Notícias Audi Q8 ganha, não um, mas dois híbridos plug-in

Apresentação

Audi Q8 ganha, não um, mas dois híbridos plug-in

Com a chegada do Audi Q8 TFSI e, a marca alemã vem reforçar a sua gama de híbridos plug-in. Com dois níveis de potência, tem até 47 km de autonomia elétrica.

Audi Q8 TFSI e

Seguindo a tendência de eletrificação que se tornou norma na gama Audi, também o Q8 recebeu não uma, mas duas versões híbridas plug-in, nascendo assim o Audi Q8 TFSI e.

Tal como acontece com o Q7 TFSI e, o novo Q8 TFSI e “casa” o 3.0 TFSI V6 de 340 cv e 450 Nm com um motor elétrico. Na versão mais potente, a Q8 55 TFSI e quattro, a potência máxima combinada ascende aos 381 cv e 600 Nm. Já na versão mais potente, a Q8 60 TFSI e quattro, esse valor sobe para os 462 cv e 700 Nm.

A alimentar o motor elétrico encontra-se uma bateria de iões de lítio com 17,8 kWh de capacidade. Capaz de ser recarregada em cerca de duas horas e meia numa wallbox de 7,4 kW, esta bateria permite uma autonomia em modo 100% elétrico de até 47 km (ciclo WLTP). O único senão é que levou à perda de 100 litros de capacidade da bagageira (é agora de 505 l).

VÊ TAMBÉM: Audi. Motores de combustão interna têm futuro, até os Diesel
Audi Q8 TFSI e

Com uma velocidade máxima de 135 km/h em modo 100% elétrico, o novo Q8 TFSI e tem uma velocidade máxima de 240 km/h e cumpre, na versão 60 TFSI e quattro os 0 aos 100 km/h em 5,4s (na versão menos potente os 100 km/h chegam em 5,8s).

Regenerar energia é a norma

Com dois modos de condução — “Hybrid” e “EV” — o Audi Q8 TFSI e vê o primeiro (Hybrid) ser capaz de funcionar de três formas diferentes: “Auto”, que vai gerindo o uso do motor de combustão e do motor elétrico; “Hold”, que mantém a carga da bateria para ser usada mais tarde e “Charge”, que permite recarregar a bateria com recurso ao motor de combustão.

Como seria de esperar, a versão híbrida plug-in do Audi Q8 conta com um sistema de regeneração de energia. Em travagem este é capaz de gerar 80 kW e quando circulamos em modo “à vela” este gera até 25 kW.

VÊ TAMBÉM: Perfil distinto para o novo Audi Q5 Sportback

De acordo com a Audi, as pré-vendas do Q8 TFSI e deverão começar brevemente. A versão menos potente deverá custar, na Alemanha, a partir de 75 351 euros enquanto a versão mais potente verá o seu preço arrancar naquele mercado nos 92 800 euros.

Para já, tanto o preço em Portugal a data de chegada ao mercado nacional da variante híbrida plug-in do Audi Q8 continuam a ser desconhecidos.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Audi R8 "Green Hell"?