Notícias Euro NCAP põe à prova mais seis modelos. Cinco estrelas para todos?

Segurança Rodoviária

Euro NCAP põe à prova mais seis modelos. Cinco estrelas para todos?

Kia EV6, Volvo C40, Mercedes-Benz Classe C, Volkswagen Multivan, Opel Astra e Peugeot 308 foram os protagonistas de mais uma ronda de testes do Euro NCAP.

Volvo C40 Recharge crash test

Depois de ter testado apenas três modelos na sua última ronda de testes, a Euro NCAP apresentou de uma só vez os resultados dos testes de meia dúzia de modelos.

Kia EV6, Volvo C40 Recharge, Mercedes-Benz Classe C, Volkswagen Multivan, Opel Astra e Peugeot 308 foram os modelos visados e os resultados obtidos são bem menos «polémicos» do que os que conhecemos da última vez que este organismo decidiu testar a segurança dos modelos vendidos na Europa.

Entre estes, Kia EV6, Volvo C40 Recharge, Mercedes-Benz Classe C e Volkswagen Multivan conseguiram todos as ambicionadas cinco estrelas. Já os Opel Astra e Peugeot 308 alcançaram quatro estrelas.

LEIAM TAMBÉM: Novo limitador de velocidade da Ford não “lê” os sinais
VW Multivan

Os detalhes das cinco estrelas

Numa análise detalhada aos resultados, o Kia EV6 conseguiu uma classificação de 90% na segurança dos adultos, 86% em segurança infantil, 64% em proteção de peões e 87% em assistentes de segurança.

Já o Volvo C40 Recharge confirmou a tradição da marca sueca no campo da segurança e obteve 92% na segurança dos adultos, 89% na segurança infantil, 70% em proteção de peões e 89% em assistentes de segurança.

Kia EV6

Quanto ao Mercedes-Benz Classe C, este alcançou uma classificação de 93% na segurança dos adultos, 89% em segurança infantil, 80% em proteção de peões e 82% em assistentes de segurança. Além das cinco estrelas, o modelo alemão viu ainda o sistema Car-to-X (inserido no serviço opcional Mercedes-me), receber uma menção adicional na forma do prémio “Euro NCAP Advanced”.

LEIAM TAMBÉM: Incêndio controlado ou explosão iminente? A segurança de um autocarro a Gás Natural

Por fim, o Volkswagen Multivan conseguiu uns igualmente impressionantes 90% no campo da segurança dos adultos, obteve 89% em segurança infantil, 69% em proteção de peões e 87% em assistentes de segurança.

E os carros da Stellantis?

Como referimos, dos seis modelos, só o Opel Astra e o Peugeot 308 não chegaram às cinco estrelas de avaliação. Apesar de partilharem bastante entre eles, como a a plataforma e as diversas tecnologias de ajuda à condução, os resultados dos dois modelos da Stellantis diferem em parte.

O Astra conseguiu uma classificação de 80% na segurança dos adultos, 82% em segurança infantil, 67% em proteção de peões e 66% em assistentes de segurança. O Peugeot 308 obteve uma classificação inferior na segurança dos adultos (76% ), mas ligeiramente superior em segurança infantil (84% ), com diferenças mínimas em proteção de peões (68%) e em assistentes de segurança (65%).

Segundo a Euro NCAP, ambos os modelos acabaram prejudicados pela ausência de um airbag central para os casos de colisão lateral e, apesar de contarem com bastantes sistemas de segurança e ajuda à condução “não incluem alguns dos mais recentes avanços introduzidos no mercado”.

Sabe esta resposta?
Quantas estrelas obteve nos testes Euro NCAP a segunda geração do Renault Mégane?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Mégane. Vencedor do troféu Carro do Ano 2003 em Portugal