Notícias Sai da frente, 911 GT2 RS. Lamborghini Aventador SVJ é o novo rei do Nürburgring

Atenção, Porsche!

Sai da frente, 911 GT2 RS. Lamborghini Aventador SVJ é o novo rei do Nürburgring

Menos de um ano após perder o ceptro para a Porsche, a Lamborghini acaba de recuperar o recorde da volta mais rápida ao Nürburgring. Com o novo Aventador SVJ.

Lamborghini Aventador SVJ Recorde Nurburgring 2018

A notícia começou por ser avançada pela The Drive, com base num suposto descuido da publicação alemã Auto Motor und Sport, que terá tido acesso, em primeira mão, à informação. Sendo que, apenas algumas horas passadas, é confirmada pela própria marca: o novo Lamborghini Aventador SVJ (Super Veloce Jota) acaba de bater o recorde da volta mais rápida ao circuito de Nürburgring, que até aqui pertencia ao Porsche 911 GT2 RS.

A marca de Sant’Agata Bolognese tem divulgado vários teasers sobre a sua mais recente “arma”, com a qual já havia assumido pretender recuperar o ceptro que já foi do Huracán Performante, confirmando agora que o Lamborghini Aventador SVJ terá conseguido cumprir uma volta ao “inferno verde”, com o italiano Marco Mapelli ao volante, em apenas 6min44,97s. Suplantando, dessa forma, os 6min47,25s obtidos pelo Porsche com o piloto Lars Kern ao volante.

Ainda de camuflado e com apresentação mundial agendada apenas para a Monterey Car Week, em agosto, o Lamborghini Aventador SVJ parece, de resto, ter sido criado também com este propósito.

RELACIONADO: Lamborghini Huracán Performante: o carro de produção mais rápido no Nürburgring?

Segundo avança o fabricante, o modelo beneficia não apenas de uma evolução mais radical da aerodinâmica, com elementos ativos, a que deu o nome de Aerodinamica Lamborghini Attiva, estreado no Huracán Performante, mas também de mais cavalos extraídos do V12 de 6,5 l — acima dos 740 cv do Aventador S —, uma maior rigidez torcional, quando comparado com o Aventador LP 750-4 SV e, por fim, de pneus Pirelli P Zero Corsa específicos — para a obtenção do recorde, no entanto, recorreu aos opcionais Pirelli P Zero Trofeo R, pneus semi-slicks.

O Lamborghini Aventador SVJ passa assim a figurar entre os três carros mais rápidos que alguma vez já fizeram Nürburgring. Sendo suplantando apenas pelo Porsche 919 Hybrid Evo, um superdesportivo que necessariamente figura num campeonato à parte, e pelo McLaren P1 XP1 LM Prototype, que, como próprio nome indica, não passou de um protótipo — ainda que o preparador britânico Lanzante tenha adaptado a proposta para utilização em estrada.

Também como forma de evitar polémicas idênticas às registadas com o Performante, a Lamborghini avança ainda, no comunicado entretanto divulgado, que a nova marca foi registada através da utilização de câmaras no exterior e interior, equipamento de telemetria gerido pela Remak, que também fiscalizou o tempo e a certificação GPS.

Recordes também na produção

Entretanto, a Lamborghini anunciou ter atingido outras duas marcas, desta feita, na produção.

Sete anos após o lançamento do modelo no mercado, a marca de Sant’Agata Bolognese anuncia que já fabricou um total de 8000 unidades do Lamborghini Aventador. Com o chassi número 8000 a pertencer a um Aventador S Roadster, que tem como destinatário um cliente no Japão.

Com um total de 11 000 Huracán e 8000 Aventador já vendidos, só na primeira metade de 2018, a Lamborghini segue a alta velocidade para ter mais um ano recorde de vendas

Quanto ao segundo “recorde”, diz respeito ao Huracán, que, quatro anos após o início da comercialização, acaba de atingir a marca das 11 000 unidades produzidas, com o chassis nº 11 000 a ter como destino o mercado italiano.

Lamborghini recorde produção 2018

De resto, a Lamborghini avança ainda que as suas vendas aumentaram 11%, para os 2327 carros entregues, na primeira metade de 2018, graças, em grande parte, ao desempenho do Huracán, que viu as suas vendas aumentar das 1400 unidades, na primeira metade de 2017, para as 1604 viaturas, no primeiro semestre de 2018.

Sabe esta resposta?
Qual o comprimento do novo Mercedes-Benz Classe A Limousine europeu?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz Classe A Limousine. Não, não é o novo CLA