Notícias Adeus, cidade. Citroën transforma o Ami num “mini-buggy”

Apresentação

Adeus, cidade. Citroën transforma o Ami num “mini-buggy”

O radical Citroën My Ami Buggy Concept propõe-se a ser para a praia ou para o campo o que o Ami é para a cidade.

Citroën My Ami Buggy Concept

Está tudo no nome: Citroën My Ami Buggy Concept. Este mini-buggy elétrico da marca francesa não esconde as suas origens, mas «despe-se» das vestes citadinas do Ami e equipa-se a preceito para outro tipo de aventuras.

Ganhou pneus off-road mais largos e perdeu as portas, tem barras tubulares de proteção à frente, de lado e atrás, e nem sequer faltam grelhas de proteção nos faróis e farolins.

Não se fica por aqui: tem uma grade no tejadilho (que agora é aberto) onde encontramos uma roda sobressalente e a frente da grade é coroada por uma barra LED para aqueles passeios noturnos afastados da «civilização».

VEJAM TAMBÉM: Opel Rocks e-XTREME. O quadriciclo mais radical de sempre?
Citroën My Ami Buggy Concept
A inspiração para o uso pretendido para o My Ami Buggy parece ser óbvia, como se pode ver na imagem: o original Méhari.

Temos que admitir, ficámos fãs do pequeno My Ami Buggy Concept. Uma lufada de ar fresco sobre rodas que parece incorporar o «espírito» livre e descomplicado do Méhari original, mas com uma aparência bem mais radical.

"O MY AMI BUGGY é uma proposta em linha com a filosofia do AMI, veículo que não é um automóvel. Por conseguinte, procurámos inspiração no mundo dos jogos de construção para o lado divertido e funcional, no ‘design’ industrial para a ergonomia e estética, abrangendo objetos do quotidiano (mobiliário, iluminação, etc.) e acessórios de moda (ténis, equipamento desportivo, óculos, etc..). O MY AMI BUGGY CONCEPT precisava de ser funcional e simples, no mais puro espírito dos icónicos objetos industriais contemporâneos".

Samuel Pericles, Designer do MY AMI BUGGY

Já o Ami, apesar das suas limitações, fez de todos nós seus fãs, como o Guilherme Costa não conseguiu esconder quando o testou — um momento para recordar no vídeo abaixo. Ao ver as primeiras imagens do My Ami Buggy apenas reforçou o entusiasmo.

Querido Pai Natal…

O Natal aproxima-se a passos largos e o My Ami Buggy acabou de entrar na lista da equipa da Razão Automóvel como um dos «brinquedos» a ter nesta quadra festiva.

Ainda que, olhando para as imagens divulgadas, as temperaturas de inverno que já se fazem sentir talvez não sejam as mais indicadas para explorar este mini-buggy excessivamente arejado.

A Citroën diz que, apesar de não ter portas, o My Ami Buggy Concept traz no lugar destas uma lona transparente à prova de água, equipada com fechos de correr, para isolar o habitáculo e poder enfrentar o mau tempo. Estas podem ser enroladas e arrumadas por detrás dos bancos em sacos próprios.

Também o tejadilho pode ser fechado por uma cobertura que se estende a todo o seu comprimento, instalada por cima do para-brisas, não só para proteger das condições atmosféricas mais adversas como também para nos proteger do “sol do meio-dia”.

Citroën My Ami Buggy Concept

Tal como o Méhari original, este Citroën My Ami Buggy Concept promete ser, idealmente, o veículo ideal para o verão, para efetuar aquelas deslocações até à praia, mesmo as mais remotas, ou para uma volta pelo campo trilhando um caminho rural.

Mais confortável

Apesar da sua aparência mais radical a Citroën diz que o My Ami Buggy Concept é mais confortável que o Ami que já conhecemos — temos que admitir que o conforto, ao contrário de outros membros da marca francesa, não é uma das qualidades do seu quadriciclo elétrico.

O conforto adicional provém dos novos bancos Advanced Comfort. Essencialmente a Citroën duplicou a espessura da espuma de 35 mm no Ami para 70 mm no My Ami Buggy. Para mais, foi adicionada espuma de memória que tornou os bancos, simultaneamente, mais leves e macios.

TÊM DE VER: Bruce Meyers. Fica a conhecer o homem por detrás do Volkswagen Buggy original

Os bancos podem ser, assim, facilmente removidos do interior, sendo laváveis e permutáveis — parece que a Citroën pensou em tudo para uma utilização do pequeno buggy ao ar livre.

Mais versátil

Essa utilização ao relento também pode ser vista nos compartimentos de arrumação, que também são portáteis. Onde se encontravam as portas, por exemplo, vemos agora um novo espaço de armazenamento. A marca francesa não perdeu a oportunidade e criou malas destacáveis específicas para encaixar nesses novos espaços.

Citroën My Ami Buggy Concept

Há mais soluções do género no interior, desde uma bolsa fixa por imã que pode ser usada por nós, à cintura, até um saco de marinheiro com uma aba que tem lugar próprio de arrumação por baixo do tabliê.

Existem também uma série de acessórios que «polvilham» o interior e acrescentam versatilidade ao pequeno modelo, com a particularidade de terem sido concebidos com recurso à fabricação aditiva (impressão 3D).

Citroën My Ami Buggy Concept

Há suportes para o mais variado tipo de objetos, desde um para instalar uma câmara e outro para um smartphone, outro para copos ou garrafas e ainda um novo suporte cónico para fixar um altifalante nómada.

É apenas um protótipo

A Citroën não avançou com especificações técnicas, mas vamos assumir que deverão ser as mesmas do Ami: 8 cv e 40 Nm de binário, uma bateria de 5,5 kWh e uma autonomia de 75 km. Não é muito, mas para o uso que se propõe como veículo de lazer parece ser o suficiente — o Méhari também não era conhecido pela sua performance.

Citroën My Ami Buggy Concept

Apesar de ser um protótipo, a verdade é que os designers do My Ami Buggy Concept tiveram o cuidado de que este conceito fosse realista e eficaz. Ou seja, criaram soluções que pudessem ser transpostas, sem grandes dificuldades, para a linha de produção.

VEJAM TAMBÉM: My Ami Cargo, a versão comercial do pequeno Citroën Ami

A equipa da Razão Automóvel «está a torcer» para que essas intenções se tornem realidade.

Citroën My Ami Buggy Concept
Sabe esta resposta?
Qual destes Citroën ganhou o Rally de Portugal?