Euro NCAP põe à prova mais seis modelos. Cinco estrelas para todos?

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Segurança Rodoviária

Euro NCAP põe à prova mais seis modelos. Cinco estrelas para todos?

Kia EV6, Volvo C40, Mercedes-Benz Classe C, Volkswagen Multivan, Opel Astra e Peugeot 308 foram os protagonistas de mais uma ronda de testes do Euro NCAP.

Depois de ter testado apenas três modelos na sua última ronda de testes, a Euro NCAP apresentou de uma só vez os resultados dos testes de meia dúzia de modelos.

Kia EV6, Volvo C40 Recharge, Mercedes-Benz Classe C, Volkswagen Multivan, Opel Astra e Peugeot 308 foram os modelos visados e os resultados obtidos são bem menos «polémicos» do que os que conhecemos da última vez que este organismo decidiu testar a segurança dos modelos vendidos na Europa.

Entre estes, Kia EV6, Volvo C40 Recharge, Mercedes-Benz Classe C e Volkswagen Multivan conseguiram todos as ambicionadas cinco estrelas. Já os Opel Astra e Peugeot 308 alcançaram quatro estrelas.

LEIAM TAMBÉM: Novo limitador de velocidade da Ford não “lê” os sinais
VW Multivan

Os detalhes das cinco estrelas

Numa análise detalhada aos resultados, o Kia EV6 conseguiu uma classificação de 90% na segurança dos adultos, 86% em segurança infantil, 64% em proteção de peões e 87% em assistentes de segurança.

Já o Volvo C40 Recharge confirmou a tradição da marca sueca no campo da segurança e obteve 92% na segurança dos adultos, 89% na segurança infantil, 70% em proteção de peões e 89% em assistentes de segurança.

Kia EV6

Quanto ao Mercedes-Benz Classe C, este alcançou uma classificação de 93% na segurança dos adultos, 89% em segurança infantil, 80% em proteção de peões e 82% em assistentes de segurança. Além das cinco estrelas, o modelo alemão viu ainda o sistema Car-to-X (inserido no serviço opcional Mercedes-me), receber uma menção adicional na forma do prémio “Euro NCAP Advanced”.

LEIAM TAMBÉM: Incêndio controlado ou explosão iminente? A segurança de um autocarro a Gás Natural

Por fim, o Volkswagen Multivan conseguiu uns igualmente impressionantes 90% no campo da segurança dos adultos, obteve 89% em segurança infantil, 69% em proteção de peões e 87% em assistentes de segurança.

E os carros da Stellantis?

Como referimos, dos seis modelos, só o Opel Astra e o Peugeot 308 não chegaram às cinco estrelas de avaliação. Apesar de partilharem bastante entre eles, como a a plataforma e as diversas tecnologias de ajuda à condução, os resultados dos dois modelos da Stellantis diferem em parte.

O Astra conseguiu uma classificação de 80% na segurança dos adultos, 82% em segurança infantil, 67% em proteção de peões e 66% em assistentes de segurança. O Peugeot 308 obteve uma classificação inferior na segurança dos adultos (76% ), mas ligeiramente superior em segurança infantil (84% ), com diferenças mínimas em proteção de peões (68%) e em assistentes de segurança (65%).

Segundo a Euro NCAP, ambos os modelos acabaram prejudicados pela ausência de um airbag central para os casos de colisão lateral e, apesar de contarem com bastantes sistemas de segurança e ajuda à condução “não incluem alguns dos mais recentes avanços introduzidos no mercado”.

Sabe responder a esta?
Quantas estrelas obteve nos testes Euro NCAP a segunda geração do Renault Mégane?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Renault Mégane. Vencedor do troféu Carro do Ano 2003 em Portugal

Mais artigos em Notícias