Notícias Surpresa. Também a Ferrari vai ter um Hypercar para Le Mans

Desportos Motorizados

Surpresa. Também a Ferrari vai ter um Hypercar para Le Mans

Será em 2023 que veremos o regresso da Ferrari à mais alta categoria dos campeonatos de resistência, com um LMH (Le Mans Hypercar).

ferrari 2023 LMH

A última vez que vimos a Ferrari concorrer na mais alta categoria dos campeonatos de resistência foi em 1973, ainda nos tempos do WSC (World Sports Car Champioship). O regresso a esse escalão vai acontecer em 2023, 50 anos depois.

A nova categoria LMH, ou Le Mans Hypercar, do FIA World Endurance Championship (WEC), vê-se reforçada assim pela entrada anunciada da histórica marca italiana, que se segue às já confirmadas Toyota e Peugeot (a Aston Martin suspendeu a sua participação), e às menos conhecidas Scuderia Cameron Glickenhaus e ByKolles.

A Ferrari, no entanto, deverá encontrar também concorrentes na nova categoria LMDh (Le Mans Daytona Hybrid), que após alterações nos regulamentos à LMH nivelou as duas em performance (mas não em custos). Audi, Porsche e a Acura são, para já, as marcas confirmadas para esta categoria.

VÊ TAMBÉM: GR010 Hybrid. Este é a máquina com que a Toyota vai “atacar” Le Mans

A participação da Ferrari no WEC, há já muito tempo, tem-se resumido às categorias secundárias (mas não menos importantes), como a GTE Pro. Vai ser uma oportunidade de ver a Ferrari lutar novamente pelas posições cimeiras nas 24 Horas de Le Mans, prova que venceu por nove vezes, mas a última vitória aconteceu em… 1965, com um 250LM.

Ferrari 250LM, 1965
O 250LM foi o último Ferrari a conquistar a vitória absoluta nas 24 Horas de Le Mans, em 1965.

"Em mais de 70 anos de corridas, em pistas de todo o mundo, levámos os nossos carros de rodas cobertas à vitória, explorando soluções tecnológicas de ponta: inovações que surgem na pista e tornam qualquer carro de estrada produzido em Maranello extraordinário. Com o novo programa Le Mans Hypercar, a Ferrari afirma, mais uma vez, o seu compromisso desportivo e determinação em ser uma protagonista nos maiores eventos desportivos automóveis mundiais."

John Elkann, presidente da Ferrari

O anúncio da Ferrari é uma muito boa notícia e foi recebido com entusiasmo por várias entidades reguladoras, como a FIA, na voz do seu presidente:

"O anúncio do compromisso da Ferrari para o FIA WEC com uma entrada no Le Mans Hypercar a partir de 2023 é uma grande notícia para a FIA, a ACO (Automobile Club de l’Ouest) e o mundo mais vasto do desporto automóvel. Acredito no conceito de Hipercarros a competir no FIA WEC e nas 24 Horas de Le Mans relevantes para os carros de estrada. Estou ansioso por ver esta marca lendária assumir este projeto ambicioso."

Jean Todt, Presidente da FIA