Notícias Euro NCAP. Elétricos Mustang Mach-E e IONIQ 5 brilham em nova ronda de testes

Segurança

Euro NCAP. Elétricos Mustang Mach-E e IONIQ 5 brilham em nova ronda de testes

Na mais recente ronda de testes do Euro NCAP, foram postos à prova o Ford Mustang Mach-E, os Hyundai IONIQ 5, Tucson e Bayon e o Volvo XC40 Recharge, Volkswagen Touareg e Toyota Yaris Cross.

Ford-Mustang-Mach-E Ver vídeo

Na sua mais recente ronda de testes, o Euro NCAP testou nada mais nada menos que sete ligeiros de passageiros e dois ligeiros de mercadorias e, verdade seja dita, os resultados apresentados por este organismo são bem exemplificativos da tremenda evolução a que temos assistido no campo da segurança.

Mas vamos por partes. Os veículos de passageiros testados foram o Ford Mustang Mach-E, Hyundai IONIQ 5, Hyundai Tucson, Hyundai Bayon, Toyota Yaris Cross, Volvo XC40 Recharge e Volkswagen Touareg híbrido plug-in.

Entre estes, só um, o Hyundai Bayon, não conseguiu a nota máxima, ficando-se por umas bem aceitáveis quatro estrelas de classificação. Ainda entre os Hyundai, a “estrela da companhia” foi mesmo o IONIQ 5 que conseguiu obter uma classificação de 88% na segurança dos adultos, 86% em segurança infantil, 63% em proteção de peões e 88% em assistentes de segurança.

Já o Tucson também conseguiu cinco estrelas, com a principal diferença de avaliação face ao IONIQ 5 a ser o valor alcançado no parâmetro dos assistentes de segurança, onde se ficou pelos 70%.

Quanto ao Ford Mustang Mach-E, este conseguiu uns impressionantes 92% no campo da segurança dos adultos, obtendo 86% em segurança infantil, 69% em proteção de peões e 82% em assistentes de segurança. Ainda na proposta da Ford, há a destacar o airbag central e um capô que foi especialmente pensado para a proteção dos peões.

Testado “a meias”

Ao contrário do que é habitual, o novo Toyota Yaris Cross foi testado na Europa e na Austrália, mas nem isso o impediu de se juntar ao Mirai e Yaris no “clube das cinco estrelas”. Quanto à avaliação, o Yaris Cross conseguiu uma classificação de 86% na segurança dos adultos, 84% em segurança infantil, 78% em proteção de peões e 81% em assistentes de segurança.

Já os Volvo XC40 Recharge e Volkswagen Touareg híbrido plug-in conseguiram igualar a avaliação dos seus congéneres com motor de combustão, obtendo ambos as cinco estrelas.

Por fim, os modelos de mercadorias avaliados, as Ford Transit e Transit Custom, passaram a contar com uma avaliação “Ouro” (aos comerciais não são atribuídas estrelas na avaliação), tudo porque foram atualizados com a introdução de avisadores automáticos do uso do cinto de segurança.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo a contar com ESP?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A origem do ESP. Era uma vez um despiste…
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A origem do ESP. Era uma vez um despiste…