Notícias Porque é que o recorde de velocidade do Lamborghini Urus no gelo é importante?

Recordes

Porque é que o recorde de velocidade do Lamborghini Urus no gelo é importante?

O Lamborghini Urus foi ao lago Baikal, na Rússia, e tornou-se no SUV mais rápido de sempre no gelo. Serão estes recordes apenas manobras de marketing?

Lamborghini urus

A edição deste ano do festival “Days of Speed” viu o Lamborghini Urus transformar-se no SUV mais rápido do mundo sobe o gelo, alcançando uma velocidade máxima de 298 km/h.

Além de uma manobra de marketing — que marca não quer estar associada a um recorde de velocidade, seja ele sobre que superfície for? — este recorde batido no lago Baikal, na Rússia, esconde outras (boas) razões.

Para o piloto russo Andrey Leontyev, que estava ao volante do Lamborghini Urus recordista, esta ida ao gelo do lago Baikal é mais uma oportunidade para os engenheiros automóveis verem o comportamento das suas criações.

A NÃO PERDER: Porsche Cayenne Turbo ajuda a bater recorde de velocidade… em bicicleta
Lamborghini Urus gelo

"Os engenheiros automóveis podem ver como os seus produtos se comportam quando são levados ao limite numa superfície que é dez vezes mais escorregadia que o asfalto durante chuva torrencial.

Se conseguires manter o controlo de um carro a andar a 300 km/h sobre gelo irregular, passando por cima de lombas com a suspensão a ser levada constantemente ao limite, então conduzir um carro num asfalto molhado ou com geada a 90 km/h não parece grande coisa."

Andrey Leontyev, piloto

 

De acordo com Leontyev, recordes como este ajudam a mostrar que tecnologias de segurança como as que estão presentes no Urus não diminuem a diversão ao volante, só a tornam mais acessível a todos.

Lamborghini Urus gelo

 

“Designers e engenheiros de carros modernos fazem todos os esforços para que os veículos sejam o mais seguros possíveis, ao mesmo tempo que deixam as pessoas desfrutar da experiência de condução”, revela Leontyev.

LEIAM TAMBÉM: Stelvio Quadrifoglio vs Urus. Confronto de pesos-pesados italianos

Lago Baikal, o paraíso de Leontyev

Escusado será dizer que Leontyev é um verdadeiro “speed freak” e o seu sonho sempre foi bater recordes em condições extremas. “Os recordes estavam a ser batidos em sítios com asfalto de grande qualidade ou em desertos de sal, mas na Rússia não temos nada disso. Mas por outro lado, temos muito gelo”, disse.

Lamborghini Urus recorde gelo Rússia

O desejo de Leontyev foi recentemente reconhecido pela FIA e o lago Baikal passou a ser um local de recordes legítimo, onde várias marcas oficiais de velocidade são estabelecidas.

A última das quais foi precisamente a marca estabelecida pelo Lamborghini Urus sobre o gelo, que além de ter batido o recorde de velocidade máxima — pertencia ao Jeep Grand Cherokee Trackhawk — ainda bateu o recorde do quilómetro de arranque, alcançando uma velocidade média de 114 km/h.

“Tenho imenso respeito pelo que eles [Lamborghini] conseguiram: eles fizeram algo que nunca ninguém tinha conseguido antes, tal como eu fiz com que recorde”, atirou o piloto russo, que já bateu 18 recordes neste festival.

RELACIONADO: Evolução. Fotos-espia antecipam Lamborghini Urus “EVO”

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Lamborghini Huracán STO?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lamborghini Huracán STO. Diretamente dos circuitos para a estrada