do Pro S, que é mais lento nos 0 aos 100 km/h que o Pro, fazendo o exercício em 7,9s contra 7,3s, respetivamente. Ambos estão limitados a 160 km/h.

Volkswagen ID.3 2023 estacionado, traseira
© Volkswagen

A bateria pode ser carregada a 11 kW (corrente alternada ou AC), até 120 kW (corrente contínua ou DC) no Pro, e até 170 kW no Pro S (DC). O que se traduz em 35 minutos para ir dos 5% até aos 80% de carga na bateria do Pro, tempo que é reduzido para 30 minutos na bateria. maior do Pro S.

a não perder Kia Niro EV vs Volkswagen ID.3 vs Renault Mégane E-Tech. Qual o melhor?

A Volkswagen anunciou ainda que uma bateria mais pequena está nos planos. A garantia para qualquer uma das baterias é de oito anos ou 160 000 km, e deverá ter, pelo menos, 70% da sua capacidade líquida original.

Volkswagen ID.3 2023 a carregar, perfil
© Volkswagen

Quando chega?

A produção do renovado Volkswagen ID.3 (2023) deverá acontecer ainda no mês de abril, com o lançamento a acontecer o verão, e as primeiras entregas no terceiro trimestre do ano, ou seja, no outono. Ainda não foram anunciados os preços.

dois Volkswagen ID.3, de frente e lado
© Volkswagen

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro ano em que o Volkswagen Golf conquistou o título de Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Golf. Vencedor do troféu Carro do Ano 2004 em Portugal