Notícias Lamborghini Huracán Performante vs Porsche 911 GT2 RS. Qual o mais rápido?

Duelo em circuito

Lamborghini Huracán Performante vs Porsche 911 GT2 RS. Qual o mais rápido?

O 911 GT2 RS bateu o tempo do Huracán Performante no Nürburgring. Será que a hierarquia permanece também no muito mais pequeno circuito de Hockenheim?

Lamborghini Huracán Performante contra Porsche 911 GT2 RS Ver vídeo

A guerra por ser o mais rápido continua ao rubro. Se em linha reta temos titãs como Koenigsegg Agera e o Bugatti Chiron a atingir velocidades que costumavam estar no reino da fantasia e a conseguir atingi-las mais “depressa que uma bala”, quando adicionamos curvas ao mix, os pretendentes à coroa são outros.

O Lamborghini Huracán Performante abriu as hostilidades ao destronar o hiper Porsche 918 Spyder no circuito de Nürburgring, com um tempo canhão de 6:52. Para recordar, o Performante, como o nome indica, é a versão mais pujante (para já) do Huracán. O V10 naturalmente aspirado de 5.2 litros debita cerca de 635 cv e está colocado em posição central traseira. A eficácia é garantida pela tração integral e a aerodinâmica ativa.

Lamborghini Huracán Performante
Lamborghini Huracán Performante

Mas o Nürburgring é o “pátio” da Porsche. Ela não ia ficar a ver os “touros” passar. A marca de Estugarda apresentou, mais recentemente, o balístico 911 GT2 RS, simplesmente o 911 mais potente de sempre. Os 700 cv extraídos do seis cilindros boxer biturbo permitiram ao tudo-atrás — motor atrás e tração traseira— da Porsche suplantar o tempo do Huracán em cinco segundos, com um tempo final de 6:47. A ordem no universo estava reposta.

RELACIONADO: Duelo no Nürburgring. Huracán Performante e 911 GT2 RS «lado a lado»

Novo duelo, agora em Hockenheim

Agora, a Sport Auto teve oportunidade de testar os dois em simultâneo, no muito mais curto, mas não menos exigente, circuito de Hockenheim, também na Alemanha. Os tempos por volta são pouco superiores a um minuto — o circuito curto de Hockenheim tem apenas 2,6 km — e o piso é muito mais suave que as expressivas rugas do “inferno verde”.

Pelo que impressiona a diferença entre as duas máquinas. Primeiro que tudo, ambos os pretendentes suplantaram o anterior detentor da volta mais rápida, o extremista Lotus 3-Eleven. Mas o que acabou por surpreender foi os 1,7 segundos de diferença entre o 911 e o Huracán num circuito tão curto. 

Porsche 911 GT2 RS
Porsche 911 GT2 RS

Qual foi o mais rápido?

A ordem “natural” prevaleceu. O Porsche 911 GT2 RS superiorizou-se ao Lamborghini Huracán Performante. Efetuou um tempo de 1 min e 3,8 seg, contra 1 min e 5,5 seg do Huracán. Num circuito tão curto seria expectável uma diferença menor, na casa das décimas — relembremos que foi apenas de cinco segundos nos 20 km do Nürburgring. Mas não. O 911 GT2 RS é simplesmente demolidor.