Notícias Giulia GTA e Giulia GTAm, foram revelados os mais potentes Alfa Romeo de sempre

Apresentação

Giulia GTA e Giulia GTAm, foram revelados os mais potentes Alfa Romeo de sempre

A Alfa Romeo celebra 110 anos, mas quem recebe a prenda somos nós. Uma das siglas italianas mais icónicas de sempre está de volta em dose dupla: o Alfa Romeo Giulia GTA e Giulia GTAm.

Alfa Romeo Giulia GTam

Gran Turismo Alleggerita, ou se preferirem apenas GTA. Uma sigla que desde 1965 é sinónimo do melhor que a Alfa Romeo tem para oferecer em termos de performance e capacidade técnica.

Uma inicial que 55 anos depois, para assinalar o 110º aniversário da marca, volta a estar associada a um dos nomes mais sonantes da história da indústria automóvel: o Alfa Romeo Giulia.

O aclamado Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio foi amplamente melhorado e conhece agora a sua derradeira versão em dose dupla: o Giulia GTA e GTAm. Um regresso às raízes.

VÊ TAMBÉM: Estes são os 5 clássicos reimaginados mais desejados

Alfa Romeo Giulia GTA e GTAm

Dois modelos com a mesma base, a do Giulia Quadrifoglio, mas com propósitos totalmente distintos.

O Alfa Romeo Giulia GTA é um modelo focado em oferecer a máxima performance em estrada, já o Alfa Romeo Giulia GTAm (o “m” corresponde a “Modificata” ou, em português “modificada”) pretende estender essa experiência aos track-day, sem concessões à funcionalidade.

Menos peso e melhor aerodinâmica

Para o novo Alfa Romeo Giulia GTA os engenheiros da marca não se pouparam a esforços. A carroçaria ganhou novos apêndices aerodinâmicos e todos os componentes foram novamente estudados para gerar mais downforce.

Temos agora um novo spoiler dianteiro ativo, saias laterais que ajudam a reduzir o arrasto aerodinâmico e um novo difusor traseiro mais eficaz.

Para ajudar no desenvolvimento aerodinâmico dos novos Giulia GTA e GTAm, os engenheiros da Alfa Romeo contaram o know-how dos engenheiros de Fórmula 1 da Sauber.

VÊ TAMBÉM: Este é o único Alfa Romeo 155 GTA Stradale em existência
Alfa Romeo Giulia GTAm

Além das melhorias aerodinâmicas, os novos Alfa Romeo Giulia GTA e GTAm são também mais leves.

A esmagadora maioria dos painéis de carroçaria dos novos GTA são fabricados en fibra de carbono. Capot, tejadilho, para-choques e guarda-lamas dianteiros e traseiros… enfim, quase tudo! Face ao Giulia Quadrifoglio convencional, são menos 100 kg de peso.

Em termos de ligação ao solo contamos agora com jantes especiais de 20″ com porca de aperto central, molas mais rígidas, suspensões específicas, mantendo os braços em alumínio, e vias 50 mm mais largas.

VÊ TAMBÉM: Yamaha usa Alfa Romeo 4C para testar novo motor elétrico
Alfa Romeo Giulia GTAm

Mais potência e escape Akrapovič

O conhecido bloco em alumínio de origem Ferrari, com 2.9 l de capacidade e 510 cv de potência que equipa o Giulia Quadrifoglio, vê a sua potência subir para os 540 cv nos GTA e GTAm.

Foi nos detalhes que a Alfa Romeo foi buscar os 30 cv adicionais. Todas as peças internas deste bloco construídos 100% em alumínio foram meticulosamente calibradas pelos técnicos da Alfa Romeo.

VÊ TAMBÉM: Descobre as diferenças dos renovados Alfa Romeo Giulia e Stelvio

Além deste reajuste mecânico os técnicos da Alfa Romeo também adicionaram uma linha de escape fornecida pela Akrapovič para melhorar o fluxo de gases e claro… a nota de escape do motor italiano.

Com a ajuda do modo launch control, o Alfa Romeo Giulia GTA é capaz de cumprir os 0-100 km/h em apenas 3,6 segundos. A velocidade máxima deverá superar os 300 km/h sem limitador eletrónico.

VÊ TAMBÉM: O Alfa Romeo Giulia eletrificou-se e vai correr no E TCR

Interior mais radical

Bem vindos ao interior de um carro de corridas com permissão para circular na estrada. Este podia ser o mote dos novos Alfa Romeo Giula GTA e GTAm.

Todo o tablier é forrado a Alcantara. O mesmo tratamento foi dados às portas, porta-luvas, pilares e bancos.

Alfa Romeo Giulia GTAm

No caso da versão GTAm, o interior é ainda mais radical. No lugar dos bancos traseiros surge agora um roll-bar para aumentar a rigidez estrutural do modelo e incrementar a segurança em pista.

Os painéis das portas traseiras foram retirados e junto ao local outrora ocupado pelos bancos surge agora um espaço para a colocação dos capacetes e de um extintor de incêndio. Nesta versão GTAm, os puxadores metálicos das portas foram substituídos por puxadores em… tecido.

Um modelo que transpira competição por todos os poros.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Alfa Romeo Giulia Diesel com 190 cv. Chega para os alemães?
Alfa Romeo Giulia GTAm

Apenas 500 unidades

O Alfa Romeo Giulia GTA e o Giulia GTAm serão modelos muito, mas muito exclusivos ao ter a produção limitada a apenas 500 unidades numeradas.

Todos os interessados já podem efetuar o seu pedido de reserva junto da Alfa Romeo Portugal.

O preço dos novos Alfa Romeo Giulia GTA e Giulia GTAm ainda não são conhecidos, mas não vão contemplar apenas o carro. Além do carro, os felizes proprietários do GTA também vão receber um curso de condução na Alfa Romeo Driving Academy e um pack de equipamento de competição completo exclusivo: capacete da Bell, fato, botas e luvas da Alpinestars.

Alfa Romeo Giulia GTA

Giulia GTA. Foi aqui que tudo começou

O acrónimo GTA significa “Gran Turismo Alleggerita” (o termo italiano para “aligeirado”) e surgiu em 1965 com o Giulia Sprint GTA, uma versão especial derivada do Sprint GT.

A carroceria do Giulia Sprint GT foi substituída por uma versão idêntica em alumínio, para um peso total de apenas 745 kg contra os 950 kg da versão convencional.

VÊ TAMBÉM: Conheces o mais estranho opcional do Alfa Romeo 90?

Além das mudanças na carroçaria, o motor de quatro cilindros atmosférico também foi modificado. Com ajuda dos técnicos Autodelta — a equipa de competição da Alfa Romeo na altura — o motor do Giulia GTA conseguiu atingir uma potência máxima de 170 cv.

Alfa Romeo Giulia GTA

Um modelo que ganhou tudo que havia para ganhar na sua categoria e que deu corpo a um dos Alfa Romeo mais desejados de sempre ao aliar performance, competitividade e elegância num só modelo. 55 anos depois, a história continua…

Sabe esta resposta?
Qual é a cilindrada do Alfa Romeo 4C Spider?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

De Lisboa ao Algarve no Alfa Romeo 4C Spider
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

De Lisboa ao Algarve no Alfa Romeo 4C Spider