NOVIDADES 2022. Aposta da Volkswagen nos elétricos traz de volta a «Pão de Forma»

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

NOVIDADES 2022

«Pão de forma» regressa em 2022 como elétrico, mas há mais novidades na Volkswagen

Desde o reforço da «ofensiva elétrica», à estreia entre os SUV-«Coupé» e ao lançamento da nova Amarok, não faltam novidades à Volkswagen em 2022.

Decidida a estabelecer-se como uma das referências na «era elétrica», entre as várias novidades para 2022, a Volkswagen prepara-se para lançar não um, não dois, mas três novos elementos da «família ID».

Aquele que mais expectativas reúne é, sem grande surpresa, a reencarnação do icónico «Pão de Forma». E não se trata de uma variante elétrica da nova Multivan (T7), lançada no final de 2021, que apesar de estrear uma variante híbrida plug-in, assenta sobre a MEB, a mesma que equipa propostas como o Golf ou o Tiguan.

A nova «Pão de Forma», que deverá chamar-se de ID.Buzz, assentará, em vez disso, na multifacetada plataforma MEB específica para elétricos, e além da versão de passageiros apresentar-se-á também numa variante comercial: o ID. Buzz Cargo.

A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer
VOlkswagen ID.5 e ID.5 GTX

Já vista em várias fotos-espia e até teasers oficiais, o ID.Buzz estará disponível, tal como os seus «irmãos» com baterias que vão desde os 48 kWh até aos 111 kWh. Quanto à autonomia, estima-se que chegue até os 550 km (WLTP).

Também novidade será o ID.5, o «coupé» do ID.4 que chega ao mercado em abril com três variantes: tração traseira com 125 kW (174 cv) ou 150 kW (204 cv) e ainda o mais desportivo ID.5 GTX com 220 kW (299 cv).

Por falar no ID.5 GTX, este será acompanhado pelo terceiro «elétrico desportivo» da Volkswagen, o ID.3 GTX. Antecipado pelo protótipo ID.X e confirmado por Ralf Brandstätter, o presidente da marca alemã, o ID.3 GTX deverá ser o elétrico mais potente da Volkswagen, esperando-se que ofereça valores de potência próximos dos 245 kW (333 cv), debitados pelo protótipo.

Oferta SUV reforçada

Como nem só de elétricos é feito o mercado (pelo menos por enquanto), em 2022 também vão existir novidades da Volkswagen movidas a octanas.

Uma delas é o renovado Volkswagen T-Roc. Depois de cinco anos no mercado, o SUV «Made in Palmela» recebeu um exterior revisto e um interior totalmente novo, mas manteve-se fiel às motorizações que o têm acompanhado, não se «rendendo» ainda à eletrificação.

Já o Volkswagen Taigo é uma novidade absoluta. Com chegada prevista para o final do verão, este será o segundo SUV-«Coupé» da marca alemã (o ID.5 chega primeiro) e deriva do T-Cross e do Polo, recorrendo à plataforma MQB A0. Quanto aos motores, temos apenas propostas a gasolina, entre os 95 cv e os 150 cv, não estando previstas variantes híbridas ou elétricas.

LEIAM TAMBÉM: Grupo Volkswagen. Crise dos semicondutores não vai terminar em 2022

A juntar aos dois SUV, a Volkswagen vai revelar também em 2022 a nova geração da Amarok, mas a chegada ao mercado só deverá acontecer no início de 2023. A pick-up alemã será produzida na África do Sul e vai derivar da já revelada Ford Ranger, não existindo, para já, muitos detalhes acerca desta.

Sabe responder a esta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTi?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”

Mais artigos em Notícias