Notícias Aston Martin vai lançar desportivo 100% elétrico já em 2025

Indústria

Aston Martin vai lançar desportivo 100% elétrico já em 2025

Tobias Moers, diretor geral da Aston Martin, detalhou os planos futuros da marca britânica e confirmou um desportivo 100% elétrico já para 2025.

Aston Martin Vantage

A Aston Martin passou por mudanças importantes no ano passado, com Tobias Moers — que liderava a Mercedes-AMG — a substituir Andy Palmer como diretor geral da marca britânica, que tem um plano ambicioso para o futuro.

Em entrevista à revista britânica Autocar, Tobias Moers detalhou os planos desta estratégia — denominada Project Horizon — que inclui “mais de 10 carros” novos até ao final de 2023, a introdução de versões de luxo Lagonda no mercado e diversas versões eletrificadas, onde se inclui um desportivo 100% elétrico.

Recorde-se que recentemente o diretor geral da Aston Martin já tinha confirmado que a partir de 2030 todos os modelos da marca de Gaydon serão eletrificados — híbridos e elétricos —, exceto os de competição.

A NÃO PERDER: A partir de 2030 todos os Aston Martin serão eletrificados… exceto os de competição
Aston Martin Valhalla
Aston Martin Valhalla

O Vanquish e o Valhalla são os dois grandes projetos desta nova era da Aston Martin. Foram antecipados pela primeira vez em 2019, sob a forma de protótipos com motor central traseiro, e estavam destinados a equipar o novo motor V6 híbrido desenvolvido na íntegra pela marca britânica (o primeiro desde 1968).

Contudo, depois da aproximação entre a Aston Martin e a Mercedes-AMG, o desenvolvimento deste motor foi colocado de parte e estes dois modelos devem agora equipar unidades híbridas da marca de Affalterbach.

LEIAM TAMBÉM: Os primeiros Aston Martin DB5 Goldfinger já dispararam as suas metralhadoras
Motor V6 Aston Martin
Aqui está o motor V6 híbrido da Aston Martin.

“Ambos terão um aspeto diferente, mas serão ainda melhores”, disse Moers. Em relação ao motor V6, o “patrão” da Aston Martin foi peremptório: “Encontrei um conceito de motor que não era capaz de cumprir as normas Euro 7. Teria sido necessário outro enorme investimento que era demasiado grande para concretizar”.

Não devemos gastar dinheiro nisso. Por outro lado, devemos investir dinheiro na eletrificação, em baterias e na expansão do nosso portfólio. O objetivo é sermos uma empresa auto-sustentável, embora sempre com uma parceria.

Tobias Moers, diretor geral da Aston Martin

De acordo com o executivo alemão, este objetivo pode ser alcançado já em 2024 ou 2025, sendo que a próxima expansão da marca vai arrancar já na segunda metade deste ano, altura em que o hiperdesportivo Valkyrie será lançado.

RELACIONADO: A jóia da coroa? Já conduzimos o DBX, o primeiro SUV da Aston Martin

Duas novas versões do DBX

No terceiro trimestre de 2021 chega também uma nova versão do Aston Martin DBX, havendo rumores de que será uma nova variante híbrida com motor V6, marcando a entrada de gama do SUV da fabricante do Reino Unido.

Aston Martin DBX
Aston Martin DBX

Mas esta não é a única novidade prevista para o DBX, que em abril do próximo ano vai receber uma nova versão com motor V8, com a mira apontada ao Lamborghini Urus.

Durante esta entrevista, Moers antecipou ainda uma gama “mais ampla para o Vantage e para o DB11”, cuja expansão já começou com o novo Vantage F1 Edition, a versão de estrada do novo Safety Car da Fórmula 1.

Aston Martin Vantage F1 Edition
O Aston Martin Vantage F1 Edition é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,5s.

A esta variante vai somar-se uma ainda mais radical e potente, que resultará no primeiro modelo da Aston Martin cujo desenvolvimento foi seguido de perto por Moers.

RELACIONADO: Aston Martin Vantage F1 Edition: a versão que pode comprar do Safety Car da Fórmula 1

DB11, Vantage e DBS: facelift a caminho

“Temos uma gama de carros desportivos muito envelhecida”, explicou Moers, antecipando um facelift para o DB11, Vantage e DBS: “O novo Vantage, DB11 e DBS serão da mesma geração, mas terão um novo sistema de info-entretenimento e muitas outras coisas novas”.

Moers não confirmou a data específica para a revelação de cada uma destas atualizações, mas, de acordo com a referida publicação britânica, vão acontecer nos próximos 18 meses.

A NÃO PERDER: Bruto. Aston Martin Victor casa V12 NA de 848 cv com caixa manual
Aston Martin DBS Superleggera Volante
Aston Martin DBS Superleggera Volante

Lagonda como sinónimo de luxo

Os anteriores planos da Aston Martin previam o lançamento da Lagonda no mercado — como marca própria — com modelos de luxo, exclusivamente elétricos, para rivalizar com a Rolls-Royce, mas Moers acredita que esta ideia é “errada, porque a dilui da marca principal”.

O “patrão” da Aston Martin não tem dúvidas de que a Lagonda terá que ser “uma marca mais luxuosa”, mas revela que os planos para ela ainda não estão definidos. Contudo, confirmou que a Aston Martin vai produzir variantes Lagonda dos seus modelos existentes, mais focados no luxo, tal como a Mercedes-Benz faz com a Maybach.

Lagonda All-Terrain Concept
Lagonda All-Terrain Concept, Salão de Genebra, 2019 © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Desportivo 100% elétrico em 2025

A Aston Martin vai lançar nos próximos anos versões eletrificadas — híbridas e 100% elétricas — em todos os seus segmentos, algo que Moers acredita representar “ainda mais oportunidades para a marca”.

Um desportivo 100% elétrico é uma dessas “oportunidades” de que Moers fala e será lançado em 2025, na mesma altura em que também deve aparecer uma versão totalmente elétrica do DBX. Contudo, Moers não revelou nenhum detalhe acerca de cada um destes modelos.

Mas enquanto a eletrificação não chega em força à marca de Gaydon, podem sempre apreciar o “cantar” do motor V12 do DBS Superleggera com 725 cv de potência que o Guilherme Costa testou em vídeo para o canal de YouTube da Razão Automóvel:

Sabe esta resposta?
Qual será a potência total do Aston Martin Valkyrie?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Parece que é desta. Aston Martin Valkyrie chega ainda este ano