Notícias Toyota GR 86 ou Toyota GR Supra (4 cilindros). E agora… Qual escolhiam?

Duelo

Toyota GR 86 ou Toyota GR Supra (4 cilindros). E agora… Qual escolhiam?

Depois do GR Supra de quatro cilindros, a Toyota e a Gazoo Racing acabam de lançar o GR 86. Com uma ficha técnica com vários pontos em comum, qual escolhiam?

Toyota GR 86 vs GR Supra

Depois do GR Supra e do GR Yaris, a Toyota e a Gazoo Racing voltaram a brindar-nos com um desportivo capaz de gerar emoções fortes, o GR 86, fazendo-nos acreditar que ainda há espaço para este tipo de propostas no mercado, apesar das normas de emissões cada vez mais “castradoras”.

Com tração traseira, motor boxer de quatro cilindros e lugar para quatro ocupantes, o novo Toyota GR 86 aposta na mesma fórmula do antecessor, mas acrescentou-lhe (bem vinda) potência e binário, e uma maior rigidez estrutural, pelo que o resultado final promete ser ainda mais “apimentado”.

No mais recente vídeo da Razão Automóvel no YouTube (abaixo), o Guilherme Costa conta-vos tudo o que é preciso saber sobre este novo desportivo nipónico e remata com uma pergunta que certamente estará na cabeça de muitas pessoas: fará mais sentido comprar este GR 86 ou o GR Supra com motor de quatro cilindros?

A NÃO PERDER: Toyota GR Yaris (261 cv) em vídeo. Juntámos as duas versões MAIS RADICAIS

O Guilherme sabe do que fala — e já meteu um GR Supra e um GT 86 a… andar de lado! — e, como tal, esta “provocação” não lhe surgiu por acaso. Para o bem ou para o mal estes dois modelos têm uma proximidade genética.

Fórmulas parecidas… motores diferentes

Para começar, ambos são coupés de duas portas, ainda que o GR 86 ofereça lugar para quatro pessoas e o GR Supra se fique pelas duas. Depois, apresentam-se os dois com um motor montado em posição dianteira longitudinal e com tração traseira.

Mas as semelhanças entre ambos esgotam-se precisamente no motor. É que se o Toyota GR Supra Signature — como é oficialmente designada a versão com motor de quatro cilindros — equipa um motor turbocomprimido de 2.0 litros com quatro cilindros em linha que produz 258 cv de potência e 400 Nm de binário máximo, o novo Toyota GR 86 manteve-se fiel ao motor de cilindros opostos atmosférico que já servia de base ao GT 86, mas que aqui tem maiores 2.4 litros de capacidade, com consequente aumento de potência e binário para os 235 cv e 250 Nm, respetivamente.

Toyota GR 86

Apesar de a potência em ambos os modelos ser enviada apenas às rodas traseiras, a forma como lá chega pode ser bastante distinta. Enquanto o GR Supra Signature recorre exclusivamente a uma caixa automática de oito velocidades, o GR 86 pode ser associado a uma caixa manual ou automática de seis velocidades.

VEJAM TAMBÉM: GR Yaris português «volta a atacar» e deu luta a um GR Supra em Hockenheim

Apesar do défice de potência e binário do GR 86, não deixa de ser verdade que é também mais leve. A Toyota anuncia 1270 kg para o seu novo coupé, enquanto o GR Supra acusa 1395 kg.

Toyota GR Supra
Toyota GR Supra

E as prestações, são semelhantes?

No que às prestações diz respeito, e pelo menos no capítulo teórico — sabemos que na realidade nem sempre é tudo tão linear…, a vantagem cai para o lado do Toyota GR Supra:

  • GR 86 — 0-100 km/h em 6,3s (velocidade máxima não foi anunciada)
  • GR Supra — 0-100 km/h em 5,2s e 250 km/h velocidade máxima

Depois do estilo, do motor e das performances, o preço é, muitas vezes, o fator decisivo na hora de escolher um modelo. O preço para o novo desportivo japonês ainda não foi anunciado, mas arriscamos dizer que, mesmo tendo um motor com maior capacidade, o GR 86 será mais acessível que os 66 000 pedidos pelo GR Supra Signature.

A NÃO PERDER: Este kit da Manhart empurra o Toyota GR Supra A90 para lá dos 400 cv

Mas imaginando que dinheiro não é problema, qual destes dois modelos é que levavam para casa? Deixem-nos a vossa resposta na caixa de comentários.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Toyota GR Yaris?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Com o diabo no corpo! Já “pilotámos” o fenomenal Toyota GR Yaris