Notícias Euro NCAP. SUV chineses brilham ao lado do Toyota Mirai e do Audi Q4 e-tron

Segurança Rodoviária

Euro NCAP. SUV chineses brilham ao lado do Toyota Mirai e do Audi Q4 e-tron

Na mais recente ronda de testes do Euro NCAP, foram colocados à prova o Toyota Mirai e o Audi Q4 e-tron, bem como dois SUV chineses. Como se saíram?

Toyota Mirai Euro NCAP

A Euro NCAP publicou os resultados da sua mais recente sessão de testes de segurança, onde colocou à prova dois modelos que acabam de chegar ao nosso país: Toyota Mirai e Audi Q4 e-tron.

O novo SUV elétrico da marca dos quatro anéis “arrancou” cinco estrelas, igualando a mesma pontuação dos restantes “primos” do grupo Volkswagen com os quais partilha a plataforma MEB.

Tal como o Volkswagen ID.4 e o Skoda Enyaq, o Audi Q4 e-tron obteve 93% na categoria de proteção de adultos, 89% na proteção de crianças, 66% na proteção de peões e 80% nos sistemas de assistência à condução.

A NÃO PERDER: É assim que a Scania testa a segurança dos seus camiões elétricos

E depois do SUV germânico, o Toyota Mirai respondeu na mesma “moeda”, alcançando igualmente as cinco estrelas nos testes Euro NCAP, provando uma vez mais que os tanques de alta pressão onde está armazenado o hidrogénio não têm qualquer efeito na segurança dos passageiros em caso de acidente.

LEIAM TAMBÉM: Recorde mundial: o Toyota Mirai percorreu 1003 km sem reabastecer

Assim, a berlina nipónica com um sistema de célula de combustível, obteve cinco estrelas e uma classificação de 88% na segurança do adultos, 85% em segurança infantil, 80% em proteção de peões e 82% em assistentes de segurança.

Mas se estas duas “notas” não surpreenderam, o mesmo não se pode dizer da classificação obtida pelos dois SUV chineses que também foram testados: o NIO ES8 e o Lynk & Co 01.

Estes dois modelos “Made in China” foram distinguidos com a classificação máxima de cinco estrelas e chegaram mesmo a destacar-se nas várias categorias. O Lynk & Co 01, tecnicamente muito próximo com o Volvo XC40, impressionou pela pontuação que obteve na proteção de adultos: 96%.

O SUV — animado por uma motorização híbrida — obteve um desempenho especialmente bom no impacto lateral, explica a Euro NCAP, que também destaca o “pacote” de tecnologias de segurança ativa do modelo.

Por outro lado, o elétrico NIO ES8, que já está à venda na Noruega, destacou-se ao obter uma classificação de 92% nos sistemas de assistência à condução, muito por culpa do desempenho do sistema de travagem de emergência.

Os casos da Lynk & Co e da Nio vêem mostrar que o termo ‘Made in China’ já não é uma designação pejorativa, no que à segurança automóvel diz respeito. A demonstrá-lo, estes dois automóveis novos, ambos desenvolvidos na China e com um desempenho extremamente bom nos nossos testes.

Michiel van Ratingen, secretário geral da Euro NCAP

Finalmente, foi ainda colocado à prova o Subaru Outback com motor de combustão, que também conquistou as tão ambicionadas cinco estrelas.