Notícias Aston Martin Vantage F1 Edition: a versão que pode comprar do Safety Car da Fórmula 1

Apresentação

Aston Martin Vantage F1 Edition: a versão que pode comprar do Safety Car da Fórmula 1

O Aston Martin Vantage F1 Edition é a versão de estrada do Safety Car da Fórmula 1 e apresenta-se com uma aerodinâmica revista e com muito mais potência.

Aston Martin Vantage F1 Edition

A Aston Martin está bem e de boa saúde. Depois do regresso à Fórmula 1 com o AMR21, que no próximo fim-de-semana se vai estrear com Sebastian Vettel e Lance Stroll ao volante, e de ter fornecido os novos carros de segurança da prova, a marca britânica acaba de apresentar o Vantage F1 Edition, que é uma espécie de versão de estrada do novo Safety Car da F1.

O desafio de garantir — a par da Mercedes-AMG — o fornecimento do Safety Car para a Fórmula 1 obrigou a Aston Martin a elevar a fasquia e isso traduziu-se num Vantage mais potente e com uma aerodinâmica mais agressiva. Agora, todas essas modificações foram aplicadas ao Vantage de estrada, que passa a contar com uma versão ainda mais exclusiva.

O Aston Martin Vantage F1 Edition sofreu melhorias ao nível do chassis, da eletrónica e da aerodinâmica, sempre sob o olhar atento de Tobias Moers, diretor executivo da marca britânica e antigo “patrão” da Mercedes-AMG. Mas uma das maiores evoluções aconteceu no motor, que ganhou 25 cv.

VEJA TAMBÉM: A jóia da coroa? Já conduzimos o DBX, o primeiro SUV da Aston Martin
Aston Martin Vantage F1 Edition
Esta é a versão de estrada do Safety Car que esta temporada vai marcar o ritmo do pelotão da Fórmula 1.

Mais potência

O motor V8 biturbo de 4.0 litros — fornecido pela Mercedes-AMG — que equipa o Vantage F1 Edition continua a ser o mesmo que “anima” o Vantage convencional, mas viu a sua potência crescer em 25 cv, para um total de 535 cv e 685 Nm de binário máximo.

Associado a uma caixa automática de 8 velocidades que envia a potência para as duas rodas traseiras, este Vantage F1 Edition é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,5s (3,6s na versão Roadster) e chega aos 314 km/h de velocidade máxima (305 km/h na versão “a céu aberto”).

Aston Martin Vantage F1 Edition
O Aston Martin Vantage F1 Edition é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,5s.

Além do maior “poder de fogo”, o Vantage F1 Edition promete uma dinâmica ainda mais apurada, uma vez que viu aumentada a rigidez do eixo dianteiro e melhorada a suspensão traseira, que agora está mais firme.

Visual (mais) arrojado

Do ponto de vista estético, este Aston Martin Vantage F1 Edition apresenta-se com um pacote aerodinâmico mais radical, também ele inspirado no Safety Car da Fórmula 1.

A enorme asa traseira assume um papel de destaque e transforma por completo o visual deste superdesportivo britânico, além de ser capaz de gerar até 200 kg de carga descendente, ajudando a manter a traseira deste Vantage F1 Edition bem presa ao asfalto.

Aston Martin Vantage F1 Edition
Além da pintura verde tradicional, estão disponíveis três novas cores: preto Jet Black, branco Lunar White e cinza Solid Matte Dark Grey.

O enorme difusor de ar traseiro em fibra de carbono, as quatro generosas saídas de escape e as jantes de 21” de desenho exclusivo também saltam à vista e combinam na perfeição com a tonalidade Aston Martin Racing Green, inspirada no AMR21 e no Safety Car da Fórmula 1.

A NÃO PERDER: A partir de 2030 todos os Aston Martin serão eletrificados… exceto os de competição

O interior também apresenta algumas novidades e apresenta uma mistura de couro e Alcantara, com vários apontamentos em verde lima, vermelho ou cinza. Mas é a inscrição “F1 Edition” na soleira das portas, junto ao logótipo da Aston Martin, que nos lembra que estamos perante uma versão especial.

Quando chega?

Disponível nas carroçarias coupé e roadster, o novo Aston Martin Vantage F1 Edition só chega ao mercado no próximo mês de maio, mas já pode ser encomendado. Os preços no mercado alemão arrancam nos 162 000 EUR.

Enquanto o Aston Martin Vantage F1 Edition não chega, pode sempre ver ou rever o vídeo do ensaio que o Guilherme Costa fez ao Aston Martin Vantage (510 cv) em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado no mercado o Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te deste? Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lembras-te deste? Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)