Notícias 1000 cv para o sucessor elétrico do Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio

Antevisão

1000 cv para o sucessor elétrico do Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio

O próximo Alfa Romeo Giulia será o primeiro modelo da marca exclusivamente elétrico e isso inclui o Quadrifoglio.

Alfa Roemo Giulia Quadrifoglio em circuito, traseira 3/4
© Alfa Romeo

Jean-Philippe Imparato, o diretor executivo da Alfa Romeo, falou sobre os planos da marca para os próximos anos e estes incluem um novo Giulia Quadrifoglio, exclusivamente elétrico, com 1000 cv de potência.

Este ano e os próximos prometem ser muito ativos na Alfa Romeo, tendo em conta as palavras de Imparato à publicação britânica Car Magazine.

Depois da chegada do Tonale o ano passado, chegará este ano e em breve a versão híbrida plug-in do SUV — que já pudemos conduzir em Itália —, os «refrescados» Giulia e Stelvio, e ainda um supercarro inspirado pelo divinal 33 Stradale — provavelmente, mas já lá iremos…

Em 2024 será a vez de um pequeno B-SUV, posicionado abaixo do Tonale, em versões mild-hybrid e elétrica.

Ainda não sabemos se chamará Brennero ou não, mas o que sabemos é que será o «irmão» do Jeep Avenger e do correspondente modelo da FIAT — ainda sem nome confirmado, mas será revelado no segundo semestre deste ano —, com os três a serem produzidos em Tychy, na Polónia.

Novo Giulia em 2025 e será exclusivamente elétrico

Será, contudo, em 2025 que veremos efetivamente o passo mais significativo da transição da Alfa Romeo para uma marca 100% elétrica, com a chegada de uma nova geração do Giulia.

Isto porque o novo Giulia será o primeiro Alfa Romeo a ser lançado exclusivamente como elétrico, como confirmou Jean-Philippe Imparato, referindo-se ao lançamento deste também na América do Norte.

“Irei para a América do Norte em 2025 com um modelo 100% elétrico do segmento D. O Giulia vai regressar.

Temos de fazer o design do Giulia que amamos, um Alfa Romeo que todos nós queremos e o Alejandro Mesonero-Romanos (diretor de design) está a trabalhar nele. E regressaremos com algo que é muito emocionante.”

Jean-Phillipe Imparato, diretor executivo da Alfa Romeo

Imparato não se fez rogado e também expôs o que podemos esperar do novo Giulia ao nível da potência e autonomia, indicando potências dos 350 cv até aos 800 cv do Veloce, com o Quadrifoglio a alcançar a barreira dos 1000 cv(!) — praticamente duas vezes mais que o atual Giulia Quadrifoglio.

ALfa Romeo Giulia Competizione em movimento, 3/4 frente
© Alfa Romeo

O diretor executivo da Alfa Romeo quer entregar um carro sem compromissos e desvendou já que terá uma arquitetura elétrica de 800 V — como o Porsche Taycan — para carregamentos mais rápidos, avançando com 700 km de autonomia para o Giulia Quadrifoglio.

Um valor só possível graças à aerodinâmica mais favorável de um modelo mais baixo e com linhas de berlina (poderá adotar um formato similar ao de berlina crossover como o Peugeot 408, de acordo com alguns rumores).

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio

O que também justifica que seja o novo Giulia o primeiro a aparecer, com o sucessor do Stelvio a chegar apenas em 2026, também apenas e só como elétrico. E em 2027 um novo SUV será lançado, posicionado acima do Stelvio, para ir de encontro às preferências dos mercados norte-americano e chinês.

“Em 2027, saltaremos para o segmento E, com um modelo que estará «congelado» em termos de intenção e design no final de 2023. Mas já está completamente «trancado» e financiado na empresa.”

Jean-Phillipe Imparato, diretor executivo da Alfa Romeo

Alfa Romeo está a aceitar depósitos para supercarro, mas ainda não está confirmado

Se os novos Giulia, Stelvio e E-SUV estão confirmados para os anos 2025-27, talvez mais caricato seja o ponto de situação sobre o supercarro inspirado pelo 33 Stradale, que deverá adotar a designação 6C.

Alfa Romeo 8C
O supercarro da Alfa Romeo foi anunciado pela primeira vez em 2018.

Apesar do próprio Imparato o ter confirmado não faz muito tempo, na realidade a sua aprovação final só vai acontecer no próximo dia 17 de abril, como disse à Car Magazine.

leiam também Giulia SWB Zagato. O coupé que falta à Alfa Romeo mas que não vai ter

Porém, mesmo tendo isso em conta, a Alfa Romeo já anda a mostrar o novo supercarro a potenciais clientes e até a aceitar depósitos dos próprios.

“Estamos a trabalhar em algo que possamos colocar ao lado do 8C no nosso museu em Arese. O carro estará esgotado antes de o desvendarmos, isso é uma certeza absoluta. Por isso, se não o fizermos, teremos de devolver os depósitos.”

Jean-Phillipe Imparato, diretor executivo da Alfa Romeo

Sobre o 6C, tal como o fantástico 33 Stradale, será um supercarro com motor em posição central traseira, prevendo-se que seja o «canto do cisne» para o V6 biturbo do Giulia Quadrifoglio que, relembramos, não poderia ter origem mais nobre, concebido e produzido pela Ferrari.

Fonte: Car Magazine