Notícias TZ4. A Alfa Romeo precisa de um desportivo assim

Design

TZ4. A Alfa Romeo precisa de um desportivo assim

E se a Alfa Romeo lançasse um desportivo inspirado no histórico Giulia TZ? O designer Samir Sadikhov mostra-nos como seria um hipotético TZ4.

Alfa Romeo TZ4
© Samir Sadikhov

A Alfa Romeo está empenhada em dilatar a sua oferta SUV com outros dois modelos: o Tonale (do tamanho de um Peugeot 3008…) e um pequeno crossover ainda com nome por confirmar (será Brennero?) baseado na plataforma CMP (a mesma dos, por exemplo, Peugeot 2008, Opel Mokka ou Citroën C4), com lançamento previsto para, respetivamente, 2022 e 2023.

Mas onde está a Alfa Romeo dos coupés e spiders? Após o fim do 4C, não parece haver planos nesse sentido — nós não sabemos de nada… —, e até compreendemos que faz mais sentido comercial lançar um ou dois SUV.

No entanto, há quem continue a imaginar como seria um novo coupé desportivo da marca de Arese, como este Alfa Romeo TZ4 criado pelo designer Samir Sadikhov deixa antever.

A NÃO PERDER: Raro Alfa Romeo Disco Volante Spyder by Touring à venda. Só foram feitos 7 e este foi o último
Alfa Romeo TZ4
© Samir Sadikhov

Apesar do Alfa Romeo TZ4 remeter para criações mais recentes como o 8C Competizione, a verdade é que a grande inspiração ou influência do designer é o Alfa Romeo Giulia TZ (1963). TZ é acrónimo para Tubolare Zagato e, como o nome indica, foi obra da Carrozzeria Zagato, com linhas da autoria de Ercole Spada, o “pai” de outros modelos lendários como o Aston Martin DB4 GT Zagato.

Os Alfa Romeo TZ e, mais tarde, TZ2 destacavam-se pela sua inovadora traseira coda tronca (traseira truncada), também conhecida por Kamm tail (em alusão às pesquisas aerodinâmicas de Wunibald Kamm) que, basicamente, permite reduzir substancialmente a resistência aerodinâmica.

Este modelo digital respeita precisamente as linhas dessa década (há aqui alguma coisa de Ferrari 250 GTO, não acham?), mas os faróis LED com formato 3D, os espelhos retrovisores laterais esguios, o difusor traseiro muito pronunciado e as duas generosas saídas de escape de formato geométrico não deixam dúvidas de que este é um protótipo de olhos postos no futuro.

LEIAM TAMBÉM: Giulia GTA e Giulia GTAm, foram revelados os mais potentes Alfa Romeo de sempre
Alfa Romeo TZ4
© Samir Sadikhov

Apesar de este Alfa Romeo viver apenas no mundo digital, a execução técnica deste trabalho é irrepreensível. Mas outra coisa não seria de esperar; afinal o seu criador, Samir Sadikhov, já trabalhou com marcas como a Lamborghini e a Genesis.

A NÃO PERDER: Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio (510 cv). BMW M ou Mercedes-AMG fazem melhor?

Escusado será dizer que muito dificilmente este Alfa Romeo TZ4 verá a luz do dia, mas sonhar não custa. Afinal, poucas marcas têm tanta tradição de competição quanto a Alfa Romeo. E por isso mesmo, um desportivo com “ares” de Grand Tourer nunca pode deixar de estar na equação.

Porquê TZ4 e não TZ3, que seria o número mais lógico a seguir ao TZ2? Efetivamente, em 2010 — coincidindo com o centenário da Alfa Romeo —, a Carrozzeria Zagato lançou um TZ3, ou melhor, dois TZ3, que reinterpretavam também os TZ originais: um one-off, o TZ3 Corsa e nove unidades do TZ3 Stradale.

Este último era baseado no… Dodge Viper. Com V10 e tudo.

Imagens da autoria de Samir Sadikhov

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Alfa Romeo 90?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conheces o mais estranho opcional do Alfa Romeo 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Conheces o mais estranho opcional do Alfa Romeo 90?