Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Apresentação

Alfa Romeo 4C Spider 33 Stradale Tributo. O adeus do 4C nos EUA

O Alfa Romeo 4C Spider 33 Stradale Tributo é uma edição especial e limitada do desportivo italiano, marcando também o fim da sua carreira nos EUA.

Já indisponível na Europa, chega agora a vez do Alfa Romeo 4C Spider despedir-se do mercado norte-americano com o lançamento de uma edição especial e limitada, o 4C Spider 33 Stradale Tributo.

O nome não podia ser mais evocativo, sendo um… tributo, a um dos mais fantásticos e belíssimos Alfa Romeo de sempre, o 33 Stradale de 1967, a versão de estrada do Tipo 33 de competição.

O 33 Stradale era exótico e raro — alegadamente, apenas 18 unidades foram produzidas — e por baixo das suas sensuais curvas escondia-se um V8 atmosférico com apenas 2,0 l de capacidade, capaz de debitar 230 cv (depende da unidade, pois houve outros a chegar aos 245 cv) a umas gritantes 8800 rpm. A potência modesta, mesmo para a altura, era compensada pelos parcos 700 kg (a seco) — uma macchina que tens de conhecer mais em pormenor:

TENS DE VER: Alfa Romeo 33 Stradale. Beleza necessária

Regressando ao seu contemporâneo tributo, o Alfa Romeo 4C Spider 33 Stradale Tributo será produzido em apenas — já adivinharam — 33 unidades. Serão as últimas que chegarão aos EUA e marcarão o fim da comercialização deste muito especial modelo por lá.

Destaca-se dos restantes 4C Spider pela sua pintura exclusiva tri-camada Rosso Villa d’Este e pelas jantes de tom cinzento-dourado — evocando o 33 Stradale —, de 18″ de diâmetro à frente e 19″ atrás. Nem a fibra de carbono da monocoque escapou a um tratamento específico, apresentando um tom vermelho transparente.

No interior destaque para os bancos revestidos parcialmente em suede (camurça sintética) e pele em tom tabaco. Também é impossível não reparar nas várias placas numeradas que identificam cada uma das 33 unidades. O caráter especial desta edição vê-se também na oferta de um livro — numerado em correspondência com o carro — concebido pelo Centro Stile da marca italiana, que refere tudo sobre o 4C, desde o seu design à sua produção, e adiciona ainda a história sobre o 33 Stradale.

Nesta série especial muitos dos equipamentos opcionais do 4C Spider passam a ser de série. Desde o escape central da Akrapovic, aos faróis bi-xénon, à asa traseira em fibra de carbono, passando pela oferta de uma capa para o roadster.

O que não mudou neste Alfa Romeo 4C Spider 33 Stradale Tributo foi a sua mecânica. Trata-se do 1,75 l turbo com 240 cv e 350 Nm, acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades, que envia toda a força do quatro cilindros para as duas rodas motrizes traseiras.

Sendo uma edição especial, limitada e, para mais, sendo também as últimas unidades deste desportivo italiano, não admira o preço pedido de 79 995 dólares (aprox. 66 mil euros), 12 mil dólares mais caro que um 4C Spider “regular”.

VÊ TAMBÉM: De Lisboa ao Algarve no Alfa Romeo 4C Spider

 

Sabe responder a esta?
Qual a autonomia elétrica do Citroën C5 Aircross Hybrid?

Mais artigos em Notícias