Especial As grandes novidades do Salão de Genebra 2017

Especial Salão de Genebra

As grandes novidades do Salão de Genebra 2017

A Razão Automóvel regressa às margens do Lac de Genéve para a 87ª edição do Salão Automóvel de Genebra. Estas são as principais novidades que vais poder ver no Salão Helvético.

De 7 a 19 de março, todos os amantes de automóveis vão estar de olhos postos no Salão de Genebra, um certame que reúne num só local – o centro de exposições Palexpo – aquilo que de melhor se faz na indústria automóvel. Como já é habitual vais poder acompanhar tudo aqui na Razão Automóvel.

|  Página 1  >>

Nós vamos lá estar em direto, nos dias reservados à imprensa (7 a 8 de março), para te trazer todas as novidades em primeira mão através do nosso site e redes sociais.

Desde os desportivos mais exóticos e potentes aos citadinos mais práticos e eficientes, na 87ª edição do Salão de Genebra não vão faltar os últimos modelos das melhores marcas e preparadoras. Estes são os modelos previstos para o certame helvético (lista em atualização):

AC Schnitzer ACL2S

No ano em que cumpre o seu 30º aniversário, a AC Schnitzer vai levar até ao Salão de Genebra o seu novo «brinquedo», de novo baseado no BMW M235i Coupé. 400 cv de potência e 600 Nm de binário são números a reter no novo ACL2S. Ver mais aqui.

Alfa Romeo Stelvio

O Salão de Genebra será o palco da estreia europeia do novo Alfa Romeo Stelvio, o SUV da marca italiana. Quem é que pode dizer que não a um SUV com um motor de origem Ferrari? Deverá ser  também a primeira vez que o Alfa Romeo Stelvio aparecerá em público na versão “First Edition”Ver mais aqui.

Alpina B5

Alpina B5 teaser

Enquanto a BMW se vai preparando para apresentar o mais desportivo BMW M5, a Alpina parece não querer perder tempo e levará a Genebra dois novos desportivos inspirados na berlina e carrinha bávaras. Ver mais aqui.

Alpine A110

O renascimento da Alpine é um dos momentos mais aguardados do próximo ano, e como tal, a estreia no Salão de Genebra do Alpine A110 afigura-se como um dos momentos altos do certame helvético. Motor central, tração traseira e design inspirado no icónico Berlinette são apenas alguns dos ingredientes. Ver mais aqui.

Aston Martin DB11 Q

Para dar uma nova vida ao departamento Q by Aston Martin, um serviço de personalização que desde 2012 dá oportunidade aos clientes da marca de comprarem um desportivo à sua medida, a marca britânica desenvolveu um kit estético para Aston Martin DB mais potente de sempre. Ouro sobre azul? Ver mais aqui.

Audi SQ5

Depois de brilhar em Detroit, o SUV desportivo de Ingolstadt regressa ao «velho continente» para a premiere europeia. Embora tenha trocado o anterior bloco 3.0 litros V6 por um novo motor 3.0 TFSI V6, a potência mantém-se nos 354 cv, mas o binário cresceu para os 500 Nm (+31 Nm). Ver mais aqui.

Audi RS Q5

Se os 354 cv de potência do SQ5 não forem suficientes, a Audi preparou uma variante ainda mais apimentada do seu bestseller no segmento SUV, não só a nível mecânico mas também a nível estético. O Audi RS Q5 faz parte de uma fornada de modelos mais desportivos da «marca dos anéis» para os próximos anos. Ver mais aqui.

Audi RS3 Sportback

Mais do que as ligeiras mudanças cosméticas, o grande destaque do novo Audi RS3 Sportback são os 400 cv de potência e os 480 Nm de binário. O hatchback alemão junta-se assim à versão Limousine como os modelos mais dinâmicos e potentes da família A3. Ver mais aqui.

Audi RS 5

O RS5 DTM é a nova arma da marca alemã para «atacar» o Campeonato Alemão de Carros de Turismo, mas é o modelo de produção que deverá roubar as atenções no Salão de Genebra. Ver mais aqui. Nota: imagem meramente especulativa.

Bentley Continental Supersports

Prometido é devido. Prestes a esgotar os últimos cartuchos da atual geração do Continental, a Bentley não deixou os créditos por mãos alheias e revelou aquele que é o “mais potente, mais rápido, mais radical” Bentley de sempre. O Continental Supersports só chega ao mercado no final deste ano, mas a apresentação mundial é já no Salão de Genebra. Ver mais aqui.

|  Página 1  >>

Black Cuillin Grand Touring

Se nunca ouviram falar do nome Black Cuillin, não se preocupem: até ao momento, pouco ou nada se sabe sobre este modelo, que vai ser desenvolvido pela Eadon Green. Para já, a empresa britânica não quer revelar pormenores, mas as patentes do Black Cuillin dão a entender que irá roubar inspiração aos modelos da década de 30 e 40, mas com o melhor da tecnologia atual.

BMW Série 4

Porque os rivais do segmento não dão tréguas, a BMW vai apresentar uma ligeira atualização do seu Série 4, disponível em todos os elementos da família: coupé, cabriolet, gran coupé e M4. Ver mais aqui.

BMW Série 5 Touring (G31)

Mas o BMW Série 4 não estará sozinho no stand da marca de Munique em Genebra. Na ausência de uma versão M5 Touring (que não está nos planos da marca), vamos ter de nos contentar com a versão mais “bem comportada”. Isto porque a carrinha bávara adota todas as novidades – quer a nível estético, dinâmico e tecnológico – da versão limousine (G30) mas com ainda maior versatilidade. Ver mais aqui.

Citroën C-Aircross

O lançamento do C4 Cactus em 2014 deu início a uma ofensiva de produtos diferenciados por parte da Citroën, que passou também pelo novo C3 e vai continuar em 2017 com o Citroën C3 Picasso. Enquanto não chega, o protótipo Citroën C-Aircross antecipa aquele que será o modelo de produção do C3 Picasso. Ver mais aqui.

Citroën SpaceTourer 4×4 Ë Concept

Citroën SpaceTourer 4x4 Ë Concept (1)

Se por um lado a marca francesa deu o braço a torcer e preparou um modelo com tiques de SUV (em cima), por outro a Citroën vai continuar a apostar em força nos monovolumes, e a prova é esta versão mais aventureira e descomprometida do SpaceTourer que já conhecemos. Ver mais aqui.

Dendrobium

No que toca aos superdesportivos, o Dendrobium promete roubar as atenções do público presente no certame helvético. O motivo é simples: aliado a um design de cortar a respiração, a marca proveniente da Malásia recorreu à tecnologia da Fórmula 1 para desenvolver a motorização (híbrida) daquele que será o seu primeiro desportivo. Ver mais aqui.

DS 7 Crossback

A DS vai estrear-se em breve no segmento SUV com três novos modelos, e o primeiro deles é o DS 7 Crossback. O novo modelo integra a plataforma EMP2 do Grupo PSA (partilhando componentes com o Peugeot 3008) e apresenta-se na sua versão de produção no Salão de Genebra. Ver mais aqui.

|  Página 1  >>

Elextra

Elextra é a designação do projeto que une o empresário dinamarquês Poul Sohl e o designer suíço Robert Palm. Esta dupla pretende angariar investidores que apostem na produção de um desportivo elétrico, e vai aproveitar o Salão de Genebra para apresentar pela primeira vez as formas deste modelo. Ver mais aqui.

Ferrari 812 Superfast

Ferrari 812 Superfast

Ao que parece, o sucessor do Ferrari F12 Berlinetta já foi desvendado a um grupo restrito de potenciais clientes da marca. Como (quase) sempre acontece, não demorou muito até ficarmos a conhecer alguns pormenores da ficha técnica do desportivo italiano. Até agora, ainda não há qualquer confirmação oficial, mas só para aguçar o apetite fiquem com os seguintes números: 800 cv de potência e 718 Nm de binário máximo extraídos de um motor V12 atmosférico de 6.5 litros de capacidade. Ver mais aqui.