Notícias Novo limitador de velocidade da Ford não “lê” os sinais

Tecnologia

Novo limitador de velocidade da Ford não “lê” os sinais

Em vez de "ler" os sinais de trânsito este limitador de velocidade recorre à georreferenciação para adaptar automaticamente a velocidade.

FORD LIMITADOR DE VELOCIDADE 3

Sempre polémico e prestes a tornar-se obrigatório o “Assistente Inteligente de Velocidade”, mais conhecido como limitador de velocidade, está já a entrar numa nova era pela «mão» da Ford.

Até agora, a maioria destes sistemas efetua a leitura dos sinais de trânsito através de uma câmara, mas a Ford prescinde desta e adota a tecnologia da georreferenciação.

Designado “Geofencing Speed Limit Control”, este sistema já está em testes na Alemanha, onde os investigadores estão a usar a Ford E-Transit para analisar o impacto dos limites de velocidade em termos de melhoria do fluxo de tráfego e de redução do risco de acidentes.

A NÃO PERDER: Portugal. País de «aceleras» ou de limites de velocidade desajustados?
FORD LIMITADOR DE VELOCIDADE 3
Segundo a Ford este sistema permitira reduzir o número de sinais de trânsito presentes nas cidades.

Os testes estendem-se a todas as zonas de 30 km/h no centro da cidade de Colónia, na Alemanha, e a zonas com limite de velocidade de 50 km/h e de 30 km/h noutros pontos da cidade.

Estes testes resultam de uma colaboração entre a equipa da Ford City Engagement, funcionários municipais das cidades de Colónia e Aachen, e engenheiros de software da Ford em Palo Alto, nos EUA.

Como funciona?

Na prática o funcionamento deste limitador de velocidade com georreferenciação é relativamente simples.

Primeiro os engenheiros da Ford desenvolveram uma tecnologia que conecta o veículo ao sistema de georreferenciação para os localizar por GPS e para troca de dados.

Depois o condutor recebe a informação do novo limite de velocidade no painel de instrumentos, levando a que o veículo reduza, automaticamente, a velocidade programada para a da respetiva zona georreferenciada.

Além de poder ser desativado pelo condutor a qualquer momento, o sistema “Geofencing Speed Limit Control” poderá permitir no futuro que o condutor crie as suas próprias zonas georreferenciadas, estabelecendo ele limites de velocidade que poderão ser tão baixos como 20 km/h.

Este sistema permite ainda a definição de forma dinâmica dos limites de velocidade, ajustando-se à existência de obras na via, à hora do dia ou de qualquer obstáculo na estrada

De acordo com a Ford, além de aumentar a segurança, permitindo aos condutores saberem qual o limite de velocidade mesmo em locais sem sinalização ou onde esta não é tão visível, este sistema permitiria ainda uma redução considerável do número de sinais de trânsito presentes nas cidades.

LEIAM TAMBÉM: Este mapa interativo permite ver onde estão os radares de Lisboa

Por fim, a Ford está ainda a estudar a utilizar a tecnologia de georreferenciação para reduzir a poluição. Como? Usando a Ford Transit Custom híbrida plug-in como exemplo, esta tecnologia faz com que o modo elétrico seja ativado automaticamente sempre que entra numa zona considerada de baixas emissões.

Algo que já vimos na BMW com a tecnologia “BMW eDrive Zones”.

Sabe esta resposta?
Em que modelo se baseava a última geração do Mazda 121?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Antes do Mazda2 Hybrid, também o Mazda 121 usou a mesma «receita»