Notícias Lamber as feridas. Jaguar prepara ofensiva e muda de estratégia

Novidades 2023

Lamber as feridas. Jaguar prepara ofensiva e muda de estratégia

Em 2023 a Jaguar vai desvendar os primeiros detalhes do seu novo elétrico e vai renovar o F-Type e o I-Pace.

futuro jaguar elétrico tapado com pano
© Jaguar

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

A Jaguar pode mostrar já este ano o primeiro vislumbre do seu próximo modelo 100% elétrico, que só chegará ao mercado em 2025. Após um relançamento que não correu como o esperado, a conhecida marca inglesa prepara um novo ciclo.

Quem o diz é Adrian Mardell, diretor executivo interino da empresa, que assumiu o cargo em novembro de 2022, após a saída abrupta de Thierry Bolloré. Em declarações à Auto Express este responsável revelou que o processo de reinvenção da Jaguar está a correr como planeado.

A não perder: No futuro da Jaguar há uma “Panthera”

Uma das peças chave para a reinvenção da marca britânica passa pelo desenvolvimento de uma plataforma exclusiva para os seus futuros modelos elétricos, denominada Panthera.

Jaguar Future-type
© Jaguar Em 2017 a Jaguar revelou o Future-Type, a visão da marca para um futuro elétrico e autónomo em 2040. Será que a reinventada Jaguar que veremos chegar em 2025 será tão ousada como este concept?

Com esta plataforma a Jaguar pretende «atacar» uma nova era de eletrificação, onde o I-Pace — atualmente o seu único 100% elétrico — terá a companhia de uma nova família de modelos exclusivamente elétricos.

A Jaguar estabeleceu parcerias com os austríacos da Magna Steyr, que produzem atualmente o Jaguar I-Pace, e com a gigante tecnológica Nvidia, para o desenvolvimento da Phantera. Naturalmente, continuará a haver partilhas e sinergias com a Land Rover — que lançará os seus primeiros elétricos em 2024 —, sobretudo ao nível das baterias, motores e software.

Dupla I-Pace e F-Type renovada

Além do primeiro «levantar do véu» sobre o futuro elétrico, a Jaguar também estreia em 2023 as atualizações do I-Pace e do F-Type.

Começando pelo I-Pace, a marca deu-lhe um refrescar de cara para este novo ano. Salta à vista a dianteira mais simples e elegante, com uma nova «grelha» fechada, o logótipo da marca a preto e prata e as lâminas verticais do para-choques redesenhadas.

Dependendo da versão, o elétrico da Jaguar pode ainda contar com um novo spoiler traseiro e novas jantes de até 22”.

Por dentro, o destaque vai para a mais recente versão do sistema Pivi Pro, para a conectividade sem fios — Android Auto e Apple CarPlay — e para a integração nativa de serviços como o Spotify ou a Amazon Alexa.

A cadeia cinemática, por outro lado, permanece na mesma. O Jaguar I-Pace continua a recorrer a dois motores elétricos que em conjunto debitam 294 kW (400 cv) de potência e 696 Nm de binário máximo. E mantém a mesma bateria de 90 kWh de capacidade que permite uma autonomia máxima de até 470 km.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Quanto ao Jaguar F-Type, este recebeu uma atualização ainda em 2022, mas as primeiras unidades só começaram a chegar ao mercado no início deste ano.

É a última atualização que o desportivo da marca britânica vai receber. O fim do F-Type aproxima-se a passos largos — o fim de produção está previsto para o início do próximo ano, 11 anos após o seu lançamento.

Com esta atualização a Jaguar lançou duas edições especiais do F-Type, para comemorar 75 anos de desportivos — uma história que começou com o XK120, lançado em 1948.

Fiquem a conhecer em mais detalhe as edições especiais F-Type 75 e F-Type R 75 e tudo o que mudou no desportivo britânico:

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Qual foi o tempo alcançado pelo Jaguar XE SV Project 8 no "inferno verde"?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jaguar XE SV Project 8 bate o seu próprio recorde no “inferno verde”