Notícias O Ford Mondeo acabou. Poderá este SUV tomar o seu lugar?

Fotos-espia

O Ford Mondeo acabou. Poderá este SUV tomar o seu lugar?

Onde antes havia uma berlina ou carrinha Mondeo, no futuro poderá haver apenas este novo SUV da Ford. Será que o veremos na Europa?

Fotos-espia Ford SUV
© Razão Automóvel

O Ford Mondeo deixa de ser produzido este mês de março, deixando um vazio no alinhamento da marca da oval azul na Europa.

Porém, um sucessor direto para o Mondeo não parece estar nos planos da Ford para a Europa. Afinal, já foi mostrado um novo Mondeo para a China, assim como o Evos, um crossover assente sobre a mesma base.

Nenhum desses dois modelos terá como destino o «velho continente», mas surge agora uma terceira possibilidade.

Ford Mondeo China
Ford Mondeo para a China.

Novo SUV a caminho

Depois de em janeiro ter sido visto um protótipo de um novo SUV para tomar o lugar da berlina Fusion — o nome dado ao Mondeo na América do Norte — em testes em Dearborn (o quartel-general da Ford), EUA, vemos agora esse novo modelo a testar no norte da Europa.

Apesar da camuflagem, é possível perceber que se trata de um SUV de dimensões generosas e de formas  a tender para o «quadradas», adivinhando-se um bom aproveitamento de espaço.

Segundo os meios norte-americanos, será este o modelo que irá tomar o lugar da berlina Fusion e por isso tem sido chamado, por enquanto, de Fusion Active.

SUV ou crossover a tomar o lugar de outras tipologias mais tradicionais continua a ser uma das fortes tendências de hoje e o caso do Ford Mondeo junta-se a outros recentes, como por exemplo o Citroën C5 X.

Porém, apesar de ter sido visto a testar no norte da Europa, ainda há muitas dúvidas se este novo modelo será comercializado por cá. A acontecer e a tomar o lugar do Mondeo no segmento D, este novo SUV da Ford posicionar-se-á entre o Kuga e o bem maior Explorer.

Vamos ter de aguardar mais alguns meses para ter todas as respostas. Este novo SUV da Ford tem revelação ou para o final deste ano ou para o início de 2023.