Notícias Novo MINI 3 portas só chega em 2023, mas já foi “apanhado” em testes

Fotos-espia

Novo MINI 3 portas só chega em 2023, mas já foi “apanhado” em testes

Prevê-se que a próxima geração do MINI chegue apenas em 2023, mas já foi apanhado um protótipo de desenvolvimento na Suécia para o MINI 3 portas elétrico.

Mini Electric 2023 fotos-espia
© Razão Automóvel

O autocolante “Electric Test Vehicle” denuncia-o. Estamos a ver um protótipo de testes da próxima geração do MINI 3 portas elétrico, bem mais cedo que o habitual — a chegada de uma nova geração só está prevista para 2023.

Porém, apesar da natureza elétrica do protótipo, a próxima geração do MINI manterá em catálogo os motores de combustão interna. Como foi confirmado recentemente, só em 2025 assistiremos ao lançamento do último MINI com motor térmico. A partir daí, todos os novos lançamentos serão de modelos 100% elétricos.

A nova geração do MINI 3 portas mantém a silhueta icónica do modelo — é, para todos os efeitos, o “911” da MINI, pelo que ninguém quer estragar a fórmula —, mas prevê-se que as suas dimensões sejam ligeiramente reduzidas em relação ao modelo atual, indo de encontro às críticas de que o MINI 3 portas… de mini já tinha pouco.

VEJA TAMBÉM: MINI Vision Urbanaut. Mini por fora, Maxi por dentro
MINI Electric fotos-espia
“Velho” vs Novo. © Razão Automóvel

Tendo em conta que as plataformas “tudo à frente” (motor e tração dianteira) disponíveis no Grupo BMW estão dimensionadas para modelos maiores, do segmento C (BMW Série 1, por exemplo e futuro MINI Countryman), obrigou a encontrar uma solução alternativa para garantir que o próximo MINI se mantivesse o mais compacto possível.

A solução foi encontrada no outro lado do mundo, mais precisamente na China, onde a joint venture que a BMW tem com a Great Wall será reforçada com a partilha de uma nova plataforma entre os dois construtores. Esta combinação sino-germânica permitirá as economias de escala necessárias para manter os custos controlados e também uma oportunidade para a MINI crescer comercialmente na China; além de continuar a ser produzido na Europa, também será produzido, pela primeira vez, na China, evitando as elevadas taxas de importação vigentes.

VEJA TAMBÉM: MINI de “cara lavada” chega já na primavera

O que as fotos-espia mostram?

De momento, ainda pouco ou nada se sabe sobre as características ou especificações da nova geração do MINI 3 portas — da mesma plataforma espera-se que haja outras derivações, como uma carroçaria de cinco portas.

Apesar da silhueta ser imediatamente identificável, não devemos levar a sério alguns dos elementos colocados sobre ela, nomeadamente os aros dos faróis ou os farolins traseiros, que não são os definitivos, assim como a falsa entrada de ar sobre o capô. Porém, há diferenças claras entre esta nova geração e a atual, que podemos observar na frente.

MINI Electric fotos-espia
© Razão Automóvel

Reparem nas linhas de corte que separam o capô do para-choques e dos restantes painéis da carroçaria; o capô tipo concha do modelo atual deverá dar lugar a uma solução mais convencional.

Também atrás, na bagageira, vê-se uma linha de corte bastante peculiar — algo ziguezagueante na sua orientação —, atravessando as falsas óticas traseiras.

MINI Electric fotos-espia
© Razão Automóvel

Declarações por parte do responsável máximo da MINI, Bernd Körber, à Autocar, indicam que o design da próxima geração do 3 portas será “o maior passo dos últimos 20 anos” na história do modelo, mas continuará a ser claramente um MINI.

Também é possível ter um vislumbre do novo interior, que promete ser bastante distinto do modelo atual. Do pouco que conseguimos ver constatamos que o tabliê deverá ser dominado por um ou dois ecrãs — uma configuração cada vez mais em voga hoje em dia —, parecendo ter perdido o elemento central de formato circular que tem caracterizado o MINI desde… sempre.

MINI Electric fotos-espia
© Razão Automóvel