Notícias Mais de 800 km com uma carga. Ford Mustang Mach-E consegue recorde mundial de eficiência

Recorde

Mais de 800 km com uma carga. Ford Mustang Mach-E consegue recorde mundial de eficiência

O Ford Mustang Mach-E conseguiu um recorde mundial de eficiência, registando uma média inferior a 10 kWh/100 km, o equivalente a mais 800 km de autonomia.

Ford Mustang Mach-E

O recorde mundial de eficiência alcançado pelo Ford Mustang Mach-E, foi conseguido realizando a maior viagem direta possível na Grã-Bretanha entre John O’Groats e Land’s End, num total de 1352 km.

Desta viagem, fizeram parte da equipa membros como Paul Clifton, correspondente de transportes da BBC, e ainda Fergal McGrath e Kevin Booker, que já reúnem, entre si, vários recordes de economia em veículos a gasolina e Diesel.

Estes afirmaram que “este recorde tem a ver com a demonstração de que os carros elétricos são agora viáveis para todos. Não apenas para viagens urbanas curtas para o trabalho ou para ir às compras, ou como um segundo carro. Mas para a utilização no mundo real”.

VEJAM TAMBÉM: Hyundai Kauai Electric fez mais de 1000 km com uma carga, mas…
Ford Mustang Mach-E
Pronto para a viagem de 1352 km.

Mais de 800 km. Bem mais que os 610 km oficiais

A versão do Ford Mustang Mach-E que foi testada estava equipada com o maior pack de baterias disponível no modelo, com 82 kWh de capacidade útil e com uma autonomia anunciada de até 610 km.

Porém, não nos deixemos enganar pelos mais de 800 km possíveis de atingir com uma carga só nesta viagem. No mundo real, são praticamente impossíveis de atingir, a não ser que sejam especialistas em hypermiling.

Para conseguir atingir este valor desejável, a velocidade média ao longo desta viagem de 27 horas de duração foi cerca de 50 km/h, uma velocidade baixa, quase como se tratasse de uma rota puramente urbana onde os veículos 100% elétricos se sentem particularmente confortáveis.

Ford Mustang Mach-E carregamento
Durante uma das duas paragens para carregar as baterias.

A viagem teve início em John O’Groats, na Escócia, e terminou 1352 km a sul em Land’s End, Inglaterra, ao longo dos quais foram apenas necessárias duas paragens para carregamento, com tempos de carga inferiores a 45 minutos, em Wigan, no Noroeste de Inglaterra, e em Culllompton, Devon.

A equipa afirmou ainda: “A autonomia e eficiência do Ford Mustang Mach-E fazem dele um carro para o quotidiano, bem como para enfrentar viagens imprevisíveis. Realizámos ainda um dia inteiro de testes, com um total de 400 km e ainda tínhamos 45% de carga da bateria para o nosso regresso”.

Ford Mustang Mach-e
Chegada a Land’s End, Inglaterra, com um dos pilotos, Fergal McGrath

Após este teste, o novo Ford Mustang Mach-E passou, assim, a ser o detentor de um Guiness World Record por ser o veículo elétrico com o menor consumo de energia registado no percurso entre John O’Groatse Land’s End, com uma média oficial registada de 9,5 kWh/100 km.

Tim Nicklin da Ford recebe o certificado do recorde, acompanhado pelos pilotos (esq. para a dir.) Fergal McGrath, Paul Clifton e Kevin Booker.

O Ford Mustang Mach-E já começou a chegar aos clientes nacionais. Recordem o nosso primeiro contacto ao crossover elétrico da Ford: