Notícias Abaixo de zero. Primeiro MINI produzido na China realiza testes de inverno

Fotos-Espia

Abaixo de zero. Primeiro MINI produzido na China realiza testes de inverno

O MINI 100% elétrico já se deixou ver — de forma oficial — nos habituais testes de inverno. O que esperar do primeiro MINI produzido na China?

MINI 3 Portas Elétrico
© MINI

A quinta geração do MINI 3 portas só está programada para chegar ao mercado em 2023, mas tem estado a cumprir os habituais testes de inverno nas estradas geladas do norte da Europa.

E nesse cenário já foi «caçada» por diversas ocasiões. Mas agora foi a própria MINI a divulgar um conjunto de imagens oficiais com os lagos gelados de Arjeplog, na Suécia, como pano de fundo.

Exibindo uma densa camuflagem amarela, que o tem «vestido» durante todo este período de testes, o novo MINI 3 portas tem aparecido em fotos espia ao lado dos antecessores, com a MINI a querer mostrar que o passado da marca britânica não está a ser esquecido neste modelo.

A NÃO PERDER: Testámos o MINI Cooper de cinco portas. Mais do que apenas estilo e imagem?
MINI 3 Portas Elétrico
As baterias não gostam de frio. Os testes em temperaturas negativas são uma «prova de fogo» para os 100% elétricos.

100% elétrico com plataforma dedicada

A MINI confirmou os planos para uma gama totalmente renovada, que vai incluir duas versões do MINI 3 portas (uma a gasolina e outra 100% elétrica) e um pequeno crossover elétrico.

O MINI 3 portas continuará a ser um embaixador da marca, com a diferença de que agora terá duas variantes com uma imagem idêntica, mas assentes em plataformas distintas.

MINI 3 Portas Elétrico traseira
Esta imagem foi captada na Suécia, mas mostrar estradas geladas e carros 100% elétricos nunca foi tão importante para os construtores. Na Noruega, em 2021, os 100% elétricos representaram 65% das vendas de novos modelos.

Esta nova versão 100% elétrica, ao contrário do que acontece com o MINI Cooper SE atualmente em comercialização, terá direito a uma plataforma dedicada, específica para elétricos.

O que dará ao novo MINI 3 portas o potencial de oferecer mais espaço para os seus ocupantes, como também a possibilidade de instalar uma bateria de maior capacidade que a atual de 32,6 kWh (total).

A plataforma provém da Spotlight, o nome da joint venture entre a BMW e a chinesa Great Wall, que fornecerá grande parte dos componentes para este modelo.

Será produzido na China (tal como todos os outros elétricos da marca), na fábrica de Zhangjiagang, com o arranque da produção previsto para daqui a 18 meses.

MINI 3 Portas Elétrico perfil
Mais autonomia? Nesta nova geração deverá contar com uma bateria maior do que a do atual MINI Cooper SE.

Diesel e híbrido plug-in fora dos planos

A partir de 2025 todos os novos lançamentos da MINI serão de modelos totalmente elétricos, mas até lá os motores de combustão interna são para manter.

Por isso mesmo, além do MINI 3 portas elétrico continuará a haver um MINI 3 portas com motores de combustão, mas com plataforma distinta. Virá equipado apenas com motores a gasolina e, além da icónica carroçaria de três portas, estará disponível também como cinco portas e descapotável.

MINI 3 Portas Elétrico Arjeplog

A nova geração com motores térmicos vai assentar numa evolução da atual plataforma FAAR do Grupo BMW, que também servirá de base aos novos BMW X1 e MINI Countryman.

Estes MINI, ao contrário do 100% elétrico, serão produzidos em Oxford, no Reino Unido.

Ainda não existem detalhes em torno das motorizações disponíveis, mas é de esperar que o catálogo seja semelhante ao atual, com um bloco turbo de três cilindros e 1,5 l de capacidade para as versões One e Cooper e um quatro cilindros turbo de 2,0 l para os Cooper S e JCW.

Quanto à existência de híbridos plug-in na gama, está descartada, avançam os britânicos da Autocar, tal como as motorizações Diesel.

MINI 3 Portas Elétrico

No entanto, é possível que estes motores ganhem algum tipo de eletrificação, através de um sistema mild-hybrid, por exemplo.

«Estilo go-kart» será reforçado

Além de mostrar novas imagens deste novo MINI 3 portas em testes, a marca britânica aproveitou para descansar os seus «adeptos» mais fervorosos ao dizer que vai reforçar a ideia de condução «estilo go-kart» que tanto tem sido elogiada ao longo dos anos.

Para isso vai contar com um sistema de tração otimizado, uma configuração de suspensão revista — continuará a manter a suspensão traseira independente — e uma melhor resposta da direção, tudo para que esta nova geração do modelo consiga estar ao nível ou até superar as anteriores no que a sensações dinâmicas diz respeito

Quanto à imagem, essa vai permanecer imediatamente identificável, ainda que com algumas novidades, a começar logo no desenho da grelha dianteira e nos grupos óticos.

Quando chega?

Ainda não está confirmada a data de chegada ao mercado do novo MINI 3 portas, mas tudo indica que só vai acontecer em 2023, já depois de ser sido revelada a nova geração do MINI Countryman, que será conhecida ainda no decorrer deste ano.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volvo P1800?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volvo P1800. O coupé sueco mais especial de sempre está de parabéns