Notícias Euro NCAP já colocou à prova o Dacia Jogger. Prova superada?

Segurança Rodoviária

Euro NCAP já colocou à prova o Dacia Jogger. Prova superada?

Na mais recente ronda de testes da Euro NCAP, além do Dacia Jogger, também o novo Honda HR-V e o DS 4 foram testados.

Dacia Jogger
@GREG

O Honda HR-V, o DS 4 e o Dacia Jogger foram os protagonistas da mais recente ronda de testes do Euro NCAP, mas tiveram resultados bem diferentes entre si.

Tanto o novo DS 4 como o novo Honda HR-V alcançaram respeitáveis quatro estrelas. No caso do modelo gaulês, quando equipado com um pacote de equipamento de segurança opcional atinge a tão desejada classificação máxima, as cinco estrelas.

Já o Dacia Jogger, o crossover de sete lugares mais barato do mercado, alcançou apenas uma estrela em cinco possíveis, um resultado que fica inclusive aquém das duas estrelas que o Sandero — modelo com que partilha a plataforma. Aliás, por estes modelos terem tanto em comum, a Euro NCAP recorreu aos resultados do Sandero Stepway e aplicou-os ao Jogger onde possível, tendo realizado apenas testes adicionais quando necessário.

Uma classificação que, como veremos mais adiante, não se prende com falhas estruturais ou de insegurança em caso de colisão, mas sim com a ausência de sistemas de segurança ativa — por exemplo: sistema de deteção de peões e/ou ciclistas — cada vez mais valorizados pela Euro NCAP.

A NÃO PERDER: Euro NCAP. Primeiros testes de 2022 colocam à prova Série 2 Coupé, NX, Mégane E-Tech, Polo e Taigo
Euro NCAP Dacia Sandero Stepway2
Dacia Sandero Stepway

Só uma estrela. Porquê?

Naturalmente, grande parte deste resultado é explicado com o facto de a Euro NCAP colocar um peso substancial da sua avaliação sobre os equipamentos de segurança ativa, tais como sistema de travagem autónoma de emergência ou reconhecimento de peões e/ou ciclistas, ou dos os assistentes à condução, como o alerta de saída da faixa de rodagem.

E a verdade é que muitos destes equipamentos não estão disponíveis no Jogger, nem de série nem de forma opcional, o que acaba por prejudicar a avaliação final deste crossover romeno.

Além disso, o Jogger também foi prejudicado na classificação final por não oferecer um aviso sonoro quando os cintos de segurança dos lugares da terceira fila não estão colocados e porque o airbag de cortina lateral não oferece proteção suficiente para quem vai sentado mais atrás.

Euro NCAP Dacia Sandero Stepway2
Dacia Sandero Stepway

Quando escrutinamos os vários resultados nas quatro áreas de avaliação dos testes, percebemos que o Jogger obteve: 70% na proteção de adultos, 69% na proteção de crianças, 41% na proteção de peões e/ou ciclistas e apenas 39% nos assistentes de segurança.

LEIAM TAMBÉM: GPL é a melhor opção? Mais de 1000 km de autonomia no novo Dacia Jogger

HR-V e DS 4 conseguem quatro estrelas

O novo Honda HR-V, por outro lado, teve pontuações mais elevadas: 82% na proteção de ocupantes adultos, 75% na de crianças e 72% na proteção de peões e/ou ciclistas. Já nos assistentes de segurança alcançou 78%.

Por sua vez, o DS 4 somou 85% na proteção de adultos, uns respeitáveis 86% na proteção de crianças e 74% na proteção de peões e/ou ciclistas. Porém, nos assistentes de segurança não foi além dos 65%.

A NÃO PERDER: Honda HR-V. Já o conduzimos em Portugal e temos todos os preços

Ainda assim, e tal como referimos logo no início deste artigo, quando testado com o opcional DS 4 Safety Pack Plus somou pontos adicionais que lhe permitem alcançar as almejadas cinco estrelas, fruto da nota alcançada nos assistentes de segurança, que passou de 65% para 82%.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Dacia Sandero Stepway ECO-G, que usa GPL?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos os Dacia Sandero Stepway GPL e gasolina. Qual a melhor opção?