Notícias Juke, Qashqai e X-Trail. Próxima geração dos crossovers da Nissan será 100% elétrica

Antevisão

Juke, Qashqai e X-Trail. Próxima geração dos crossovers da Nissan será 100% elétrica

A promessa foi feita pelo responsável máximo da Nissan na Europa. Os Nissan Juke, Qashqai e X-Trail elétricos chegam entre 2025 e 2027.

Nissan Qashqai vista dianteira 3/4
© Nissan

Talvez não seja uma surpresa total que as próximas gerações dos Nissan Juke, Qashqai e X-Trail sejam totalmente elétricos. Afinal a Nissan quer que os elétricos correspondam a, pelo menos, metade das suas vendas em 2030 e para o conseguir vai precisar de mais elétricos.

A eletrificação dos crossovers da marca, na realidade, já começou com as gerações atuais, com o lançamento de versões híbridas de todos eles.

Agora, Guillaume Cartier, presidente da Nissan para a Europa, revelou à Autocar que o próximo passo é passar à eletrificação total.

Segundo Cartier, esta aposta é uma evolução natural depois de a marca ter lançado a tecnologia híbrida e-Power que encontramos nos Qashqai e X-Trail, que usa o motor de combustão apenas como gerador.

Quando chegam?

Ainda não há detalhes sobre esta nova geração dos crossovers elétricos da Nissan, mas os Juke, Qashqai e X-Trail deverão ser lançados entre 2025 e 2027, com o Juke a ser, muito provavelmente, o primeiro dos três a ser lançado no mercado.

Nissan Juke Hybrid vista dianteira
© Thomas van Esveld / Razão Automóvel Nesta geração o Juke já se eletrificou através de uma variante híbrida. Na próxima será 100% elétrico.

Na base dos três modelos estará a plataforma CMF-EV, a mesma que serve de base ao Ariya ou ao Renault Mégane E-Tech. Fica ainda por confirmar se o mais pequeno Juke não recorrerá, ao invés, à plataforma mais compacta CMF-B EV que vai servir o Renault 5 ou a nova geração do Nissan Micra.

Tendo em conta as datas previstas para os lançamentos, nenhum destes crossovers elétricos «chegará a tempo» de fazer uso das baterias em estado sólido que a Nissan se prepara para lançar em 2028.

Contudo, como David Moss, vice-presidente de investigação e desenvolvimento da Nissan na Europa, prometeu também o lançamento de uma nova geração de baterias de iões de lítio, é de esperar que estes três modelos contem com baterias de maior densidade energética, mais baratas e superior eficiência.

Outra possibilidade avançada por Guillaume Cartier é que estas novas gerações dos Juke, Qashqai e X-Trail elétricos venham a «conviver» com versões equipadas com o sistema híbrido e-Power.

Nissan X-Trail vista dianteira 3/4 em movimento
© Nissan O Nissan X-Trail tornou-se híbrido na atual geração.

Resta saber se isso significa a comercialização em simultâneo das duas gerações ou se as novas gerações incluirão também uma variante híbrida.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Nissan Micra foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal