Notícias Em 2022 a Ferrari faz 75 anos e mostra o Purosangue, o seu primeiro… FUV

NOVIDADES 2022

Em 2022 a Ferrari faz 75 anos e mostra o Purosangue, o seu primeiro… FUV

Em 2022, no ano em que celebra o 75.º aniversário, vamos conhecer, talvez, o Ferrari mais controverso de sempre, o Purosangue.

Ferrari Purosangue fotos-espia
© Razão Automóvel

Não é um erro… A Ferrari diz que o Purosangue, a lançar em 2022, será um FUV (Ferrari Utility Vehicle) e não um SUV (Sport Utility Vehicle). E, coincidência ou não, é impossível não reparar que o lançamento deste inédito e controverso modelo vá coincidir com o 75.º aniversário da marca do Cavalino Rampante.

A marca, desde que nasceu em 1947, dedicou-se a criar apenas e só os mais rápidos e inebriantes GT e supercarros, vai lançar uma proposta de cariz… familiar, com cinco portas e distância ao solo acrescida.

Contudo, o Purosangue promete assumir esse papel de forma distinta relativamente a outros que já vimos, sobretudo quando o comparamos com o Lamborghini Urus, que deverá assumir-se como o seu maior rival.

A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer

Isso acontece porque, ao contrário do Urus — que veremos ser renovado em 2022 —, que partilha a sua plataforma (MLB) e mecânica (4.0 V8 biturbo) com outros modelos «normais», como os Audi Q8, Porsche Cayenne ou Bentley Bentayga, o Purosangue só partilhará com outros Ferrari a sua arquitetura e mecânicas.

O Purosangue terá como ponto de partida a mesma plataforma space frame em alumínio, muito modular e flexível, do mais compacto Roma: motor montado à frente longitudinalmente, atrás do eixo, e transmissão montada atrás (transaxle), para uma melhor distribuição de massas.

Ferrari Purosangue fotos-espia
O Purosangue parece ter muito pouco de SUV nas suas proporções. © Razão Automóvel

Não admira, portanto, que as fotos-espia do FUV mostrem proporções mais próximas das de um GT, com vestígios de shooting brake, de capô longo e habitáculo em posição recuada. Ou seja, a evolução natural dos FF e GTC4Lusso, longe da fórmula SUV «tradicional».

Em matéria de motorizações, a única certeza é que o Purosangue será um híbrido plug-in, com o grupo motriz do SF90 a ser o mais provável de ser usado — V8 biturbo e motor elétrico e transmissão às quatro rodas, via uma caixa de dupla embraiagem. Porém, temos dúvidas que venha com os 1000 cv de potência do superdesportivo.

Ferrari Purosangue fotos-espia
© Razão Automóvel

Também o V6 biturbo híbrido plug-in do novo 296 GTB tem sido avançado como uma possibilidade, para servir de motorização de acesso ao inédito modelo italiano.

E mais?

Em 2021 ficámos a conhecer uma série de novidades: 296 GTB, 812 Competizione (e Competizione A) e, mais recentemente, o Daytona SP3. As entregas de todos estes modelos começarão em 2022 — mesmo a tempo do 75.º aniversário da marca.

Além disto, deveremos conhecer ainda o 296 GTS, a versão descapotável do 296 GTB — já antecipada pela Razão Automóvel em fotos-espia —, e sendo 2022 um ano de tão importante celebração, será que a Ferrari tem alguma surpresa adicional preparada para o seu aniversário? Não apostaríamos contra.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Ferrari a usar o nome Superfast?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferrari 500 Superfast. O primeiro Superfast
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferrari 500 Superfast. O primeiro Superfast