Salão de Genebra 2017. Daqui vão nascer os carros do futuro

Salão de Genebra 2017. Daqui vão nascer os carros do futuro

2017 Mercedes-AMG GT concept em Genebra

Reunimos num só artigo os concepts que marcaram presença no Salão de Genebra. Dos quase modelos de produção às propostas mais futuristas.

O Salão de Genebra serviu mais uma vez de montra não só para os veículos de produção, que brevemente veremos nas estradas, mas também para as criações mais exóticas que antecipam o futuro.

Desde modelos de produção disfarçados de concepts, a propostas mais futuristas, para cenários mais longíquos. Houve de tudo em Genebra, mas neste artigo vamos dedicar-nos exclusivamente aos concepts mais marcantes do salão helvético. De A a Z:

Audi Q8 Sport

2017 Audi Q8 Sport em Genebra

Este concept, que já conhecíamos de Detroit, antecipa o futuro topo de gama dos SUV da marca alemã. Em Genebra, ganhou uma versão Sport e foi apresentado com um motorização híbrida, totalizando 476 cv e 700 Nm. Descobre mais sobre o Q8 Sport aqui.

Bentley EXP12 Speed 6e

2017 Bentley EXP12 Speed 6e em Genebra

Uma das surpresas do salão. Não só por ser uma apaixonante versão roadster do já de si belo Bentley EXP10 Speed 6, como também pela escolha de uma propulsão totalmente elétrica. Conhece-o em mais pormenor.

Citroen C-Aircross

Estarão os monovolumes a caminho da extinção? Parece que sim. Também a Citröen irá substituir o C3 Picasso por um crossover, antecipado pelo Citröen C-Aircross concept. Mais sobre o modelo aqui.

Hyundai FE Fuel Cell

2017 Hyundai FE fuel cell em Genebra

A Hyundai continua a apostar nas células de combustível e no hidrogénio. O aspeto futurista deste concept antecipa um novo crossover a ser lançado em 2018, substituindo o Tucson ix35 Fuel Cell.

Comparando com este, esta nova geração – a quarta da tecnologia fuel cell – é 20% mais leve e 10%  mais eficiente. A densidade da energia da pilha de combustível é superior em 30%, o que justifica a autonomia anunciada de 800 km.

Pininfarina H600

2017 Pininfarina H600 em Genebra

Os esforços combinados da Pininfarina e do Hybrid Kinetic Group deram origem a este H600. Uma elegante berlina executiva 100% elétrica de proporções clássicas, capaz de performances avassaladoras.

O H600 debita mais de 800 cv, transmitidos às quatro rodas, sendo capaz de cumprir os 0-100 km/h em apenas 2,9 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h, mas o que impressiona é a autonomia. A Pininfarina anuncia 1000 km de autonomia (ciclo NEDC) para o H600. Como é possível? Graças ao que é definido pelo estúdio como “super baterias”, e a valiosa contribuição de um gerador na forma de uma micro-turbina.

Infinity Q60 Project Black S

2017 Infiniti Q60 Project Black S em Genebra

A Infiniti presenteou-nos no salão helvético com um hipotético topo de gama para o seu coupé Q60. Não será comercializado em Portugal mas prendeu o nosso interesse, devido à integração da tecnologia hibrída proveniente da F1, numa parceria com a Renault Sport Formula One Team.

A energia cinética da travagem e energia térmica dos gases de escape é recuperada e armazenada em baterias de lítio de descarga rápida. Essa energia será usada para incrementar a aceleração e eliminar o turbo lag, adicionando até 25% de potência ao V6 de 3.0 litros da marca. Não existem números concretos, mas considerando os 400 cv que o V6 debita atualmente, significaria 500 cv com o complemento dos eletrões.

Italdesign Boeing Pop.Up

2017 Italdesign Airbus Pop.Up em Genebra

A Italdesign e a Boeing juntaram-se para refletir sobre a mobilidade no futuro e o resultado foi o Pop.Up. Sem dúvida o concept mais concept do salão.

O Pop.Up mais que um veículo, é um sistema. Com o objectivo de fornecer um serviço de transporte porta a porta, o Pop.Up, é totalmente autónomo e é chamado através de uma app. Com o destino inserido, o programa calcula a melhor forma de chegar ao destino. Como se pode ver, chegar ao destino pode implicar terra ou… ar! Fantasia ou possível cenário futuro?

Jaguar I-Pace

Estreia europeia do primeiro veículo elétrico da marca. O I-Pace não esquece as suas origens e mantém o apelo de qualquer outro Jaguar. Sabe mais sobre o I-Pace aqui.

Mercedes-Amg GT concept

2017 Mercedes-AMG GT Concept em Genebra

Uma das estrelas do salão antecipa futuro rival para o Porsche Panamera. Fica a conhecê-lo.

Mercedes-Benz Classe X

2017 Mercedes-Benz Classe X em Genebra

A Mercedes vai ter a sua própria pick-up. Baseada na Nissan Navara, foi profundamente revista tanto por dentro como por fora, para fornecer uma verdadeira experiência premium. De momento apenas um concept, estará disponível a partir de 2018.

Nanoflowcell Quant 48 volt

2017 Nanoflowcell Quant 48 volt em Genebra

De todos os veículos elétricos presentes, este continua a ser o mais intrigante. Desde 2014 que o seu sistema propulsor e, sobretudo, de armazenamento de energia nunca parou de evoluir.

Ao contrário de outros elétricos, o Quant não necessita de carregar baterias, mas sim, quando necessário, “atestá-las”. O Quant vem equipado com dois tanques de 200 litros cada contendo líquidos iónicos, um carregado positivamente e outro negativamente.

Ao serem bombeados através de uma membrana geram eletricidade capaz de locomover o veículo. Os líquidos – na sua essência água com sais metálicos -, permitem uma autonomia de 1000 km antes de serem substituídos. Arranjar líquidos iónicos é que pode ser um problema. De resto, os números são impressionantes. Os mais de 760 cavalos permitem ao Quant atingir 300 km/h e atingir os 100 km/h em 2.4 segundos. Se algum dia veremos algo do género a ser produzido? Não sabemos.

Peugeot Instinct

2017 Peugeot Instinct em Genebra

A interpretação da Peugeot do que deve ser o veículo autónomo do futuro. Vê mais aqui.

Renault Zoe e-Sport

2017 Renault Zoe e-Sport em Genebra

Um Renault Zoe com 462 cavalos. Que mais há a dizer? Muito.

Ssangyong XAVL

2017 Ssangyong XAVL em Genebra

A marca coreana mais conhecida por atrocidades visuais como o Rodius, trouxe até Genebra um concept bem mais apelativo. O XAVL tenta combinar o melhor de dois mundos: monovolumes e crossover. Tem espaço para sete, e o estilo é mais uma evolução da linguagem recente dos seus modelos. O significado de XAVL? É um acrónimo para eXciting Authentic Vehicle Long…

Toyota i-Tril

2017 Toyota i-Tril em Genebra

O ano é 2030 e este concept é a visão da Toyota para as deslocações urbanas. Desenvolvido a partir do i-Road, o i-Tril cresce em dimensões permitindo transportar três passageiros, com o condutor em posição central.

Do i-Road mantém o sistema Active Lean, que permite a inclinação do veículo nas curvas, tal e qual uma mota. O i-Road é elétrico e a Toyota anuncia uma autonomia de 200 km. Destaca-se a ausência de pedais para controlar o veículo, com comandos mais semelhantes aos de uma consola de jogos.

Vanda Electric Dendrobium

2017 Vanda Eletrics Dendrobium em Genebra

O primeiro superdesportivo de Singapura é elétrico e promete performances de respeito. Chegará à linha de produção? Conheçam-no em pormenor.

Volkswagen Sedric

A visão da Volkswagen para um veículo totalmente autónomo, onde o ocupante apenas determina o destino. É este o futuro do automóvel? Saibam mais aqui.

Todas as novidades do Salão de Genebra aqui