Notícias Toyota GR GT3 Concept tem futuro nas pistas, mas terá também como desportivo?

Tokyo Auto Salon 2022

Toyota GR GT3 Concept tem futuro nas pistas, mas terá também como desportivo?

Pensado para a categoria GT3, o Toyota GR GT3 Concept põe no ar a possibilidade de um novo desportivo de topo para a «família GR».

Toyota GR GT3 Concept

Além do GRMN Yaris, há outro «chamariz» no espaço da Toyota na edição deste ano do Tokyo Auto Salon: o Toyota GR GT3 Concept.

Completamente independente dos modelos que já conhecemos da Toyota, este protótipo antecipa a aposta da marca japonesa na categoria GT3 dos campeonatos de endurance, como o WEC.

De acordo com a Toyota, o GR GT3 Concept resulta “do desejo de oferecer carros atrativos a quem pretende competir na categoria GT3”. Contudo, há um «pormenor» do qual a Toyota parece ter-se esquecido e que vem alimentar as esperanças de qualquer petrolhead.

LEIAM TAMBÉM: Do SUV elétrico bZ4X ao coupé desportivo GR86: o 2022 da Toyota promete
Toyota GR GT3 Concept

É que todos os concorrentes da classe GT3 são baseados em carros de estrada, como comprovam os Porsche 911 GT3, Mercedes-AMG GT, Aston Martin Vantage AMR ou o Bentley Continental GT que correm nessa categoria.

Tendo isto em conta, não nos admirávamos que o Toyota GR GT3 Concept fosse o primeiro «esboço» para um novo desportivo da Toyota Gazoo Racing, uma espécie de «navio almirante» de uma gama que já conta com os GR Yaris, GR 86 e GR Supra.

Foco nas pistas

Apesar dessa possibilidade, o foco do GR GT3 Concept está, sem sombra de dúvidas, nas pistas. A prová-lo estão as jantes com porca de aperto central, os travões XXL, o splitter dianteiro, as muitas entradas e saídas de ar, e a enorme asa o difusor traseiros.

A ajudar a aumentar o impacto visual temos ainda as saídas de escape colocadas atrás das rodas dianteiras, um longo capô e uma assinatura luminosa que não passa despercebida. Na dianteira esta é composta por faróis bipartidos enquanto na traseira temos uma faixa LED que se estende a toda a largura deste protótipo.

Infelizmente, apesar de ter revelado o Toyota GR GT3 Concept, a marca japonesa não revelou quaisquer detalhes técnicos acerca deste. Por isso mesmo teremos de esperar para saber que motor se «esconde» por baixo do seu longo capô.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a segunda geração do Toyota Paseo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?